Pe. Emílio Cesar orienta fieis na perspectiva da fé.

Pe. Emílio Cesar orienta fieis na perspectiva da fé.

A cidade de Guaiuba, a 37Km de Fortaleza, passa um momento delicado em sua vida política. O prefeito  e  a Vice foram cassados, o presidente da Câmara assumiu o cargo, ameaçou a renunciar e o ex-prefeito, por força de liminar foi restituído ao cargo.

A confusão não foi pouca.

Preocupado com a formação política dos fieis católicos, o pároco, Pe. Emílio Cesar Porto Cabral , abordou o assunto que repercute na cidade durante a  homilia na missa deste 1º domingo do Advento. “Resolvi comentar sobre os últimos acontecimentos de Guaiuba, não para tomar partido mas para iluminar o que estamos vivendo com a Palavra de Deus”, disse o sacerdote em seu perfil na rede social.

Pe. Emílio explicou que  “o judeu espera o reino de paz com a vinda do messias. Nós, cristãos, acreditamos que o Reino de Deus já iniciou com o Messias Jesus“. Terminou a reflexão com um questionamento: “porém precisamos constatar que a paz ainda não chegou sobre a terra, nem mesmo entre todos os cristãos! Não foi isso que assistimos nesta última semana no nosso município: o afastamento e retorno do prefeito foi desculpa para tanta guerra, falta de respeito, baixarias, violência, bebedeiras… Onde está o Reino de paz trazido por Jesus?

O tom de exortação foi mantido pelo padre. “Enquanto vocês estiverem comemorando uma vitória, fazendo pouco dos adversários, ou tomados de paixão pelo partido e seu representante baterem num irmão, enquanto vocês estiverem bebendo e dizendo palavras de baixo calão contra irmãos que estão no outro partido… Jesus pode voltar. ‘Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor (…) na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá’ (Mt 24,42.44)”.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles