A celebração aconteceu na Basílica de são João de Latrão e marcou o início da Convenção internacional.

Na noite desta quarta-feira, 09, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, foi realizada a missa de abertura da Convenção Shalom 30 anos. A celebração foi presidida pelo Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, que já foi Arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom em nível Diocesano na Páscoa de 1998.

Moysés Azevedo comungando com o Papa Bento XVI

A Celebração marca, além da abertura da Convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da Comunidade Shalom que moram no exterior. O início foi às 19h30minh (horário de Roma), sendo acompanhada ao vivo por mais de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela  Rádio Shalom 690 AM a partir das 14:30h (horário de Brasília). A missa repercutiu no microblog  twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo por alguns minutos o primeiro termo no Trending Topics.

Na homilia, Dom Cláudio ressaltou a importância da Comunidade Católica Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje” – ressalta, lembrando palavras do Beato João Paulo II.

Dom Cláudio ainda aponta para a necessidade da vivência em comunhão com a Igreja e os bispos locais, sendo verdadeira renovação, proporcionando unidade e crescimento. “É necessário viver como santos”, se dirigindo ao Evangelho, onde Jesus anuncia: “Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo 15, 5). O celebrante conclui com seus desejos, como Igreja, para a comunidade e aos consagrados: “Sejam firmes e perseverantes em seu carisma, vão em busca. Não fiquem esperando, ide!”, proclamou.

A celebração prosseguiu com o Rito das Promessas definitivas através do qual os consagrados no Carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação.

Da esq. para dir: Moysés Azevedo, Emmir Nogueira e Frei Raniero Cantalamessa

Na palavra do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom Moysés Azevedo aos que fizeram as promessas definitivas disse que estes “na força do sacramento do batismo dar um sim definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou”.

Moysés ainda falou  que em um mundo que perde a noção do definitivo porque não consegue mais olhar para a eternidade suplicava ao Senhor que cada um dos presentes fossem como “janelas da eternidade” para os homens e mulheres dos dias de hoje.

O missionário reinaudi que faleceu há vinte dias foi também lembrado na fala do Fundador. “ Ele [Reinaudi] testemunha no céu que vale a pena uma vida doada, ofertada com alegria e felicidade. Com brilho nos olhos. Portemos no nosso olhar a alegria de quem corresponde à escolha definitiva de Deus em nossas vidas”, disse. A Dom Cláudio dirigiu uma palavra: “O senhor faz parte de nossa história. O senhor nos acolheu com o coração de pai, pastor e protetor. Deu-nos o reconhecimento diocesano, estava ao nosso lado no reconhecimento pontifício e hoje estar conosco nos nossos trinta anos e no recebimento de nossos estatutos definitivos. Muito obrigado”, agradeceu.

Tag #shalom30anos como assunto mais comentado do Twitter

SERVIÇO

As convenção Shalom prossegue até o próximo dia 16. A seguir a programação completa no horário de Brasília.

10/05 – Quinta-feira

MANHÃ

DIA DE PEREGRINAÇÃO A ASSIS

– Missa (18h)

Presidente da celebração: Mons. Javier Martinéz

São Francisco e a Vocação Shalom

– Local: Basílica Santa Maria dos Anjos e Praça da Basílica

11/05 – Sexta-feira

NOITE

MISSA DE ABERTURA DO CONGRESSO INTERNACIONAL e APRESENTAÇÃO DOS ESTATUTOS DEFINITIVOS

Presidente da celebração: Cardeal Stanislaw Rylko

– Horário: 14:30h

– Local: Basílica S. João de Latrão

NOITE COM JOÃO PAULO II

– Pregação: Pe. François-Marie Léthel

– Veneração das Relíquias de João Paulo II

– Horário: 15:30 às 17:30h

– Local: Basílica S. João de Latrão

Links de transmissão: http://www.livestream.com/comshalom

Mais informações: http://comshalom.org/blog/30anos/

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles