Trabalhos de acondicionamento da Capela Sistina para o Conclave (foto L'Osservatore Romano)

Trabalhos de acondicionamento da Capela Sistina para o Conclave (foto L’Osservatore Romano)

Os trabalhos de acondicionamento da Capela Sistina que sediará o Conclave para escolha do novo Papa compreendem diferentes tarefas de isolamento com o mundo exterior, entre elas a elevação do chão, para o qual se estabeleceu-se uma rede de assoalhos e tábuas de madeira, que darão lugar a uma espécie de piso elevado.

Os vidros transparentes das portas da Capela Sistina diante da Sala Régia, a sala de espera da Capela Sistina, também foram cobertos com adesivos opacos. Estes permitirão a entrada da luz, mas não a visibilidade.

Capela Sistina sendo preparada para o Conclave

[youtube]http://youtu.be/VjmclUF1aRs[/youtube]

Ademais os trabalhadores estão montando o estabelecimento definitivo das duas estufas e seus correspondentes tubos de arejamento, elementos básicos para comunicar a eleição ou não do novo Papa.

As estufas são de cor cinza metálico e têm diferentes formas. Uma arredondada, servirá para a queima das papeletas dos cardeais depois das votações, e outra, mais retangular, será usada para produzir a fumaça que indica o estado das votações: negro se os cardeais não chegaram a um consenso definitivo, e branco se o Papa tiver sido eleito.

Possíveis horários do anúncio

capelaSegundo explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, na coletiva deste sábado, a fumaça é obtida queimando-se as cédulas ao final das votações do turno e não ao final de cada votação. Deste modo, se a eleição acontece na segunda votação da manhã ou da tarde, os horários normais da ‘fumaça’ seriam por volta das 12 horas e das 19 horas. É apenas uma indicação e não um horário exato, disse Lombardi.
Ao invés disto, se a eleição do novo Pontífice vier a ocorrer no primeiro escrutínio da manhã ou da tarde, a fumaça, neste caso branca, ocorre no meio da manhã ou no meio da tarde. Assim, o jesuíta à frente da Sala de Imprensa da santa Sé alerta que todos devem estar atentos entre 10h30min e 11 horas (6h30 e 7h no horário de Brasília), na parte da manhã e entre 17h30 e 18 horas (13h30 e 14h no horário de Brasília) na parte da tarde. (JE)

Com informações da Acidigital e Rádio Vaticana. (Mais imagens da Capela Sistina sendo preparada para o Conclave (Radio VaticanaPhotos by Bernt Hagenkord s.j.)

 

sistina11 sistina5 sistina6 sistina7 sistina8 sistina9 sistina10

sistina2

sistina4

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles