
Ataque no mercado em Bagdá once concentra população de cristãos. Foto: Reuters
Em Bagdá, pelo menos 34 cristãos foram mortos nesta quarta-feira, dia 25, em dois ataques com carro bomba,um no final da missa de Natal, outro no mercado, localizado no Distrito de Doura, no sul da capital, onde se concentra parte da Comunidade cristã daquele país. Mais de 50 pessoas ficaram feridas.
“A comunidade cristã no Iraque é estimada entre 400 mil e 600 mil pessoas e tem sofrido frequentes ataques da Al Qaeda e de outros grupos de radicais“, informou o jornal Estadão.
O Jornal O Povo publicou no dia 24 uma matéria especial sobre os cristãos que são perseguidos. Pelo menos 9.000 deles são assassinados por ano. “Reina o silêncio sobre os cristãos perseguidos“, denunciou Andrea Riccardi, fundador do movimento católico Comunidade de San Egidio, em um editorial publicado na segunda-feira no jornal italiano Il Corriere della Sera.
Para o grupo evangelista norte-americano, Open Doors, países como Coreia do Norte, Arábia Saudita, Afeganistão, Iraque, Somália, Maldivas, Mali, Irã, Iêmen e Eritreia figuram na lista negra das nações com mais perseguições.
No Brasil
No Brasil os cristãos ainda não vivem o martírio vermelho como é conhecida a perseguição de morte, mas o martírio branco, aquele que acontece de forma moral. A fé cristã com seus elementos sagrados são dissecados, expostos como ridículos em Praça Pública.
Exemplo disso, neste natal, foi o vídeo produzido pelo grupo Porta dos Fundos, no qual fazem uma releitura de passagens bíblicas com deturpações, palavrões e críticas ácidas à fé.

Personagens usam palavrões misturados à citações bíblicas.
A jornalista Narlla Sales, de Brasília, analisou o episódio para além da esfera religiosa. “Não é bem uma questão religiosa, analisando de modo geral e desapaixonado, é uma perda da noção completa do que pertence ao outro, do patrimônio alheio. É, digamos, um roubo, um assalto social. Uma afronta, um crime“.
Natal sem o aniversariante
Quem teve coragem de falar em rede nacional sobre a descaracterização de uma das festas mais importantes para o mundo cristão foi a também jornalista Rachel Scherezade. Em seu comentário, a âncora afirmou que Cristo, assim como na noite de seu nascimento, hoje, continua sem espaço para repousar.
Confira a íntegra do comentário:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=U1ibWV0yNps[/youtube]“Sabe quem vai faltar na festa de Natal? O aniversariante do dia!

Jornalista critica Natal sem o aniversariante.
Mais uma vez, parabenizo-o pelas publicações. São esclarecedoras para nós, cristãos. A perseguição aos cristãos ocorre à margem de grande parte da mídia.
Meu irmão, Paz e Benção …louvo a nosso Senhor pela sua missão….que Maria sempre esteja a seu lado lhe confirmando e intercedendo por você e sua família
Caro Vanderlúcio, suas publicações são parada obrigatória no apostolado da Comunidade Shalom: informação, atualidade e ousadia no anúncio complementam os diversos serviços suscitados por Deus nesse carisma. Obrigada pelo jornalismo sério, inteligente e fiel, que faz toda a diferença pra quem trabalha com evangelização. A Assistência de Formação agradece!