Durante a atual campanha eleitoral a população de Fortaleza teve a oportunidade de conhecer os candidatos que defendem a vida desde a concepção e condenam o Aborto, através da ação “A vida depende do seu voto”. O aborto é um crime que consta no Código Penal Brasileiro, porém praticado de forma indiscriminada no país e que tem provocado uma série de sequelas físicas e psicológicas nas mulheres brasileiras, o que motivou o Movimento Brasil Sem Aborto a realizar a campanha em todo o país.

 Em Fortaleza, a população foi mobilizada e informada sobre a Campanha “A vida depende do seu voto” através de uma série de estratégias de divulgação espalhadas pela cidade, em outdoors, anúncios em jornais impressos, internet e na grande mídia, nas tevês, rádios. Recentemente, a cantora Elba Ramalho, voluntária do Movimento há 5 anos, gravou um vídeo que já está sendo exibido em todo o Ceará. “A campanha foi bem aceita pela população e os objetivos dela alcançados, apesar de nem todos os candidatos revelarem o posicionamento em relação ao aborto, o que já era esperado, pois muitos optam por ficar em cima do muro”, afirmou Fernando Lobo, presidente do comitê cearense do Movimento Brasil Sem Aborto.

Na lista de candidatos que assinaram o termo de compromisso contra o Aborto, disponível no site da campanha (www.brasilsemaborto.com.br), consta o nome de 20 candidatos, sendo que 4 deles disputam a prefeitura de Fortaleza. Mas a campanha foi sucesso mesmo entre a população. “Tivemos recorde de acessos ao site, grande parte deles do Ceará, o que mostra o sucesso da Campanha. E conclamamos a população cearense a disseminar o movimento até as eleições ”, revelou Jaime Veras, vice-presidente do Movimento Brasil Sem Aborto, que esteve em Fortaleza especialmente para o lançamento da campanha, no dia 23 de agosto. “A campanha foi uma iniciativa muito positiva que deveria ser contínua. Educa, orienta e leva a reflexão, que é o que precisamos em relação a este tema considerado polêmico mais que merece mais atenção do poder público e da sociedade”, revelou a professora da Faculdade de Medicina da UFC, Eliane Oliveira.

A campanha “A vida depende do seu voto”, já existe há quatro anos no Brasil e tem como proposta estimular os candidatos a revelarem seus pontos de vista sobre o tema e refletirem sobre políticas públicas voltadas para as mulheres grávidas, que estão em situação de risco e não têm a quem recorrer. “Acreditamos que a solução não está no Aborto e sim na criação de políticas de saúde de prevenção à gravidez indesejada”, defendeu Jaime Veras, vice-presidente do Movimento Brasil Sem Aborto

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles