Ancoradouro

Comunidade Católica Shalom recebe os Estatutos definitivos da Santa Sé

475 2

Além do recebimento do decreto de aprovação definitiva do Estatutos da Associação houve a abertura do Congresso Internacional

Um dia histórico para a Comunidade Católica Shalom. Assim pode ser definida esta sexta-feira, dia 11 de maio, data em que a instituição recebeu das “mãos da Igreja” seus Estatutos definitivos através do Pontifício Conselho para os Leigos – PLC.

Emmir Nogueira, cardeal Rylko e Moysés Azevedo com o Decreto Pontifício em mãos. Foto: Fernando Maia da Cunha

Ao discursar no PLC, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador geral da Associação relembrou o dia 9 de julho de 1980, dois anos exatos, anterior à fundação da Comunidade. “ Naquele dia, em Fortaleza, na Missa de abertura do Congresso Eucarístico Nacional vivi um encontro indescritível: o encontro de um jovem de vinte anos com  o sucessor de Pedro, o nosso inesquecível Beato João Paulo II”, disse.

Naquela ocasião, Moysés ofertou sua juventude em favor da evangelização dos jovens que estavam mais distantes da Igreja. “Ali, aos pés de Cristo e ao pé do sucessor de Pedro, eu recebi uma graça que eu não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior do que nós. Desse encontro resultou em uma graça, que dois anos depois, em julho de 1982, tornou-se a  Comunidade Católica Shalom”, descreveu.

Falando sobre os Estatutos, o Fundador afirmou que o decreto se tratava do fruto de um caminho cuja  fonte bíblica é a narrativa da aparição de Jesus ressuscitado aos Apóstolos situada no Evangelho de João, cap. 20, vers. 19-26. Na ocasião, Azevedo relembrou as palavras recentes de Bento XVI sobre esta passagem bíblica. “É muito importante o que se vê no Evangelho, isto é, que Jesus, aparece aos Apóstolos reunidos em duas aparições no cenáculo e repete várias vezes a saudação “ A paz esteja convosco “. Esta saudação tradicional, com o qual deseja-se o shalom, paz, aqui se torna uma coisa nova, torna-se o dom da paz que só Jesus pode dar, porque é o fruto da sua vitória sobre o mal radical”, comentou.

Congresso Internacional

Basília de são João de Latrão. Foto: Fernando Maia da Cunha

Durante a tarde, a Basílica de São João de Latrão recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e a missa de abertura do Congresso Internacional, que segue com programação até o próximo domingo (13).

A missa foi celebrada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. O Prelúdio (preparação à celebração eucarística) foi marcado pela acolhida das relíquias do Beato João Paulo II, que emocionou a todos que lotavam a basílica.

Jovens membros da Comunidade Shalom de vários países tiveram a oportunidade de introduzir as relíquias à basílica e se colocaram diante do “Papa da juventude”, como seu fundador o fizera no advento da comunidade na missa de 9 de julho de 1980. Logo após, foi lido o decreto de aprovação definitiva dos estatutos da Comunidade Católica Shalom, que de forma oficial e jurídica foi acolhida pela Santa Sé na comemoração dos seus 30 anos de ação evangelizadora.

Na homilia, o Cardeal ainda agradeceu, em nome da igreja, à Comunidade Shalom e salientou a importância do serviço da comunidade e de sua doação. “A Igreja conta com a Comunidade Shalom” ,pontuou. “Eu desejo que sejam colaboradores do ministério do Papa na evangelização dos povos. Eis vossa missão na Igreja e no mundo!” continuou a fala do cardeal que finalizou abordando sobre a importância do Reconhecimento Pontifício. “O Reconhecimento Pontifício deve marcar novo ponto de partida para vós. Chegou para voces a Maturidade eclesial”, decretou.

Ao final da celebração, o agradecimento vem da parte de Moysés Azevedo, que dirige ao Cardeal Rylko o agradecimento em nome da Comunidade. Moysés renovou sua promessa diante da igreja. “Não estou aqui sozinho. Somos um povo, famílias, celibatários, sacerdotes e jovens em uma só voz, com esta grande missão de evangelizar o mundo. Obrigado de todo o nosso Coração por sermos filhos da Igreja, queremos servir para sempre a Igreja e a Cristo sendo um só coração”, pronunciou.

A noite prosseguiu com uma pregação do Pe. François-Marie Léthel, um momento de veneração das relíquias do Beato João Paulo II e testemunhos.

Halleluya

O evento que é o maior no Brasil na categoria Festival de artes integradas acontecerá na Praça de Farnese um dos espaços mais movimentados da capital italiana neste sábado dia 12.

A música brasileira dará o tom da festa com a variedade de ritmos. A animação fica por conta da Banda baiana Alto Louvor, o pop da cearense Suely Façanha, o soul pop do mineiro Davidson Silva e a batida eletrizante da Banda Missionário Shalom.

O evento também marca os preparativos dos jovens romanos para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

Mais sobre a Comunidade Shalom

A Comunidade Shalom nasceu aos pés do Papa João Paulo II em sua vinda ao Brasil no ano de 1980, quando o jovem Moysés Azevedo, de joelhos, se apresentou em oferta ao serviço da Igreja, dedicando sua vida à evangelização. Após a bênção nasce a comunidade, a partir de uma lanchonete e que não tardou a crescer, história lembrada pelo Cardeal, que ainda comentou que já havia visitado a comunidade em Fortaleza.

2 Comentários

  • père Maxime FELIHO disse:

    Bien à vous ,je m’appelle Père Maxime FELIHO béninois ordonné le 15 Aout passé en la Basilique de l’Immaculée Conception de Ouidah dans le diocèse de Cotonou,je voudrais me renseigner davantage sur l’association afin de voir l’opportunité qui me sera orffete pour en être membre. Je vous prie de me répondre en français. Merci à vous

  • Manoel Luiz Tranquilino do Nascimento disse:

    Gostaria de conhecer o estatuto da Comunidade Shalom.

    grato

    tranquilino

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *