Durante a viagem da presidente Dilma Roussef à Roma para o Consistório convocado pelo Papa Francisco integrantes da comitiva confidenciaram ao jornalista Gerson Camarotti (Globo News) uma profunda mágoa que Dilma guarda do papa emérito Bento XVI. Se fosse ele no Vaticano, ela não estaria lá, dizia o desabafo. 

Ancoradouro - bento xvi

Papa emérito Bento XVI.

Motivo da mágoa: a mensagem do Papa em 2010 aos bispos do Maranhão quando estes cumpriam a visita Ad Limina ao sumo pontífice. Recordemos que o período era próximo aos das eleições e Dilma estava novamente frequentando templos católicos para agradar a fatia deste eleitorado.

Na mensagem Bento XVI foi enfático aos pastores: Quando, porém, os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas (cf. GS, 76)

Mais adiante ele exorta:

Portanto, seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural (cf. Christifideles laici, 38). Além disso no quadro do empenho pelos mais fracos e os mais indefesos, quem é mais inerme que um nascituro ou um doente em estado vegetativo ou terminal? Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático – que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana – é atraiçoado nas suas bases (cf. Evangelium vitæ, 74). Portanto, caros Irmãos no episcopado, ao defender a vida «não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambigüidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo»

O desabafo de Dilma não agradou aos católicos que preferem  respondê-la nas urnas. Seria também um desagravo ao papa emérito.

Leia a mensagem de Bento XVI na íntegra, aqui

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles