Blog ANCORADOURO

Dom José Antonio atende imprensa cearense em coletiva

“foi uma alegria ver tantas pessoas acompanharem a apresentação do Papa Franciso. Alegria também pela rapidez”. Foi com estas palavras que Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo Metropolitano de Fortaleza iniciou sua fala à imprensa sobre a eleição do novo Papa.

As grandes previsões falharam. “Os critérios de escolha da Igreja não são os mesmos do mundo. “Diante de tantas análises vemos que o que funciona é a ação do Espírito Santo que age naqueles que se dispõe”, comentou.

O arcebispo destacou as palavras iniciais do Papa Francisco quando se dirigiu de modo particular à Igreja de Roma.”Foi muito belo que ele se voltou para a porção da Igreja de Roma, assumindo sua Diocese Local”.

A escolha de um Papa Latino-Americano na opinião do líder religioso “revela  que é  fruto do próprio desenvolvimento da Igreja”.

Sobre a Congregação do Papa Francisco, Dom José recordou que ” a Companhia de Jesus nasceu no período histórico da Contra -reforma. Além dos votos da pobreza, obediência e castidade os jesuítas fazem um quarto voto,o de obediência total ao papa”.

Se a postura do novo pontífice será conservadora ou progressista o arcebispo foi taxativo:  “O papa não é dono da fé, mas seu servidor. Acreditamos que será um homem do dialogo, fiel ao depósito da Fé”.

A Nova Evangelização será sem dúvida um tema no recorrente no pontificado que se inicia. Mas evangelizar na opinião de Dom José é o anúncio respeitoso do Evangelho a todos os homens que livremente são chamados a optar por esta mensagem.”Não existe estratégia na Igreja Católica para retirar as pessoas de outras denominações. Existe a  responsabilidade em anunciar o Evangelho”.

foto (45)

 

foto (46)

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles