habemuspapamDurante o episódio da renúncia de Bento XVI, Conclave e apresentação do novo Papa destaque para a comunicação do Vaticano. Seja pela geração de imagens, fotografia, textos noticiosos ou até mesmo nas redes sociais o departamento de comunicação do Vaticano foi exímio.

Pe. Federico Lomabrdi, jesuíta como o novo papa, comandou diariamente entrevistas coletivas para atender aos mais de cinco mil jornalistas creditados junto a Santa Sé para a cobertura do evento.

O último dia de Bento XVI como foi papa foi transmitido em tempo real e a apresentação do  papa Francisco no balcão de São Pedro foi retransmitido pelo Youtube.

Leia também:
Um papa chamado Francisco

O site da instituição acompanhava o passo a passo os acontecimentos e em poucos minutos à fumaça branca ser emitida  mudou a imagem de apresentação para o Habemus Papam e assim que teve o nome divulgado foi publicada a foto do novo líder.

Foi criada uma fanpage especial para o Conclave 2013 e o aplicativo The Pope APP avisava sobre as emissões da fumaça branca e transmissões ao vivo. Webcams instaladas na Praça de São Pedro, por exemplo, exibe em tempo real para o mundo o que acontece naquele espaço.

O site da Rádio Vaticana se comunica em 39 línguas, possui geração de conteúdo em textos, áudios e vídeos.

O twitter do Papa (@pontifex) voltou a publicar mensagens assim que Francisco fez seu pronunciamento.

A primeira bênção do papa foi dada via todos os meios de comunicação, inclusive, através das novas tecnologias como lembrou o cardeal protodiácono.

Assista a apresentação do Papa Francisco no Balcão da Basílica de São Pedro

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fd5kNiBp1Lg&feature=share&list=UU7E-LYc1wivk33iyt5bR5zQ[/youtube]

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles