O que antes era especulação agora se tornou fato. Na manhã deste domingo, dia 12, foi anunciado que o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom João Orani Tempesta, será criado cardeal. A cerimônia de consagração acontecerá dia 22 de fevereiro, em um Consistório no Vaticano.

Dom Orani e o Papa Francisco durante a JMJ Rio2013.

Dom Orani e o Papa Francisco durante a JMJ Rio2013.

Dom Orani além de arcebispo  do Rio de Janeiro foi o responsável no Brasil pela realização da Jornada Mundial da Juventude, evento que reuniu 3,5 milhões de jovens em torno do Papa Francisco.

Nascido em 1950, Dom Orani Fez a profissão perpétua como membro da Ordem dos Cistercienses em 2 de fevereiro de 1969 e ordenado sacerdote 5 anos depois. Em 1997 foi eleito bispo para a diocese de São José do Rio Preto. De 2004 a 2009 foi o arcebispo de Belém, no Pará. De lá veio para assumir a Arquidiocese de São Sebastião.

Dom Orani durante o Festival Halleluya 2012.

Dom Orani durante o Festival Halleluya 2012.

O próximo cardeal brasileiro desenvolve na Igreja do Brasil um amplo trabalho na área da comunicação. Em 2013 foi eleito Presidente do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. E consta no histórico presidência na Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

Em 2012 o arcebispo esteve em Fortaleza para conhecer o governo geral da Comunidade Católica Shalom e participar do Festival Halleluya.

Mais sobre  o cardinalato 

Como cardeal,o arcebispo passa a integrar o seleto colégio dos eleitores que escolhem o Papa que governa a Igreja. Automaticamente torna-se também um papável. O cardeal pode votar durante um conclave (reunião de eleição de um Papa) até os  seus 80 anos, função perdida pelos purpurados  brasileiros Dom Eusébio Scheid (Rio de Janeiro) e Dom Geraldo Majella (Salvador).

O Brasil agora possui 9 cardeais, junto com a Alemanha é o quarto no ranking em número destes purpurados que exercem o ministério de auxílio ao Papa no governo da Igreja. O cardinalato não é um grau de ordem, mas dignatário. 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles