O anúncio da renúncia de Bento XVI pegou a todos de surpresa.

Os participantes do Retiro de carnaval Renascer promovido pela Comunidade Católica Shalom rezaram pelo Papa Bento XVI durante a adoração ao Santíssimo Sacramento na manhã desta segunda-feira, dia  11. Logo em seguida o Fundador da instituição,Moysés Azevedo, leu a íntegra da carta do pontífice onde expõe sua decisão de no dia 28 próxima deixar a Sede Romana vacante.

Leia também: Bento XVI renuncia ao cargo no dia 28 de fevereiro

Moysés agradeceu ao papa Bento XVI por este pontificado onde esteve corajosamente à frente da Igreja guiando o rebanho. Os jovens receberam a notícia com surpresa, mas se mostraram esperançosos e continuam firmes no propósito de viajarem ao Rio de Janeiro para a Jornada  Mundial da Juventude.

Obrigado,BentoXVI

Moysés Azevedo agradece ao papa Bento XVI. Foto: Fernando Maia da Cunha

A Comunidade Shalom espera levar 30 mil jovens à capital carioca. ” É um momento único e irrepetível”, diz Paulo Henrique, coordenador da peregrinação. A juventude mobilizou nas redes sociais uma campanha de gratidão ao papa com hastag #ObrigadoBentoXVI. 

[youtube]http://youtu.be/oPEHGGLIKOE[/youtube]

O Renascer recebeu o selo do Comitê Organizador Local de evento “rumo à JMJ”. O mesmo Comitê confirmou a realização do encontro internacional. “Diante do anúncio do Santo Padre sobre renúncia ao papado, o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 esclarece que continua seu trabalho. A Jornada vai acontecer em julho com a vinda do Papa ao Rio de Janeiro. Aguardamos todo o processo de eleição do novo Sumo Pontífice. Seguimos, em oração e com empenho, a organização do evento”, disse a nota enviada ao titular do blog.

Trailer da JMJ instalado no ginásio Paulo Sarasate. Foto: Wallace Freitas

Trailer da JMJ instalado no ginásio Paulo Sarasate. Foto: Wallace Freitas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cnbb) também publicou nota sobre a renúncia de Bento XVI. O organismo episcopal se disse “surpreso” com a decisão do papa. Registou a gratidão ao líder religioso que demonstrou em seu pontificado carinho ao Brasil. . “A sua primeira visita intercontinental, feita ao nosso País em 2007, para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, e, também, a escolha do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude, no próximo mês de julho, são uma prova do quanto trazia no coração o povo brasileiro”.

Leia íntegra da Nota: CNBB divulga Nota sobre anúncio da renúncia de Bento XVI

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles