Ancoradouro

Bispo não concede sacramento do Crisma por despreparo da turma

1345 7
Dom Javier

Dom Javier

Um fato inusitado aconteceu na Diocese de Campo Mourão no Paraná no início do mês de fevereiro. O bispo dom Francisco Javier Delvalle Paredes não conferiu o sacramento do Crisma durante a celebração que seria para este fim. Motivo: o pastor entendeu que a turma de 56 crismandos não estavam prepara o suficiente para receber a confirmação do batismo.

O fato é narrado no site CRN Online

Na primeira pergunta [sobre a renúncia ao pecado e a Satanás]eles trepidaram, responderam ao religioso em um tom bastante baixo. O bispo teria insistido e perguntado novamente. Recebeu então uma resposta a altura. No entanto, na segunda pergunta, os adolescentes, segundo relatos do padre[ Izaías da Conceição], pareciam não ter convicção alguma do que responder. Não sobrou outra opção ao bispo Paredes. “O bispo perguntou e parece que não responderam com tamanha convicção. Isso foi o que o bispo entendeu. Mediante isso dom Javier ainda perguntou: ‘vocês não vão renunciar?’.

Entre os participantes da celebração, muitos ficaram indignados, outros concordaram com a postura do religioso, como a dona de casa, Cristiane da Silva,que tinha uma filha de 12 anos para receber o sacramento. Segundo Cristiane, apesar da decepção, o bispo agiu corretamente já que a turma não se encontrava preparada. 

O padre definirá outra data junto à comunidade e ao bispo para a realização do sacramento. Desta vez, espera-se que a turma se prepare melhor.

Comentário

Para a validade de um sacramento existem fórmulas e prescrições a serem cumpridas. Se um sacerdote não profere as palavras corretas da consagração, aquela missa é invalidada, da mesma forma, se  um nubente  se negar a responder às perguntas do sacerdote  durante o matrimônio não poderá contrair o sacramento.

Os ritos não são meros formalismos, existem para serem cumpridos e selar a ação divina que encerra cada sacramento. Estes atos não podem se reduzir a reuniões sociais. É necessário que aquilo que é essencial seja preservado. Dom Javier, deste modo, ensina ao rebanho sobre o valor de um sacramento. 

Recomendado para você

7 Comentários

  • “que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu” Mt 5,16

  • HENRIQUE GOMES disse:

    Muito sensata a postura de Dom Javier. Quem dera que nossos pastores sigam o seu exemplo, pois assim haverá católicos mais convictos de sua fé. a Igreja é BELA. Precisamos nos preparar bem tanto para participarmos da celebração eucarística quanto para recebermos os sacramentos. Parabéns Dom Javier.

  • Irene Rohden Warmling disse:

    Muito bem , não estando preparados, não poderão fazer o crisma que é um sacramento muito importante para o cristão, que isso sirva também de licão para outros catequizandos, terem o cuidado de se preparar, não só com os olhos e a boca , mas principalmente com o coracão.

  • Rosangela Aparecida de Oliveira disse:

    Gostei da desição de Dom Javier, ele está certíssimo. Eu sou catequista há 19 anos e, a cada ano que passa os jovens estão muito mais dispersos, desinteressados ao que se-refere à religião. Tenho certeza que muitos acham que primeira eucaristia e crisma é uma simples tradição e tem muitos pais que pensam assim também ! E eu fico muito triste com isso, em uma turma de 28, só 17 são perseverantes, mas eu falo para eles que, Deus não escolhe os capacitados , Ele capacita os escolhidos, eles sim, realmente querem saber sobre Jesus Cristo e seus ensinamentos. Já pensou se todos os bispos fizessem isso ! Só assim para verem que religião não é brincadeira. Um abraço a todos. Rosangela. Araxá-MG

  • Luz Helena dias Espindola disse:

    Gostei da posição do bispo ou nós somos ou deixamos de SER so pra dizer que tem os Sacramentos não Interessa

  • irlando gonçalves disse:

    Gostei da desição de Dom Javier, ele está certíssimo. Eu Sou Catequista do sacramento do crisma desde 1983 quanto o sacramento da crisma ah igreja ela aplicar o saramento nao joga o sacramento,os sacramentos são de importaria compromisso, e, a cada ano que passa os jovens estão muito mais dispersos, desinteressados ao que se-refere à religião. Tenho certeza que muitos acham que primeira eucaristia e crisma é uma simples tradição e tem muitos pais que pensam assim também !,muitos pais que que os filhos recebam os sacramentos para mostra a sociedade que o filho recebeu um certificado ,o sentido do sacramento n eh o certificado mais e os elementos q companhe os sacramentos.E eu fico muito triste com isso, em uma turma de 74 só 25 são perseverantes, mas eu falo para eles que, Deus não escolhe os capacitados , Ele capacita os escolhidos, eles sim, realmente querem saber sobre Jesus Cristo e seus ensinamentos. Já pensou se todos os bispos fizessem isso ! Só assim para verem que religião não é brincadeira.brincadeira. Parabéns Pela atitude grandiosa
    Irlando Gonçalves BAHIA Teixeiras de Freitas

  • Sildenei disse:

    Eu como catequista vejo que foi de uma medida necessário os catequizandos acima de tudo si Mesmos de respeito ao pai celestial a nobre atitude do bispo que é mais que coreta catequizandos preparados respondem as perguntas sem medo e nem titubear Parabéns ao bispo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *