Praça de São Pedro - coberturaO episódio da renúncia de Bento XVI desencadeou um inesperado e bem logrado gerenciamento de crise dirigido pelo Porta Voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

A notícia que pegou a todos de surpresas em pouco tempo teve diversos desdobramentos. O Vaticano entrou em ação e através de seus diversos meios foi dando respostas ao episódio histórico.

A dificuldade maior foi a intenção escusa de grandes de setores da imprensa que disseminaram a todo instante falsas interpretações das falas do então Papa Bento XVI e os órgãos de comunicação. O papa dizia “A”, interpretavam “B” e escreviam “C”.

Mas vence a Verdade. A acolhida do povo de Deus à decisão do papa foi sem precedentes.  E isto certamente “calou” os presságios, as vezes risíveis, dos centenas de vaticanistas que se multiplicaram na programação dos veículos de comunicação em todo o mundo.

 

Diariamente Pe. Federico dava  informações à imprensa em entrevista coletiva; as mensagens no perfil do Twitter do papa não cessaram até sua renúncia; os vídeos, falas e mensagens do pontífice foram rapidamente publicados e traduzidos.

O Centro Televisivo do Vaticano fez cobertura especial, muitos tomaram conhecimento das câmeras espalhadas pelo pequeno estado do Vaticano mostrando a movimentação em locais como a Praça e Basílica de São Pedro. Deram com os burros n’água os aficionados no estoriador Dan Brown que retrata uma igreja obsoleta e secreta.

Às questões como o papa passaria a se chamar, quais seriam suas vestes e influência, quando começaria o Conclave, todas foram respondidas. Repito, a interpretação ficou por conta dos meios, mas a informação foi dada com transparência.

O último dia do papa pelo televisionado e todos puderam acompanhar também pela internet. Em terra e no ar os fieis em todo o mundo puderam acompanhar o descolamento de Bento XVI até Castel Gandolfo em HD.

As fotos do Observatório Romano foram as mais belas, sem dúvida. E logo após a hora da renúncia do Papa, o Vaticano mudou a capa para o símbolo da Sé Vacante e no outro dia os internautas puderam conferir uma bonita homenagem ao Papa emérito, um livro virtual contendo momentos importantes do pontificado de Bento XVI traduzido em diversas línguas.

Para o Conclave o esquema de comunicação já está sendo montado. Quase quatro mil jornalistas de 968 veículos de comunicação já se cadastraram.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles