Ancoradouro

Jovem do Shalom é crismado pelo Papa Francisco

186 3

Victor Chaves é membro de Grupo de Oração da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza e será o único brasileiro a receber o sacramento das mãos do Sumo Pontífice. 

Victor_Chaves_arq_pessoalAcontecerá nestes dias 27 e 28 de abril a Jornada dos Crismandos e Crismados no Vaticano. A atividade integra a programação do Ano da Fé decretado pelo Papa emérito Bento XVI e é realizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização que tem à frente dos trabalhos Dom Rino Fisichella.

O jovem Victor Chaves Costa Lima, 15, estudante, membro de grupo de oração da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza, Ceará, foi escolhido para receber o sacramento do Crisma do Papa Francisco. Ele será o único brasileiro de um grupo de 44 jovens oriundos dos cinco continentes, numa demonstração da universalidade da Igreja Católica.

“Victor fez toda a preparação no curso de Crisma da Comunidade Católica Shalom em 2012, onde participa ativamente como membro de grupo de oração, mas escolheu não receber o sacramento ano passado. Não se julgava preparado na ocasião, queria fazer no ano seguinte. Retomou o curso em 2013. Hoje entendemos que tudo se tratava de um desígnio divino”, conta o irmão de Victor, Roberto Costa Lima Jr. que acompanhou todo o processo.

“Victor já se encontra em Roma em uma casa da Comunidade Shalom para as atividades da Jornada dos crismandos e crismados. Sábado haverá ensaio e no domingo receberá a confirmação do batismo pelo Papa Francisco”, explica Roberto.

Leia também:

Workshop “Com o Shalom na JMJ” conta com apoio da ACERT

Para o responsável geral pelo curso de Crisma no Shalom, o seminarista Célio Lourenço, “o engajamento do Victor, a sua vida de oração e o compromisso em anunciar Cristo aos outros asseveram que ele atingiu a maturidade da fé e está apto para receber o Sacramento do Crisma, se tornando assim um apóstolo de Cristo em meio aos jovens da sua idade”.

Segundo o presidente deste Pontifício Conselho, Dom Fisichela, 70 mil pessoas já se inscreveram para o evento que será realizado em três pontos essenciais: peregrinação ao Túmulo de Pedro, a Santa Missa com o Papa no domingo e um momento de festa que conclui a jornada.

Programação da Jornada dos Crismandos e Crismados:

Dia 27 de abril: os grupos de jovens chegam à Praça São Pedro, onde serão acolhidos pelos catequistas. Após as boas-vindas, começará a peregrinação, que inclui à imagem de Pietà do Michelangelo, o túmulo de João Paulo II e o túmulo de São Pedro (Professio Fidei).
Dia  28 de abril: Haverá  a celebração Eucarística presidia pelo Santo Padre onde alguns jovens serão crismados.Trata-se de 44 fiéis de vários continentes. Podem ser 46, se duas pessoas do Haiti chegarem a tempo.

Na parte da tarde acontecerá a “Festa dos Testemunhos” que concluirá o encontro mundial dos Crismados com o Santo Padre. Estão previstos testemunhos dos jovens que receberam o sacramento do Crisma, de alguns convidados especiais (atletas, artistas e intelectuais), com acompanhamento musical e coreográfico.

Com notícia do News.Va

3 Comentários

  • Alexandre disse:

    Diz a Igreja católica.
    O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d’Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

    Bom, nunca vi na Bíblia nada parecido com catecismo da igreja católica.

    Minha gente, o que fortalece o ser humano é o Espírito Santo através da leitura Bíblica, pois, quanto mais se lê, mais se conhece a Deus, e quanto mais se conhece a Deus, mais longe do mundo estamos. Só tem um detalhe, só tem o Espírito Santo todo àquele que confessa ao Senhor Jesus como ÚNICO SENHOR E SALVADOR PESSOAL, o que não é o caso da igreja católica, que acredita que Maria também salva. Conclusão: Crisma não vale nada para Deus, mas importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29

  • Irene Assis disse:

    É pena que os nossos irmãos protestantes ainda não reconhecem Maria como Mãe do nosso Salvador e a ela prestem o respeito merecido. É bem verdade que poderia ser Rute, Ester, Tereza, ou quem quer que seja, mas seu nome é Maria a mulher que recebeu a visita mais poderosa de todos os tempos. Espero que estes irmãos, permitam a Palavra de Deus penetre no mais profundo do seu coração, SEM FANATISMO, para vivenciarem o amor e a misericórdia de UM DEUS que se fez carne no seio de uma MULHER. Recomendo que os irmãos que tanto protestam, (daí o nome protestantes) se aprofundem na vida dos santos ( Assis, Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá, Antonio, Frei Pio, e muito outros,) e tirem para si os melhores exemplos. Eles simplesmente pregavam o amor, a paz, a justiça, a fraternidade, o serviço, lições ensinadas pelo MESTRE e não, a desordem, a revolta contra irmãos, a mentira, a falta de amor, etc. lições estas, ensinadas por satanás. Cuidado irmãos protestantes, preguem o evangelho e não a discórdia, pois a Palavra vai se cumprir. O Senhor virá Ele não tardará, que sejamos santos. Um abraço fraterno e paz e bem!
    Agora desejaria saber : Quero mudar de religião e em qual igreja devo me filiar? Pois são nais de 40.000 e não há coerência entre elas, a não ser a pregação contra a Igreja Católica e contra a Mãe do Senhor. Me ajudem.

  • Alexandre disse:

    Irene,
    O templo de habitação do Espírito Santo somos nós, se você realmente deseja conhecer a Deus de verdade, obedeça a Palavra de Deus, a Bíblia e não a tradição humana falida.
    A Bíblia diz:
    Rm 10:9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
    Se você quer Salvação e vida eterna, aceite ao Senhor Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de sua vida.
    Só Jesus pode levar o ser humano até a Deus, fazê-lo ter comunhão e paz com Deus.
    Busque uma Igreja Evangélica perto de sua casa, ouça a Palavra de Deus, leia a Bíblia, eu tenho certeza que Deus lhe esclarecerá. Não existe ninguém que espere de Deus uma resposta e que fique sem ela. Que Deus te abençõe.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =