Após assistir à Missa de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, na Itália, na manhã deste domingo (1º), o governador Sérgio Cabral entregou ao Papa Bento XVI uma miniatura do Cristo Redentor e disse ao Pontífice que o presente é “uma demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo em 2013”.

Cabral entrega uma miniatura do Cristo Redentor ao Papa (Foto: Divulgação/Marino Azevedo )

O Papa estará no Rio pela primeira no ano que vem para a Jornada Mundial da Juventude, que deverá reunir quatro milhões de jovens na cidade de 23 a 28 de julho.

“O Papa Bento XVI manifestou uma felicidade enorme de estar no Rio de Janeiro com a Jornada Mundial da Juventude. Entreguei a ele uma miniatura do Cristo Redentor e em seguida visitei uma réplica maior, de quase 4 metros, que está dentro do Vaticano de tal forma que o Papa passará sempre por ela a caminho do local onde concede as audiências”, disse Cabral, acompanhado do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Já Eduardo Paes ressaltou o que considerou um comentário muito especial do Papa.

“O Papa disse que o Rio vai receber os eventos mais importantes nos próximos anos, como a Copa e as Olimpíadas, mas nenhum será tão marcante para a cidade e também mais trabalhoso para organizar como a Jornada Mundial da Juventude. Concordei que será um momento muito especial para recebermos quatro milhões de jovens do mundo inteiro em uma grande celebração de fé e paz”, disse Paes.

Benção a Lula

O governador pediu ao Papa que abençoasse a sua família, a população do Rio e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acaba de passar por um tratamento contra o câncer.

“O Papa disse que estava muito feliz em saber que o presidente Lula havia sido curado do câncer e mandou um grande abraço ao povo brasileiro”, declarou Cabral.

Durante a tradicional Missa de Ramos, que marca o início da Semana Santa, na Praça de São Pedro lotada, o Papa fez uma saudação especial em português ao governador, ao prefeito e ao arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

“Foi uma honra vir ao Vaticano, ser cumprimentado e recebido pelo Papa em nome dos cariocas e levar as bênçãos dele para todo o povo da nossa cidade maravilhosa. É um início de Semana Santa muito emocionante para o Rio, disse o prefeito.

Beltrame
Em entrevista à Rádio Vaticano, na Itália, no sábado (31), o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame disse que o Rio de Janeiro está preparado para grandes eventos e que as pessoas que vierem para a Jornada Mundial da Juventude pela Paz, a Copa do Mundo, a Copa das Confederações e os Jogos Olímpicos vão encontrar um Rio diferente e seguro.

JMJ
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi criada pelo Papa João Paulo II na metade da década de 80 com o objetivo de aproximar jovens do mundo inteiro e incentivar laços de amizade entre povos de diferentes culturas. Na programação, ocorrem missas, orações, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma grande vigília, quando o Papa vai ao encontro dos jovens.

A JMJ teve a sua primeira edição em 1986, em Roma, que voltou a sediar o encontro em 2000. Outras dez cidades já receberam o evento: Buenos Aires, na Argentina (1987); Santiago de Compostela, na Espanha (1989); Czestochowa, na Polônia (1991); Denver, nos Estados Unidos (1993); Manila, nas Filipinas (1995); Paris, na França (1997); Toronto, no Canadá (2002); Colônia, na Alemanha (2005); Sidney, na Austrália (2008); e Madri, na Espanha (2011).

Fonte: Portal G1 RJ

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles