Veste utilizada pelo papa João Paulo II em Fortaleza

As vestes litúrgicas que foram utilizadas pelo papa João Paulo II em 1980, na celebração de abertura do X Congresso Eucarístico, em Fortaleza,  no estádio Plácido Castelo (Castelão)  serão expostas ao público na edição 2011 do Fórum Carismático. O evento acontece de 12 a 15 de novembro no Ginásio poliesportivo Paulo Sarasate, das 8 às 18h e traz como tema “Beato João Paulo II, um homem apaixonado por Cristo”.

A Comunidade Católica Shalom mantém a guarda dos paramentos litúrgicos que foram usados pelo Papa João Paulo II na missa no estádio Castelão.

João Paulo II foi o pontífice que mais peregrinou durante o exercício de seu governo na Igreja Católica. Ao todo viajou a 193 países. Ao Brasil, veio em 1980. Em Fortaleza presidiu a celebração eucarística de encerramento  do Congresso Eucarístico no dia 9 de julho de 1980.

Detalhe do brasão de João Paulo II bordado na Casula

Naquela data Moysés azevedo foi escolhido pelo então arcebispo, cardeal Aloisio Lorscheider, para, durante o ofertório da missa, apresentar um presente ao papa polaco. O presente do jovem ao pontífice foi uma carta na qual expunha seu desejo de dar a vida em favor da evangelização dos jovens, em especial, os mais distantes de Deus e da Igreja. Exatos dois anos depois estava sendo inaugurada em Fortaleza uma lanchonete para atrair os jovens que não iam à Igreja. Ali germinava a semente da Comunidade Católica Shalom hoje presente em 35 cidades brasileiras e em 25 estrangeiras.

O Fórum Carismático conta com as presenças de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, Cofundadora da Comunidade Shalom, Frei Patrício Sciadini, Carmelita Descalço, atualmente em missão na cidade do Cairo no Egito e Dom Dominique Rey, bispo da Diocese de Frejous, em Toulon, na França.

SERVIÇO:

Fórum Carismático Shalom

Data: 12 a 15 de novembro de 2011

Horário: 8h às 18h

Local: ginásio poliesportivo Paulo Sarasate

Mais informações: 8172.3283


About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles