O Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Dicastério da Sé Romana voltada para animação da vivência cristã dos fieis batizados, realizou entre os dias 5 e 7 de dezembro sua 26ª edição da Assembleia Plenária que teve como tema “Anunciar Cristo na Era Digital”.

Papa Francisco chegando à Assembleia. Foto: Antonio Spadaro.

Papa Francisco chegando à Assembleia. Foto: Antonio Spadaro.

A assembleia reuniu 80 membros oriundos de vários países e organismos da Igreja. Destes, dois são cearenses, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom e Pe. João Chagas, também membro do Shalom, que em Roma desempenha a função de coordenador da Seção Jovem do PCL que cuida das Jornadas Mundiais da Juventude.

Entre os conferencistas, especialistas no tema. Destaque para o teólogo Jesuita Antonio Spadaro, um entusiasta da missão da Igreja Católica no cyberespaço, também chamado de Continente Digital. O sacerdote possui diversas publicações sobre o tema CyberTeologia.

O Papa Francisco durante a audiência com os membros da assembleia estimulou a entrada, sobretudo, dos jovens nesta seara. “É indispensável estar presente, sempre com estilo evangélico, naquilo que para tantos, especialmente jovens, se tornou numa espécie de ambiente de vida, para despertar as perguntas irreprimíveis do coração sobre o sentido da existência e indicando o caminho que leva àquele que é a resposta… o Senhor Jesus”.

Papas têm recomendado o uso das novas tecnologias aos Leigos. Estes resistem.

Papas têm recomendado o uso das novas tecnologias aos Leigos. Estes resistem.

É preciso estar atentos aos perigos e riscos neste ambiente, pois “aí se encontram moedas falsas, ilusões perigosas e armadilhas que há que evitar”. Entretanto, o pontífice, assim como o Papa emérito Bento XVI, incentivou o uso positivo dos novos meios de comunicação.

No blog por diversas vezes fizemos ressoar a temática na tentativa de fazer o ruir o preconceito ou o temor exagerado por parte de organismos eclesiais que resistem a desenvolver um plano de pastoral focado apenas para estas novas tecnologias.

Confira alguns artigos:

[30.07.2009] Novas tecnologias a favor da evangelização.

[30.07.2009] Messe Virtual.

[04.09.2009] Pela Portabilidade do Evangelho.

[23.01.2010] Igreja 2.0 – O Continente Digital. 

[25.01.2010] Pastoral Digital, Missão e Desejo do Papa.

[27.01.2010] Continente Digital, Terra de Missão.

[25.01.2011] Mensagem do Papa contempla as Redes Sociais.

[1º.05.2012] No dia do trabalho, uma reflexão sobre profissionais que trabalham para a Igreja.

[08.07.2012] Geração Touch Screen.

Todas as postagens se encontram na TAG Novas Tecnologias.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles