Por Teresa Fernandes

Em clima de oração e buscando uma profunda experiência com o amor de Deus, cerca de três mil jovens de todo o País deverão participar durante este final de semana do Congresso Nacional de Jovens Shalom, em Fortaleza-CE. O tema deste ano é o mesmo da Jornada Mundial da Juventude de Madri, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. A abertura, que aconteceu nesta sexta-feira (23), no Shalom da Paz, contou com uma missa celebrada por padre Sílvio Scopel, coordenador apostólico da comunidade em Fortaleza.

“Na liturgia de hoje, o senhor nos coloca diante dele. Ele quer nos sacudir perguntando a nós quem é ele para nós. E a partir dessa resposta, ele nos conduz ao amor”, disse padre Sílvio durante a missa. Na procissão de entrada, jovens de vários lugares do Brasil conduziram as bandeiras de seus estados. “Nós queremos iniciar este Congresso da melhor forma possível, na Eucaristia”, destacou Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom. Após a missa, a programação segue com um show do Missionário Shalom.

Voz da Igreja

O tema do Congresso Nacional deste ano segue o mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude, em sintonia com os temas que o vaticano suscita para a discussão entre os jovens. “É a voz da Igreja sendo refletida”, explicou o assessor da juventude da comunidade, Célio Lourenço da Silva. No próximo ano, o evento acontecerá no Rio de Janeiro (RJ).

Os jovens vêm de várias cidades cearenses e de vários estados. Há pessoas de Itapipoca, Quixadá, Pacajus, Aracati e Sobral (CE), Patos (PB), Recife (PE), Natal, Mossoró (RN), Salvador, Senhor do Bonfim (BA), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Belém (PA), Parnaíba, Teresina (PI), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Brasília (DF).

Os workshops que acontecerão neste sábado, no colégio Piamarta, destacam o poder da palavra de Deus e a caminhada de discernimento do namoro. “Os temas são os próprios jovens que propõem. Eles têm um desejo de caminhar na luz e têm vontade, desejo de saber como é o namoro cristão”, explicou Célio Lourenço.

A programação traz ainda as pregações “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, “Forte chamada fecunda resposta” e “A esperança não decepciona”. Haverá testemunhos de jovens em missão, louvores, celebrações eucarísticas, atrações artísticas e shows.

Tagged in:

, ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles