O Web programa  Liga dos Blogueiros Católicos, veiculado e  hospedado na plataforma do site  “O Catequista” exibiu um programa neste sábado,  dia 25, marcado pela zombaria e acinte à eclesialidade. De forma pública, os participantes escracharam Padre Fábio de Melo e reafirmaram o pedido de excomunhão. 

Piadas de mau gosto, inapropriadas para um programa católico, ainda mais  quando se propõe a catequizar, permeou a quase uma hora de duração, enquanto se detiveram na polêmica envolvendo o padre cantor.

“Ser sexy sem ser vulgar” foi a justificativa moderna  de um dos participantes, Diego Linhares, do site Campo de Batalha, para  o uso da camiseta regata durante a catequese via web. “Não sou um padre borboleta, mas estou tentando ser sexy sem ser vulgar”, ironizou logo nos primeiros minutos de exibição.

"sexy sem ser vulgar", argumento modernista utilizado por tradicionalista em Hangout Católico.

“sexy sem ser vulgar”, argumento modernista utilizado por tradicionalista em Hangout Católico.

Outro participante do Hangout, Bruno Linhares (site O andarilho), também não economizou na piada modernosa. “Boa noite povo católico. A primeira vez a gente nunca esquece, embora esta seja a minha segunda”.

A  participante  Viviane (site O Catequista) tomou ares de ‘bispa’ da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fe e setenciou: “Ele não é herege. Mas disse uma frase  herética, isso não tem como defender”. Pior que a altivez foi a conclusão medíocre: ” Agora a retratação dele (do padre) foi aquela coisa ‘errei mas não errei’. Foi como disse o Frei Clemente Rojão em seu blog “peidei mas não fui eu”,justificou seu pensamento.

“Fabetes” foi  o termo que beira a ridicularização usado para se referir aos católicos que se posicionaram contra o pedido de excomunhão do padre. O apresentador  do Hangout, Alexandre Catequista, para passar para o segundo ponto da noite, a retratação de Pe. Fábio, pediu a atenção de todos. “Batemos de longe o recorde de audiência da Liga de Blogueiros Católicos. Agora vamos falar mal do padre Fábio de Melo a noite inteira”, esnobou.

No site O Catequista sacerdote é chamado por apelido. Imagem: reprodução.

No site O Catequista sacerdote é chamado por apelido. Imagem: reprodução.

E assim foi feito, em um completo desserviço à unidade. O tempo do Hangout não foi utilizado para catequizar, para falar sobre a fundação da Igreja por Jesus Cristo ou aprofundar o estudo de algum documento eclesial. A estratégia do programa pareceu muito similar aos dos seculares, onde o que importa é crescer na audiência mesmo que seja às custas de se falar mal de alguém, no caso, de um padre.

Diego Linhares sentiu-se na obrigação de sair com uma pior, após a tirada de mau gosto do apresentador do programa, e conseguiu. “Fabetes se segurem, não vão rasgar seus sutiãs, não vão queimar sua calcinhas…”, disse. ” …Se rasgar sutiã posta foto nos comentários…” arrematou o apresentador. Atenção, estes comentários não foram ditos no Programa Pânico ou no Super Pop, foi em uma atração católica.

Para completar as brincadeiras, o web programa católico ainda utilizou imagens do humorístico Pânico na Band. No quesito “brincar com a cara dos outros” os programas se assemelham. Sem contar que os participantes tem talento para participar de algum vídeo do Porta dos Fundos se forem convidados.

“Excomunhão já!”, bradou um dos participantes à altura do minuto 48 do vídeo. A discussão que se seguiu parecia  um encontro   de bispos reunidos julgando um processo onde cada um emitia o voto avaliando  se o padre  deveria ou não ser excomungado. A conversa insalubre serviu para mostrar a desintegração da liga, pois não houve consenso. Mas Diogo o Linhares, além do veredito de excomunhão vaticinou, “só quero que a língua dele caia”.

Suposta heresia combatida com…Heresia!

O ponto alto da discussão foi quando a liga de blogueiros católicos, para condenar um suposto  herege  defendeu uma …Heresia. Para Bruno Linhares, o sacerdote em questão  deveria ser excomungado e deste modo encontrar a salvação. Alexandre Catequista discordou e apresentou que aquele pensamento era uma heresia protestante (a pessoa não precisa da Igreja para ser salva), pois indicava que o excomungado poderia se salvar sem a igreja, coisa que o magistério não ensina. O autor da defesa se embananou e prosseguiu seu pensamento. E o que era para ser uma catequese tornou-se uma confusão teológica.

O programa terminou como começou, falando mal de um sacerdote. “Claro que no nosso próximo programa daremos um jeito de falar mal do Pe. Fábio de Melo porque deu uma audiência espetacular”, anunciou o apresentador do programa católico. “Vamos falar sobre uma coisa mais light, sobre o visual dele”,sugeriu Viviane.

Conclusão

Perde a Igreja com a manifestação pública de escracho a um de seus sacerdotes por parte de católicos do Rio de Janeiro. A Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Catecismo prescrevem  como chamar a atenção de alguém que errou. Contudo,  para quem falou Pio 10, ao invés de Pio 10º, e pronunciou Lumen Gentium, com ‘t’ e não o ‘c’, talvez seja mais fácil satirizar a  estudar, respeitar, dialogar e ensinar.

Vídeo do hangout

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dgVTrCQAc7E#t=170[/youtube]

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles