Ancoradouro

Não pode o católico ser espírita

212 9

A pós modernidade, período no qual estamos inseridos  é marcado pelo relativismo, inclusive no campo religioso, também denominado de  pluralismo religioso. Nesta concepção, a verdade é diluída em todas as crenças a ponto de não se poder afirmar que ela exista. Apesar dos tempos terem mudado, a doutrina da Igreja Católica não titubeou, continua firme seu ensinamento sobre a verdade, a bondade, a unidade e a beleza.

No cenário do relativismo religioso as pessoas podem ser católicas e espíritas concomitantemente por exemplo, quando na verdade trata-se de uma realidade antagônica. Existe um abismo entre a religião católica e a doutrina espírita.

Aqui nos referimos à doutrina, não colocamos em evidência a pessoa do espírita, suas intenções e motivações que o levam a assumir tal condição de crença e conduta. Nos direcionamos aos católicos a título de esclarecê-los que não se pode servir a dois senhores. Realmente, uma pessoa que se diz católica não pode ser espírita. Há pelo menos 40 pontos divergentes entre as duas religiões.

Existem pontos de unidade entre as duas doutrinas referidas, como a luta contra o aborto, por exemplo. Contudo, os pontos de divergências que caracterizam cada uma das expressões são inconciliáveis. A igreja ao proibir um católico de frequentar sessões espíritas não cerceia a liberdade do indivíduo, pois este pode escolher deixar a fé católica e aderir a qualquer credo, mas sendo católico, deve ter a consciência da incompatibilidade entre as duas doutrinas.

Recomendado para você

9 Comentários

  • Andressa disse:

    meu irmão, vc me deixa chocada com os seus post’s!! PRECONCEITUOSO!!! em todo o templo espirita, há um catolico, em toda a igreja catolica, a um espirita! e a pessoa q é catolica, e quer ir a um templo espirita, seja qual for as vias do espiritismo, esta SIM SEMPRE SEGINDO O MESMO DEUS! O NOSSO DEUS, O DEUS PAI TODO PODEROSO! AQUELE Q VC AMA, AQUELE Q EU AMO! AQUELE Q VC E EU SERVIMOS! por favor, parem com isso! entendam, q Deus, é apenas um!!! SALVE A UMBANDA!!! AXÉ PRA TODOS !!!!! FIQUEM COM DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • JUNIOR MELO disse:

    A despeito da diferença entre o verbo “invocar ‘ e ‘evocar ‘ assim temos os signicado dos vocabulos :
    INVOCAR> http://www.dicio.com.br/invocar/Significado de Invocar no Dicionário Online de Português. O que é invocar: v.t. Chamar em seu auxílio com uma prece, uma súplica: invocar a Deus. Suplicar a …
    EVOCAR : Significado de Evocar no Dicionário Online de Português. O que é evocar: v.t. Trazer à lembrança; reproduzir na imaginação: evocar o passado. Chamar, fazer … .Durante a reza catolica, segundo a crença do romanismo, os que morreoram interiramente na graça do Pai,estão no céu e INTERCEDENDO POR NOS!Ou seja, quem diz quem é santo e que não é santo na definicao catolica, e´o proprio catolicismo romano .com suas “canonizaçoes” .Quando se morre em CRisto, logico , automaticamente a alma entra na presença do SEnhor e lá nao sairá mais .OS santos e martires da história em que JEsus os elegeu desdea fundaçao do mundo, esta CONSCIENTES no ceu(VER LUCAs e a parabola do Rico e do pobre) .nas rezas catolicas tanto se invoca um “santo “quanto se “evoca ‘o mesmo.!Vai depender da intençao do rezador catolico.Com vimos, ao se lembrar e trazer a lembraça do santo, o catolico “traz a memoria ‘.AO rezar e pedidno em suplica sua intercessao, esta com certeza INVOCANDO O NOME DO SANTOPortanto, a maneira e a intençao pe que dir se o catolico INVOCA OU EVOCA O SANTO.Comprovei que o catlico Invoca uma alma de quem partiu da mesmo forma em que o espirita o faz.ORA, é por isso que as duas doutrinas sao có irmas!!è por isso que o catolicismo esta intimamente ligado a doutrina de ALan KARDez e nao adianta inventar ou tentar se esquivar pois tanto a evocaçao quanto a invocaçao por ambas religoes, CONTRARIAM FRONTALMENTE as determinçoes de Deus escritas em Isaias 8:19 .:Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?;EMbora os santos estejam na presença do Senhor, a sua evocaçao ou invocaçao como queiram , é algo abominavel ao SEnhor.por que a GLoria dELe, e os atributos que somente a ELe pertencem estao sendo difividos com almas que partiram.AFinal santos nao é onisciente e nem onipresente.

  • Com todo respeito caríssima irmã Andressa, você é muito ingênua ao pensar desta forma, nunca o espiritismo será uma prática recomendada a um cristão católico, simplesmente pelo fato do espiritismo pregar contra todo plano salvífico de Jesus, ou seja, essa é uma doutrina herege, se você não concorda com a doutrina da igreja Católica, se não deseja seguir os ensinamentos de Jesus respeitando todo seu trajeto de vida, saia de cima do muro, seja Católica ou seja espírita, nunca poderá ser os dois.

  • O Catecismo é claro:

    “Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supoem “descobrir” o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mãos), a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão (bolas de cristais), o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (N° 2116).

    “O espiritismo implica frequentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo” (N° 2117).

  • Thales disse:

    Boa noite,

    Como espírita e ex -“católico”, ex – estudante de colégio de padre, e de família católica, concordo plenamente com o título. A doutrina espírita é totalmente incompatível com os dogmas católicos, e o que se vê nas reuniões dos centros espíritas, e o que realmente é muito comum, são pessoas que se dizem católicos, mas que apenas frequentam as igrejas – os “famosos” católicos “praticantes”( maioria esmagadora dos “católicos”), cujo a prática se resume apenas em ser batizado, frequentar a igreja, enfim… cumprir determinada rotina e protocolos sacramentais, e que, também, não são espíritas, mas desesperados e confusos, curiosos, e até talvez , potenciais espíritas, mas, geralmente e quase sempre, à procura de uma resolução imediata de seus problemas através de um passe, assim como, na igreja, tem os que frequentam apenas pela ânsia da hóstia. Ou seja, para essa maioria, ser católico não é bem uma questão de linha de pensamento, pois poucos conhecem e estudam a bíblia na íntegra e com afinco. Trata-se apenas de cumprir todo um ritual, mecanicamente, como zumbis.
    Quanto a um espírita frequentar uma igreja, não significa que ele seja católico, mas simplesmente por se sentir bem em estar lá… seja por se identificar com certas idéias do padre ou com sua postura, com os párocos, ou por qualquer outro motivo. Tais motivações, também podem traçar o perfil de um católico que frequenta centros espíritas, mas não mencionei anteriormente, por não ser tão comum encontrar um católico realmente instruído no catolicismo, frequentando centros.
    Acredito que nós, seres humanos, devemos nos unir pelas semelhanças ao invés de nos dividir pelas diferenças, mas sem ignorar que tais diferenças existam, pois ignorá-las, é que é um sintoma de intolerância.
    Quanto ao autor, discordo da opinião de que o texto tem um discurso preconceituoso, pois é totalmente coerente com a dogmática católica.

  • FREDERICO ARAUJO disse:

    QUERO INICIAR DIZENDO QUE NÃO SOU PADRE, NÃO SOU PASTOR E MUITO MENOS EVANGELICO, MUITO MENOS AINDA CATOLICO…MAS AQUI VAI UMA DECLARAÇÃO QUE SERVIRÁ PARA ABRIR OS OLHOS DOS PADRES, DOS CATOLICOS E DOS ESPIRITAS. SOU CRISTÃO E AFIRMO QUE OS ESPIRITAS NÃO ACEITARAM A PALAVRA DE DEUS COMO ELA SE APRESENTA POR ISSO FIZERAM A BIBLIA SEGUNDO O ESPIRITISMO BASEADO EM HOMENS ORIENTADOS POR OUTRO TIPO DE ESPIRITO. NÃO ACEITARAM AS REVELAÇÕES DADAS PELO ESPIRITO SANTO DO SENHOR DEUS;. COISA QUE OS CATOLICOS NÃO PRECISAM MUDAR PELA FALTA DE NECESSIDADE. POIS SE ELES FOREM LER NÃO ENTENDERÃO POR NÃO ACREDITAREM NA PALAVRA DE DEUS EM SI MAS NA TRADIÇÃO E NO PAPADO,, ETC..FICARAM CEGOS.
    Hebreus 9:24-28
    24 – Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
    25 – Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
    26 – De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
    27 – E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
    28 – Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

    AQUI DIZ QUE NÃO PRECISA SER SACERDOTE PARA FAZER SACRIFICIO MAIS UMA VEZ, SE LEMBRE QUANDO FOR REALIZAR A MISSA!!! O SACRIFICIO FOI FEITO POR CRISTO E É DEFINITIVO. BASTA LER ROMANOS QUE ROMANOS PARA ENTENDER O DESCABIMENTO DE VOSSA RELIGIÃO. AQUI ESPIRITA DIZ QUE SÓ SE MORRE UMA VEZ E QUERO DEIXAR CLARO NO QUE VOU DIZER.. SE EU TIVER CERTO VC VAI SER CONDENADO A IR PRO INFERNO A ETERNIDADE QUE NÃO PASSA “É ETERNA” SE EU TIVER ERRADO SÓ COISAS BOAS ME ACONTECERÃO, PQ SEGUI A PALAVRA QUE SÓ FAZ BEM. NÃO SEGUI RELIGIÃO MAIS A PALAVRA DE DEUS!!! TENHO ATÉ A DESCULPA FEITA SE FOR CULPADO. OLHA SENHOR SEGUI A TUA PALAVRA. NÃO SEGUI PADRE, NEM PASTOR, NEM LIVRO DE NINGUEM, SEGUI A TUA PALAVRA E ACREDITEI NO QUE DIZIA ELA E O ENTENDIMENTO MEU FOI ABERTO PELO TEU SANTO ESPIRITO CONFORME A MESMA PALAVRA ME DIZ. E VC O QUE VAI DIZER AO SENHOR???

  • Luis disse:

    Com esta sua interpretação pessoal da bíblia, muito mal feita por sinal, Sr. Frederico o sr., lamento informa-lo, é um ‘evangelico’ sim! Saiba que ha ‘evangelico’ pra todos os gostos inclusive os que se negam a serem tratados assim. kkk

    Não esqueça que recorrendo à Bíblia o sr. já aceitou a autoridade da Igreja Católica hein…

  • Luis disse:

    Sr. Junior usa o ‘pai dos burros’ para ‘provar’ que católicos são espíritas e vice-versa… Quanta ingenuidade, quanta falta de criatividade, quanta dificuldade de compreensão.. Se é pra criticar os católicos ao menos cite uma fonte católica… Ademais o ‘pai dos burros’ não está lhe dando razão nesta historia não viu… Leia direitinho e observe que estas palavras, que podem ser sinônimas, no caso particular em que vc quer usar elas diferem…

  • Valdemir Faleiros disse:

    O post é velho, mas tudo bem.Vander, TU consegue responder este meu texto?Dúvido!Se conseguir… O Deus que eu espírita creio,é de amor, é bondade, é justo,sempre dará as mesmas oportunidades para todos os seus filhos;nunca,nunca que o Deus que creio, deixaria seu filho amado, eternamente sofrendo no inferno, etc.Amigo, raciocina comigo: Se acreditarmos num inferno, também temos que acreditar que milhões, quem sabe bilhões de almas estarão lá, não é verdade? Mas que coração duro é este, do soberano senhor, que coração duro seria esse de Deus,que deixaria suas criaturas sofrendo tormentos eternos? Estamos falando aqui de eternidade; Não é 1000 anos, nem 1 milhão de anos, nem 1 bilhão, estamos falando de etenidade. Meu caro, vc deixaria a pessoa quevc mais ama na vida, sofrer tormentos durante um dia? E a pessoa que eu ou vc mais amamos, nosso amor por ela comparado ao amor que Deus tem por nós, édo tamanho de um átomo, meu caro… Então, como que esse pai, que se resume em: Perdão, amor, amor e bondade e, deixaria seu filho amado, sofrendo durante toda a eternidade? E o que ainda pior; Seria super fácil, Deus regatá-lo de lá, mas mesmo assim fica indiferente o pai a dor de sua criatura? Vc podendo fazer algo, vc deixaria alguém que vc tanto ama, sofrer tormentos durante um dia que seja? Então, como que a bondadesuprema que nos ama mais que tudo, nos deixaria eternamente nos tormentos, como meu caro? como uma irmã, por exemplo, se sentiria feliz sabendo que irá passar o resto da eternidade, longe de seu irmão amado? Como que uma esposa que foi para o céu, poderia ter felicidade longe do esposo eternamente, para todo sempre, SEMPRE, palavra forte essa, não? Meu caro, como um pai por exemplo, estará feliz ele lá no céu, e o filho querido no inferno? E o golpe final nessa tola teoria: E uma mãe então, uma mãe que mereceu o céu, para que adiantaria esse “miseravel céu”, esse paraíso de solidão para ela, se seu filhinho amado, a metade do seu ser, vai estar no inferno separado dela para o resto dos tempo ? Meu irmão, Sabe qual o local que seria o vale sombrio e triste das lágrimas e de dores sem fim?O paraíso! É amigo, é o céu que seria esse lugar; lhe garanto que teria muito mais tristeza, dores e choro no céu, que no inferno.Sim, o choro saudoso de uma esposa que nunca mais veráo rosto do seu amado marido, o choro de um irmão, o choro de um pai, choro de uma irmã, choro de um esposo, o choro de um grande amigo, e o triste e contínuo choro de todas as mães; mães estas, que estariam eternamente separadas dos seus filhos queridos… Amigo, como que tanta gente estaria eternamente vivendo feliz num paraíso, eternamente distantes daqueles que mais amam? Ou talves quando morremos, nos tornamos seres egoístas e duros, e passamos a deixar de amar, e no palo espiritual começamos pensar somente no nosso próprio umbigo, seria assim? Claro quenão! Não, não é assim… E é por isso, que Deus nos dá novas chances para acertarmos através da reencarnção, isso não lhe parece mais justo? Amigo, se penas eternas fossem mesmo verdadeiras, eu te garanto as lágrimas das mães que no céu estão, apagariam todas as chamas do inferno.Ou melhor; elas deixariam sem pensar duas vezes, esse céu de dor, para viverem com seus amados filhos, felizes lá no inferno. E Disse Jesus: Ninguém verá o reino de Deus, senão nascer de novo. Jesus não falava a respeito de batismo, pois Nicodemos não entendeu o que ele falava. E ele disse:sois mestre em Israel,e não conheces estas coisas?Se Jesus tivesse falando de batismo, não teria lógica essa dialogo, pois é claro queos costumes da época, Nicodemos conheciam! E disse mais. Elias veio e vcs não o conheceram, ele é João Batista que estava para vir. É claro que ele está falando que o espírito De Elias, voltou na terra como João Batista. E mais. Se nossa alma fosse criada no mesmo instante que o corpo. Porque uns nascem cegos? outros aleijados; outros surdos; outros viverão uma vida de fome e misérias;outros com retardamento mental, etc… O que fizeram essas almas para nascerem assim?Toda efeito tem um causa, se nascem assim, tem que haver uma causa, algo fizeram para nascerem assim;E é óbvio que nada fizeram nesta vida, só pode ser algo que ocorreu, lá no passado.Se não existisse reencarnação, todos nasceriam perfeitos, pois alguém só passará por uma prova, se merecer.Até às leis falhas dos homens são assim:Ninguém vai para cadeia,se não cometeu um crime.Porque Deus, criaria uns sãos e perfeitos e outros deformados,destinados a sofrimentos?Se a alma fosse criada junto com o corpo,isso nãoteria nenhuma lógica.E mais.Será que Deus,o ser supremo do Universo, dependeria do pobre corrupto e miseravel homem para poder criar uma alma?Sim,pois no caso da alma ser criada na hora do nascimento,Deus teria que esperar um homem e uma mulher terem relação sexual, irem para cama para poder criar um espírito,tem cabimento, isso? Moisés e Elias apareceram em (ESPÍRITO) e falaram com ele, com Jesus é claro…E isto é o que, afinal?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *