Perfil: Esta coluna estreia hoje no blog e sempre, aos domingos, trará o perfil de pessoas que unem a fé à vida e compartilham dos valores e princípios católicos.
Católico, advogado, cerimoniário litúrgico, blogueiro e nerd. Dinâmico na vida e no blog que acabou de lançar mês passado, André Brandalise, Curitibano, casado há 13 anos, pai de quatro filhos, afeito à leitura e ao cinema é o primeiro entrevistado do Perfil.
Na conversa que aconteceu via skype fala sobre o amor à família numerosa, o filme que o fez chorar no cinema e a influência do Vaticano II na igreja católica deste século. Não ficam de fora dicas, a inspiração de criar um blog e a paixão pela liturgia. Ao final se revela nerd mostrando o quanto é possível ser “normal” e devotado às práticas de uma fé que não exclui o que é humano, ao contrário, potencializa e transforma. Acompanhe.
Ancoradouro – Quando surgiu o interesse em publicar um blog?
André Brandalise – Muitas vezes apareciam notícias ou situações que despertava-me a vontade de comentar, de concordar com algumas e discordar de outras. Isso ficava limitado a troca de e-mails ou no máximo na postagem de comentários – geralmente ácidos – pelo twitter. Então resolvi criar o blog para falar de coisas que me interessam e fazer os comentários que quero.
Ancoradouro – E qual é a linha editorial da ferramenta?
André Brandalise – Como é algo novo ainda não tem uma linha já definida. Mas sigo um perfil questionador, com a pretensão de mexer com a pessoas, pelo menos em relação aos temas aboradados. Por exemplo, o pôst “Ler faz bem. Você já tentou?” tem como objetivo cutucar aqueles que não gostam de ler. Se pelo menos um for atingido, já é lucro.
Ancoradouro – Casado há treze anos, com uma família numerosa de quatro filhos e aberto à vida. Nos dias de hoje chega a despertar muitas críticas optar por uma família nestes moldes . Você escreveu sobre isso no blog, no pôst “E família grande é uma loucura”?Qual foi a repercussão desse texto?
André Brandalise – Considero bastante interessante a repercussão do pôst. Primeiro deixo claro que era um certo desabafo por tudo que eu e a minha esposa já passamos, e não esperava que fosse chamar tanta atenção, ainda mais por se tratar de um blog recém criado. Pelo que vi todos que leram, gostaram – pelo menos ninguém me jogou pedras(risos) – mesmo quem não concordava. Um grande amigo me disse que não concordava com tudo que foi escrito, mas apoiava minha defesa. Isso foi muito importante, pois não tenho a pretensão de ser rotulado como o dono da verdade, quero ter a possibilidade de me expressar e ser compreendido.
Ancoradouro – Os blogs foram ferramentas fundamentais para a democratização da informação trazida pelo advento da internet. Como as demais peças da Rede traz aspectos negativos e positivos. Como você os avalia?
André Brandalise – De fato, trazem aspectos positivos e negativos. É muito bom que as pessoas se expressem, ao mesmo tempo tem o problema de que muitos escrevem muita besteira. Não é pelo simples fato de alguém escrever sobre algo que aquilo deve se tornar uma verdade, e isso vale para mim também.
O importante é escrever sabendo sobre o que fala e escrever bem, para que seja bem entendido. Palavras mal colocadas geram muita confusão, mesmo não sendo a intenção do autor.
Há uma frase de um personagem do anime Naruto,Hatake Kakashi, que diz: “Estou dizendo isso porque você não entendeu, você acha que entendeu, o que não significa que entendeu. Entendeu?”
E há mais um detalhe: a democracia exige responsabilidade sobre o que se diz, e aceitar que outros podem discordar. Só não vale agressão gratuita.
Ancoradouro – A internet é conhecida como terra sem dono. Outros críticos falam dos “cachorros loucos” da rede, aquelas pessoas que esbravejam por tudo, reclamam, xingam e desrespeito. Na sua opinião, sendo um advogado, como evitar possíveis transtornos causados pela Rede?
André Brandalise – Sabedoria. Acredito que somente isso pode evitar esses transtornos. Tem que se ter sabedoria sobre o que falar e como falar. Tem muita coisa que a gente pensa mas não fala, e se for falar, é só saber quais palavras empregar.
Outra coisa que seria importante, é ter respeito pelas pessoas e instituições, ainda que não goste e não concorde com elas. E para os “cachorros loucos” é sempre bom lembrar: se escrever besteira poderá ser penalizado.
Ancoradouro – Seu blog também traz dicas de filmes, livros. Como surgiu esse interesse multicultural?
André Brandalise – O gosto pelo cinema nasceu por influência de meus pais, e graças a Deus minha esposa tem esta preferência . Já nos últimos tempos são os livros que dão o tom.
Ancoradouro – …E o que gosta de ler?
André Brandalise – Os Miseráveis, sem dúvidas, é o livro que mais gosto, mas tenho preferência por literatura de fantasia . Como já lido com muito problema durante o dia esse tipo de literatura ajuda a relaxar.
Ancoradouro – Colocando na balança, de que gosta mais, de cinema ou de livros?
André Brandalise – No cinema podemos ter acesso à personificação de belas estórias e maravilhoso personagens, principalmente quando se tem uma grande interpretação, e isso é cativante. Pode ser mais do que uma diversão. Também é possível ver na telona algo que temos apenas na nossa imaginação. É algo fantástico.
Mas com os livros nós criamos os personagens, cenários, enfim, com nossa imaginação. Através deles podemos viver mais e melhor a estória. Não é à toa que muitos dizem, os livros costumam ser bem melhores que suas adaptações para o cinema.
Ancoradouro – Você concorda com esta afirmação?
André Brandalise – Ah! sim, sem dúvidas. E já aconteceu comigo em O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, como expus no post do blog “Filmes que marcam”. O filme trouxe à telona certas imagens que euhavia imaginado semelhantes quando da leitura do livro. Imagens iguais, e isso me fez chorar no cinema.
Ancoradouro – Você é batizado e demonstra um grande amor pela Igreja. o Concílio Vaticano II foi um divisor de águas na história da Instituição no século passado. Como você analisa esta renovação pós conciliar na Igreja Católica?
André Brandalise – Vejo como uma providência divina. A Igreja tem realmente mudado devido à ação do Espírito Santo, que trouxe novas flores ao imenso e belo jardim que ela é. Esse florescimento foi denominado de nova primavera, na verdade, uma resposta de Deus ao Concílio Vaticano II.
Muitos movimentos são fruto dessa “novidade”, e podemos citar os Focolares, Neocatecumenato, Regnum Christi, Legionários de Cristo, Opus Dei, RCC, as Novas Comunidades, entre tantos outros.
Vejo que tais movimentos e congregações religiosas são fruto do amor de Deus para com aquele que é o objeto deste amor divino: o homem. Por isso temos diversas expressões eclesiais que refletem a ação do do Espírito Santo, pois com certeza pelo menos uma delas atrairá o amado ao Amor.
Ancoradouro – Além de tudo que já foi falado, você também é Nerd? (risos)
André Brandalise – (risos) Hoje o termo nerd virou modinha. Todo mundo quer ser nerd, até lançarem um “manual de nerd”. Mas conforme diz o Alexandre Otonni do site Jovem Nerd, nerd é aquele que quer saber mais. É aquele que lê um livro mas quer saber mais do que apenas o que estava escrito ali, é aquele que assiste um filme de ficção científica e cria teses sobre os povos criados, é aquele que gosta de tecnologia, entre tantas outras coisas.
E já deixou de ser aquela figura que foi mostrada no filme “A Vingança dos Nerds”. De certo, aquele esteriótipo ainda existe, mas os “nerds” estão para além daquilo. Alguns até namoram e casam (risos).
Eu sou um nerd pelos meus interesses: livros, cinema, fatos históricos, etc. Não sou tão ligado em tecnologia, mas me interesso.
Acesse o blog de André Brandalise: http://alobrandalise.blogspot.com/
Twitter: www.twitter.com\alobrandalise
E-mail: andrebrandalise@yahoo.com.br
Fotos: Arquivo pessoal do entrevistado
Clique especial:
Valeu meu guri. Foi uma honra e um prazer dar esta estrevista.
Grande abraço.
adorei!!! muito boa a matéria!
A pessoas que se fazem importantes em nossas vidas, devem ser dadas as devidas venhas. Parabéns, caro amigo André!
PARABÉNS ANDRÉ, PELA ENTREVISTA E PELO SEU BLOG, AH E CLARO PELA FAMÍLIA LINDA QUE AMO!!!!
Que bacana esta sua iniciativa… Parabéns!!
Oi, eu me chamo Ewerton também sou mestre de cerimonias da Paróquia onde ministro. Eu gostaria de uma opinião, você aprova que os leigos, os que atuam como cerimoniários utilizem batina?
Abraços.
Particularmente eu não vejo problemas, mas isso é algo que deve ser definido pelo Bispo local.
[…] Entrevista – CLIQUE AQUI Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
porque no seu blog tem uma foto do meu pároco(josé roberto de oliveira)vc é amigo dele?