Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

Questionado sobre as manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta garantiu que esses atos não afetarão a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, e inclusive já conversou com autoridades da inteligência brasileira.

São manifestos que fazem parte de um país democrático“, declarou.
Em entrevista a Rádio Vaticano Dom Orani reconheceu a legitimidade dos atos, que acontecem em quase todas as capitais do país e explica que os exageros que causam violência são provocados por grupos minoritários e estão sendo bem coordenados pela Polícia Militar.

Isso não causa nenhuma preocupação no sentido da segurança das pessoas, porque essas manifestações acontecem em locais específicos da cidade, com o apoio da PM”, declarou.

O Arcebispo ressalta que a Jornada vem a ser uma boa oportunidade para que a juventude, não só do Brasil, mas de todos os lugares do mundo, possa manifestar o desejo de fazer a diferença e colaborar para que as coisas melhorem, conduzidas pelos valores cristãos.

“Uma juventude que tem valores; valores cristãos, que também quer mudar o mundo com um coração de justiça e de paz e que pode dar um olhar diferente para estas reivindicações aqui no Brasil, na sua maioria, com o desejo de buscar tempos melhores”, disse.

Os protestos começaram impulsionadas pelo Movimento Passe Livre, contra o aumento da tarifa no transporte público, mas em alguns dias tomou proporções muito maiores, levantando bandeiras contra a corrupção, contra os gastos excessivos de dinheiro público na organização da Copa de Mundo de 2014 e por mais investimentos em setores como educação e saúde.

Plugado da Agência AciDigital.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles