Confira a programação de Natal e Ano Novo na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Nave central da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Foto: Wallace Freitas

Dia 24 de Dezembro de 2012 – Celebração da santa missa, às 20 horas (Natal do Senhor Jesus e conhecida também como Missa do Galo) presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza;

Dia 25 de Dezembro de 2012 – Celebração da Santa Missa nos seguintes horários: às 10h, presidida pelo Padre Brendan Mc Donald; às 12h, presidida pelo Padre Clairton Alexandrino; às 18h30min, presidida pelo Padre Luis Alberto e 20h, presidida pelo Padre Clairton Alexandrino.

Dia 31 de Dezembro de 2012 – Celebração da Santa Missa às 20 horas (ação de graças – ano novo) presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza;

Dia 01 de Janeiro de 2013 – Celebração da Santa Missa nos seguintes horários: às 12h, presidida pelo Padre Clairton Alexandrino; às 18h30min, presidida pelo Padre Luis Alberto e 20h, presidida pelo Padre Clairton Alexandrino (Solenidade da Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz e Fraternidade Universal).

Informações (85) 3231. 4196, na Secretária da Catedral.

Templo contempla 34 anos

Celebraremos no sábado, dia 22 de dezembro, o aniversário de dedicação da catedral metropolitana.  Após a demolição da

Templo levou 39 anos para ser construído. Foto: Wallace Freitas

antiga Sé  em setembro de 1938, no dia 15 de agosto de 1939 foi plantada a pedra fundamental, início simbólico da edificação da nova Igreja-Mãe de Fortaleza. O projeto arquitetônico da nova Catedral é de autoria do engenheiro francês Georges Mounier.

A história escreveu em livros:   “ A construção teve hiatos e reanimações no seu desenvolvimento, e ultrapassou, muito além, o tempo em que se esperava fosse concluída. Campanhas, movimentos, incitações, encorajamentos ocorreram através dos anos, e cada pedra que se colocava a mais no edifício era o desafio a outras pedras que deveriam vir. Doações de particulares e dos poderes públicos melhoravam, porém não decidiam na conclusão da obra monumental. Até que a partir de 1964, com a criação de uma nova Comissão de Construção da Catedral, os serviços se aceleraram mais, e a posse do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, no Arcebispado de Fortaleza emprestou a força necessária para atingir-se o objetivo difícil”.

Após 40 anos de construção a conhecida Igreja da Sé foi inaugurada por Dom Aloísio Lorscheider no dia 22 de dezembro de 1978. O novo templo que hoje comtemplamos tem capacidade para 5 mil pessoas e destaca-se por seu tamanho, beleza e simplicidade arquitetônica.

A nova Catedral de Fortaleza, que este ano completa 34 anos tem além dos belos vitrais, destaque para o seu altar mor, na pia batismal e na capela do Santíssimo Sacramento.

Algumas particularidades,  que nem sempre são conhecidas pelo povo cearense, estão em sua cripta, tais como:  a Capela dos Adolescentes, a Capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados alguns bispos  e a Secretaria da Paróquia, todos localizados no subsolo.

Atualmente a Catedral Metropolitana de Fortaleza está sob administração do Pároco Padre Clairton Alexandrino.

Ordenações sempre marcam a data de aniversária da Igreja Sé. Foto: Wallace Freitas

Ordenação sacerdotal

A Arquidiocese de Fortaleza realiza no dia 21 de dezembro, às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a celebração eucarística na qual serão ordenados presbíteros pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, 5 diáconos diocesanos.

Os jovens diáconos que serão ordenados presbíteros são :

Diác. Antony Christopher de Amorim Gadelha

Diác. Helano Samy da Silva Holanda

Diác. João Batista Aires Silva

Diác. Paulo Roberto Lima dos Reis

Diác. Zacarias Virgílio de Araújo Filho

Com informações do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles