Ancoradouro

Assembleia de Deus adere às "imagens" na festa dos 100 anos

1736 76

A Igreja Assembleia de Deus, umas das mais tradicionais do meio evangélico, está celebrando seu centenário de fundação. Em 2014 foi a vez de comemorar os 100 anos de presença no Ceará.

Maria de Nazaré, precursora da Assembleia de Deus no Ceará.

Maria de Nazaré, precursora da Assembleia de Deus no Ceará.

O ápice das festividades se deu em uma grande festa celebrada na Arena Castelão neste sábado, dia 6, para um público de mais de 60 mil pessoas. O Governador do Estado Cid Ferreira Gomes esteve presente e deu uma palavra de felicitação à denominação. 

Ao contar a história para os presentes, jovens da igreja passearam pela Arena com imagens  dos precursores da igreja no Ceará. O banner gigante de Maria de Nazaré, uma das primeiras missionárias da Assembleia de Deus, foi entronizado junto às reproduções fotográficas  de outros líderes aclamados como heróis na fala do narrador.

Antigos líderes da Assembleia de Deus foram  lembrados como herói da fé.

Antigos líderes da Assembleia de Deus foram lembrados como herói da fé.

Ao final da apresentação das imagens os voluntários que introduziram as fotos em uma espécie de livro de história gigante ajoelharam-se e silenciaram. O público ovacionou com “Glória a Deus” e um hino da Harpa Cristã. 

Comentário 

O inusitado é que a igreja até então condenava o uso de imagens por parte dos católicos. Segundo esta ala evangélica  a reprodução de qualquer imagem em igreja  é reprovada pela Bíblia, o que costumam chamar de idolatria. A partir do que costumam julgar os católicos estaria a Igreja Assembleia de Deus aderindo à idolatria ou terão de concordar que a irmã mais velha na fé não é idólatra, mas apenas tem os santos como servos fieis de Deus que em vida consumiram suas vidas pelo Evangelho?

Jovens da Assembleia de Deus ajoelham-se e silenciam após exposição de imagem de antigos líderes da Igreja.

Jovens da Assembleia de Deus ajoelham-se e silenciam após exposição de imagem de antigos líderes da Igreja.

Mais imagens  da Festa

ad4 AD5

 

Recomendado para você

76 Comentários

  • Patrícia disse:

    Desculpe-me, mas há um grande equívoco ou provocação aí …

    Isso nada tem a ver com “aderir uso de imagem” … As fotografias foram usadas para contar a história do crescimento da assembléia de Deus aqui no Ceará, e não para serem adoradas ou veneradas …

    Por essas e outras minha mãe deixou de ser católica… O que fez muito bem, pelo que acabei de crer …

    Não tem o que falar aí inventa uma mentira desse calibre, pois quem estava presente e quem assistiu online sabe que o que está relatado aqui é mentira …

    Deus tenha misericórdia …

  • Patrícia disse:

    Não vai publicar meu comentário não né covarde kkkkkkkkkkk

  • Paulo Silva disse:

    Só uma coisa: segundo o Papa Bento XVI, a Igreja Católica não pode ser considerada irmã de nenhuma denominação protestante, mas pode ser chamada de mãe. A única que pode se considerada irmã é a Igreja Ortodoxa. No mais, excelente postagem

  • Rodrigo Barros disse:

    Essas imagens foram usadas em uma ocasião especial para contar a nossa história. Mas saiba que nós não as guardamos em nossas casas, não choramos diante delas, não fazemos promessas para elas (nem nos sacrificamos para pagá-las), não oramos para elas, nem achamos que essas imagens podem nos trazer alguma bênção, não as adoramos. Qualquer pessoa pode pegar a foto de alguém em um álbum e contar a história daquela pessoa a outra.

  • Wellington Mota disse:

    Meu querido colunista, as coisas que escrevestes parece não terem sido presenciadas por vossa senhoria, ou então passaram desapercebidas.
    Estive presente na festa de celebração dos 100 anos da AD no Ceará e no citado momento em que os jovens se ajoelharam não foi reverencia a nenhuma das imagens ali expostas, simplesmente o narrador estava lendo algo em forma de oração a Deus pela história que agora temos a honra e o prazer de escrever. Como já disse, não tinha nada a ver com as imagens dos pioneiros ali mostradas. Em nenhum momento houve alguma espécie de oração feita a nenhum outro que não fosse o Senhor nosso Deus e ao Seu filho Jesus Cristo. A Assembleia de Deus não está colocada para condenar nenhuma religião, mas alertamos que segundo a bíblia que não suplicamos a mais ninguém além de Jesus, não nos prostramos a mais ninguém que não seja a Jesus.
    Muito me ofende como assembleiano essa publicação, acredito que o mesmo sentimento é compartilhado pelos demais irmãos dessa tão séria e admirada denominação.

  • Joyce disse:

    Nos ñ condenamos nda e nem ninguém, a biblia fala por si só. Ñ adoramos e nem ovacionamos nenhum outro que ñ seja o Deus todo poderoso. Sr. Colunista cm leitora que sou, aconselho a ouvir e entender sobre o assuntos que forem publicados, isso se chama ética!

  • Caio disse:

    Mentira, eu estava lá!! Como um álbum de família qualquer, eram apenas fotos!

  • Gabriela disse:

    A irmã Maria de Nazaré não foi entronizada como vc falou, ela foi sim homenagiada pela sua importancia e colaboração para o crescimento da igreja.
    O unico entronizado na Arena Castelão e nas nossas vida na noite de hoje foi o Rei Jesus, o resto foram só homenagens!

  • RAFAEL SOUSA disse:

    Rafael Sousa A história sempre tem seus personagens e a nossa não poderia ser diferente,agora o senhor como pessoa “culta”deveria saber disso. Trazer à memória aqueles que marcaram esses cem anos da IEAD no Ceará através de fotos não é idolatria e sim respeito ,além de mostrar para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer pessoas tão usadas por Deus e que realmente levaram o seu trabalho a sério,não se importando com críticas e quantidade e sim com a qualidade e excelência que vem de Deus!Conhecimento nunca é demais ,mas devemos buscá-lo na fonte certa!GLÓRIA A DEUS PELA VIDA DA IRMÃ MARIA.

  • Álvaro Lima disse:

    Me impressiona como tem gente que tem habilidade para distorcer as coisas! Diante dessa afirmação pejorativa, que diz que na festa do centenário das Assembléia de Deus no Ceará ouve imagens para adoração, fico muito surpreso, pois as imagens das pessoas foram utilizadas para contar as histórias de cada um dos pioneiros da história da Igreja! Queria deixar claro que eu não concordo com essa afirmação!

    Nós não oramos, não pedimos, não louvamos, não pagamos promessas nem muito menos adoramos a outra pessoa a não ser Jesus, pois foi Ele que morreu e pagou o preço por nós!

  • Alisson disse:

    “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

    Eles se ajoelharam PARA as imagens? As imagens da festa são usadas para interceder por eles?
    É pecado alguém ter o nome Maria?

    Seja verdadeiro, eles sabem que a adoração e intercessão só pertencem a Deus e a Jesus.

  • Anderson disse:

    Acho que você deveria ler um livro de história, para aprender como se conta uma.Fora você, todos os outros que prestigiaram a festa entenderam o significado das fotos. E você ainda tem coragem de dizer que colabora com a verdade.

  • Abiqueila Noronha da Silva disse:

    Não sei não, o inimigo e claro através de seus servos sempre busca algo pra afrontar o POVO DE DEUS, pra sua pouca e distorcida informação, CONTINUAMOS REPROVANDO A ADORAÇÃO Á IMAGENS E ISTO É BÍBLICO, e algo que os católicos deveriam saber já que “leem a bíblia”, a ADORAÇÃO É SOMENTE Á DEUS, O DEUS ÚNICO E PERFEITO, agora honrar e homenagear pessoas que fizeram parte da nossa história, é outra coisa.
    NÃO EXISTE NENHUMA FORMA DE ADORAÇÃO NESTE ATO, NÃO ORAMOS PRA ELES, NEM OS REVERENCIAMOS, ELES NÃO TEM PODER E NEM RESSUSCITARAM AO TERCEIRO DIA.
    Ao contrário, é claro de vc sabe quem…

  • Wellington Mota disse:

    “Só uma coisa: segundo o Papa Bento XVI, a Igreja Católica não pode ser considerada irmã de nenhuma denominação protestante, mas pode ser chamada de mãe. A única que pode se considerada irmã é a Igreja Ortodoxa. No mais, excelente postagem”

    Meu querido, o que a bíblia nos diz é que só existe uma igreja, aquela que é imaculada e santa e a bíblia não diz que é a igreja católica, chama-a de noiva do cordeiro. O que o papa falou não tem importância para nós, somos filhos de um só pai, o pai na fé Abraão, mas não temos mãe, a não ser as verdades sagradas que devem estar arraigadas em nossos passos todos os dias. Respeito o fato de você ter achado a postagem excelente, mas nós não queremos ter semelhança alguma com a personagem de Ap 17:6 “E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.”

    Mais uma vez, não nos prostramos, não fazemos orações aos nossos santos vivos ou mortos para que roguem a Deus por nós, não ofertamos, nem choramos reverenciando-os. A postagem foi mentirosa e qualquer pessoa presente no estádio com sã consciência poderá dizer o mesmo, mas se não acreditam, temos como prova as filmagens, porque fazer uma notícia através de uma foto é muito fácil, é o mesmo que um professor trazer uma foto qualquer e pedir aos seus alunos que façam uma redação, cada um contará uma história diferente.

  • Israel lopes disse:

    Seu desprovido de felicidade achei que ao invez de defender sua religião poderia ter feito comentários descentes da festa… Mas, não prefere tentar acha uma saída para a idolatia dos católicos, e quem abomina idolatria não somos nós evangélicos mas sim, Deus, segundo a bíblia!! Que é a mesma bíblia de vocês católicos que por sinal não lêem.

  • Hevila disse:

    Que matéria mais sem noção. As imagens foram utilizadas pra contar a história da igreja. Nós aplaudimos sim nossos pioneiros como uma forma de homenagem. E no final cantamos “Vencendo vem Jesus”, pois foi Ele quem venceu por todos eles.

  • Gilberto Ramos disse:

    Amigo adiro você com tanto conhecimento e mostrando por meio deste comentário tão preconceituoso. Nós não adoramos imagens, adoramos a um Deus que é vivo, e que se fez e faz representado pela história destes homens e mulheres que estão representados nas fotos. Você que é tão conhecedor deve saber que a história é feita por meio de fotos para ilustrar o que esta contado nos livros e assim termos uma clareza dos fatos. Se isso for idolatria somos todos idolatras. Porem não nos curvamos a imagens nem pedimos para interceder por nós em lugar de Jesus, tendo em vista que este sim é o único a quem adoramos veneramos e oramos, alem de ser o único intercessor entre Deus e o homem. E como você mesmo sitou na sua matéria, a história foi contada e representada por meios de seus personagens para as gerações futuras, para continuemos o trabalho por eles iniciado. Sua matéria alem de ser mentirosa, é preconceituosa, tendo em vista que a igreja católica não ensina a fazer assim e nem a nossa igreja.

  • pedro nascimento disse:

    Ninguem vai tirar o brilho desta festa,e a gloria e toda para o nosso senhor Jesusssssss.Aleluiaaaaa.

  • JP XVI disse:

    Prezado,

    Vc é católico genuíno?
    Na Igreja católica eu vejo pessoas disputando um simples toque na imagem de São Francisco, até eu mesmo fiz isso. Quando a imagem da Catedral ficou em casa por causa da novena, não fiquei com hipocrisia em dizer que não adorava. Nós católicos adoramos imagens de escultura e temos eles como nossos mediadores.

    Os evangélicos não adoraram, eu estava lá. Você desse jeito, envergonha nosso povo, atribuindo a gente um carater de invejosos e sentidos, pela realizacao de outra religiao.

    Ame seu proximo, independente da Religiao dele!

    Vc é um típico Fariseu!! Infelizmente.

  • Ricardo disse:

    Cara, tu se considera mesmo um bom comentarista e comentador? Vamo deixar de zuera rsrs
    Vô nem comentar essa postagem porque é perda de tempo. Quando você crescer, deixo você participar um pouco da conversa dos adultos. Agora vai lá tomar teu leitinho 😉

  • Poliana disse:

    Jornalismo tendencioso é osso viu.. Em momento algum se idolatrou as fotos dos pioneiros.. apenas se contou a história da igreja, da mesma forma que se mostrou a fotos dos templos, dos navios que eles estiveram entre outros.. vai dizer que idolatram os navios também?.. kk.. idolatrar é bem, mais bem diferente… quanto ao ajoelhar, os coreógrafos não se ajoelharam a foto nenhuma, ajoelharam-se ao final da apresentação de toda a história, onde o narrador contou que ali se encerrava uma importante etapa da história, se você entendesse de linguagem corporal entenderia o sentido de cada movimento da apresentação. E, como você bem disse, o público deu glória a quem? a Maria? não né.. e louvou hinos da harpa que glorificam a quem??? Não sei se você fez faculdade de jornalismo ou comunicação, se fez foi um dinheiro muito mal dado, e se não fez sugiro que faça e aprenda a ser transparente e imparcial.

  • Emerson P. L. disse:

    Prezado jornalísta diante da informação que escreveste só podemos chegar a duas conclusões. Ou tal notícia se passou por um equívoco jornalístico de sua parte, fruto de uma incorreta observação e interpretação do fato.Ou foi intencional gerando uma notícia tendênciosa fruto de uma subjetividade pessoal.
    Haja vista Vc já ter por conhecimento de que como protestante e evangélicos pensamos diferente sobre o uso e a relação com as imagens, o que nos é inconcebível. Se a usamos seu teor tinha uma natureza histórica e não teológica, sem nenhumas relação de mediadores trancendentais. E se comumente a história às vezes não é o registro dos fatos mas a interpretação dos fatos, afirmo como assembléiano que sou a 14 anos, que sua reportagem não corresponde a veracidade dos fatos.
    Emerson P.L. B|

  • Taís Salvianno disse:

    Você é um blogueiro muito desinformado. Como católico, sua intenção do começo ao fim dessa matéria é criticar algo que não sabe. Óbvio que não estávamos fazendo nenhum tipo de idolatria. Leia essa sua bíblia… Nada do que for dito, afetará o Sagrado que cremos. Converta-se. O filho Santo da Maria está voltando…

  • Felipe Rodrigues disse:

    ”Tá sabendo legal ein colunista”!
    Da próxima vez presta mais um pouquinho de atenção na cerimônia e tenta entender que mensagem ela quer passar ,para não equivocar-se e ‘manchar’ a ‘imagem’ do jornal ‘O Povo’ que é de grande referência no estado do Ceará , já que com essa infeliz publicação sua ‘imagem’ como jornalista foi ‘prejudicada’.

  • Glícia Rute disse:

    É impressionante o que o ser humano inventa ele também acrescenta!!! O importante foi que a festa passou e passou em grande estilo, foi tudo incrível e deu tudo mais que certo, graças a Deus. O que os outros dizem não me interessa nenhum pouco, aliás “Os invejosos só invejam o que eles no fundo queriam ser”.
    Abraços e fique com Deus!!!!

  • Cléo disse:

    Nada a vê esse seu texto sobre adorar imagens, eu estava lá e presenciei isso. Ninguém adorou imagens, o que fizemos foi retratar como a assembleia de Deus chegou aqui no Ceará e atrás de quem chegou, as imagens gigantes foram pra mostrar ao público que não conhecia as pessoas que fundaram. Se informe melhor você como jornalista.

  • Kátia Cilene disse:

    Caro amigo, é um prazer saber que nos acompanha tão de perto e até pensa saber dos nossos credos e doutrinas , mas , a sua visão foi equivocada pois não “adoramos imagens e nem nos prostramos diante delas ” . Gostaria de crer que com o seu conhecimento poderia compreender uma apresentação artística que conta a história dos nossos pioneiros aqui no Ceará. Estaremos sempre de portas abertas para receber a imprensa em nossos cultos festivos e de oração , sempre prestados ao Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.

  • Elisiene disse:

    Meu caro, fico triste com sua falta de profissionalismo, seu papel é passar ao leitos, fatos verdadeiro do evento, não sua concepção dos fatos, afim de querer atingir uma religião. Creio que houve um pouco de ignorância da sua parte, ao descrever a utilização das imagens no evento. Sobre o assunto em questão, a bíblia é clara quando diz que devemos adorar SOMENTE Á DEUS!! Levítico: 26. 1. “Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus. ” E a palavra de Deus deve ser seguida por todos independente de religião, ou placa de igreja. Enfim o evento foi uma bênção e o nome do Senhor foi glorificado (algo faltou ser publicado em sua materia) !!!

  • Rayza disse:

    como você bem disse nos demos glórias a Deus e não á irmã nazaré.O intuito era contar a história da assembléia de Deus por meio da narrativa e de fotos.Eu estava presente e todos apenas bateram palmas e deram glorias à DEUS(o que foi merecido ,pois se não fosse pela vida da irmã nazaré minha vida e a vida de muitos outros não teriam sido alcançadas).Informe-se antes falar tanta besteira junta.Agradecida.

  • Joana Maria disse:

    Vocé deve ser católico e como bom catolico devia entender de idolatria, mas sinceramente não sei se vc é apenas um leigo q com sorte tem um apadrinhamento no jornal e ganha pata postar essas besteiras, pq não sabe a simples diferença entre idolatria e venerar. idolatrar é prestar culto, adorar. Venerar é admirar, querer ter qualidades iguais. Admiramos a Maria de Nazaré pq ser a percursora de nossa igreja, assim como admiramos a Maria, mãe de Jesus, pq achou graça aos olhos de Deus e ontem foi contado a nossa história, com um grande album de fotografia ou vc acha que somos evangelicos e não temos fotografias, lembrança? Procure conhecer melhor os assuntos antes de publica-lo, por ser que assim vc fale realmente do que sabe e não parece um perseguiçao religiosa e sim um artigo realmente sério. te aconselho ler um livro escrito por um ateu, titulado: As obras da carne e os frutos do Espirito, não lembro o nome do autor, é um livro fino, vc será capaz de ler e apresenta as etimologia de cada palvra, assim você aprende o que é idolatria e veneração.

  • Rairam Fernandes disse:

    Quanta ignorância e estupidez! Todas as fotografias, não foram usadas para adoração e sim como forma de contar a história da Assembleia de Deus no Ceará. É realmente a igreja está sendo perseguida! Deus tenha Misericórdia. Um jornal tão bom, com colunistas tão incompetentes.

  • Lima disse:

    Matéria tendenciosa, contraditória, e sem qualquer fundamento verdadeiro. Algo próprio de quem quer aparecer! Vulgar!

    Você deveria corar de vergonha em afirmar que “como católico busca ser um colaborador da verdade” (isto esta na descrição de seu perfil). Hipocrisia estampada no próprio perfil!

    A critica é um direito, todos possuem uma opinião própria, independente de estarem certos ou errados, agora, criticar com adição de mentiras, tentando contrariar um fato que foi visto por mais de 60 mil testemunhas oculares é loucura.

  • Priscila Silva disse:

    Em nenhum momento prestamos culto aquelas imagens, as imagens foram usadas apenas para a representação de uma história. a cerimônia de apresentação foi tanto uma forma de homenagear os nossos pioneiros, como também mostrar a história da IEAD no Ceará para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhece-la . Você deveria é ter vergonha de ter se dado ao trabalho de ter publicado um comentário falso e infeliz como esse, só mostrou para mtos o quanto você é um mal profissional.

  • Rayane disse:

    Não julgo sua capacidade interpretativa, caro colunista, mas convenhamos, ficou extremamente perceptível seu tendencialismo nessa matéria.Pois que método tão comum de transmitir didaticamente fatos é o uso de imagens ilustrativas, além disso ,como o senhor mesmo afirmou ,foram proferidas glórias a DEUS, o único Deus. O que ficou evidente foi a lamentável tentativa de levantar especulações que faltam com a verdade para cumprir o objetivo de ” vender mais”.Em síntese, o sensacionalismo mediático tomou o lugar da análise crítica e factual.
    Grata pela a vossa senhoria pela atenção.

  • Diegodfx disse:

    Pregam uma coisa e fazem outra. É por isso que Sou Católico GRAÇAS A DEUS!

  • cleyton fiuza disse:

    A materia é totalmente distorcida. As fotos são dos pioneiros da Assembleia de Deus e nenhum momento foi para ser reverenciada pois pela palavra de Deus não reverenciamos e nem adoramos imagens de escultura e sim a um unico Deus. É um desrespeito aos assembleianos e a comunidade evangélica cearense. Ou essa materia é retirada ou esse cidadão será processado pelo crime de escarnecimento pela religiosidade segundo o codigo penal brasileiro.

  • CLAUMIR GOMES disse:

    Você me parece um católico muito sincero, que procura agradar a Deus verdadeiramente, mas a impressão que tenho é que você se sente um pouco culpado e desconfortável com a idolatria(mesmo que não admita) católica, usar a história da AD para tentar justificar o fato dos católicos se ajoelharem diante de imagens de escultura e dirigir pedidos a elas não foi uma atitude inteligente.

    TODOS QUE FIZERAM PARTE DO CENTENÁRIO ADORARAM SOMENTE UM,JESUS!!!

    Continue estudando a Palavra de Deus que o Espirito Santo que convence o homem do pecado da justiça e do juízo te esclarecerá.

    Abraços.

    —————–
    “Assim fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê; pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
    Paulo, o Apóstolo.

  • Rodrigues disse:

    Não estive presente na festa, mas esse colunista, como muitos outros, fazem parte da mesma mídia que distorcem os fatos, pior ainda é ver católicos, que também pregam amor, ficar falando asneira sem nem estar presente na festa, conversei com amigos, e essa matéria está distorcida.

    Ah, tenho amigos católicos, não são poucos, mas não são iguais uns aqui, que se aproveitam de uma mentira ou uma interpretação equivocada de alguém que se diz profissional, para querer atacar nós Protestantes.

    Sou amigo particular de uma pessoa próxima do Pastor Presidente, vou passar essa matéria.

  • Kamilly Botelho disse:

    Os católicos não são adoradores! e sim a Verdadeira Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, Adoramos Unicamente o Deus Vivo. Todos os santos são para nós exemplos de Força e coragem para seguir o caminho estreito, pena que pouca gente entende isso, por que interpretam a palavra de Deus como quer e não conforme o Espirito Santo.
    SJMJ

  • Izabel disse:

    Uma mentira contada repetidas vezes, pela exaustão, se torna verdade! Frase usada por: Adolf Hitler e Lula!

  • James Marcello disse:

    Tava analisando aqui,
    Como é que o Jornal O Povo, deixa uma amador desse publicar algo desse tipo, sem ao menos analisar a publicação e fazer uma levantamento dos fatos!
    Essa pessoa estava ao menos presente? ele, se estava presente, se esforçou ao menos a ouvir o que foi dito na hora da programação?
    Cara sem noção! viajou companheiro.

  • Gardenia disse:

    “MAS SE O NOSSO EVANGELHO AINDA ESTÁ ENCOBERTO , É PARA OS QUE SE PERDEM QUE ESTÁ ENCOBERTO , NOS QUAIS O deus DESTE SÉCULO , CEGOU OS ENTENDIMENTOS DOS INCRÉDULOS , PARA QUE LHES NÃO RESPLANDEÇA , A LUZ DO EVANGELHO DA GLÓRIA DE CRISTO , O QUAL É A IMAGEM DE DEUS”. II CORÍNTIOS 4: 3.4.

  • Luis disse:

    As imagens foram usadas para contar a história… Pois muito bem, nos primórdios do Cristianismo, quando não havia cristãos protestantes ou evangélicos, mas havia católicos, uma das funções das imagens nos templos era justamente ajudar a contar a história dos cristãos, principalmente para os que não sabiam ler.

    Além disso usamos as imagens dos santos como usamos as fotos das pessoas queridas, que tiveram importância destacada em nossas vidas. Com o diferencial de que nem todas as pessoas importantes em nossas vidas gozam da garantia de estarem agora face a face com Deus. Por isso não há um ritual para uma foto de família como há para uma imagem de um santo.

    Não pedimos nada às imagens mas pedimos às pessoas santas, de quem as imagens são representações artísticas, para intercederem por nós junto a Cristo. Que isto não é adoração, já foi dito milhões de vezes. Provavelmente a maioria de nossos irmãos nunca irá entender e provavelmente nós nunca iremos parar de repetir.

    Que Jesus Cristo Nossa Luz nos encaminhe para um entendimento ou que ao menos possamos nos respeitar e combatermos juntos em outras frentes afim de fazermos nossa parte para atenuar os estragos que os inimigos externos provocam no cristianismo.

    Nossa Senhora Auxiliadora seja nosso auxílio.

  • eder disse:

    Amigo e irmão jornalista,sei que vc como catolico que defender sua igreja,mas lhe digo uma coisa antes eu também fazia isso procurava entrar em discussão com os crentes,falava que eles eram ladrões, lobos, loucos e pertubados,como eles falavam que adorar são Francisco de Canindé,era pecado.até que um dia eu enfrentei um crente,ele fez só uma indagação,vc fala focado em que,eu disse sou católico,e ele disse todo que eu protesto está na bíblia.eu fique com tanta vergonha do que ele me mostrou na biblia.e tem uma citação na biblia que o próprio senhor diz,-erreis por não conhece as escrituras. Por isso eu lhe digo vc tem uma venda nos olhos e só o conhecimento na escritura eo agir do espírito santo lhe mostrará a verdade.

  • camila disse:

    Vc é um ignorante, rapaz! Não sabe nada de fé, religião, português (pois não sabe nem o significado da palavra idolatria) muito menos jornalismo(já que não tem o menor compromisso com a verdade)! Está precisando estudar mais e respeitar o próximo!

  • adriana silva disse:

    Estão distorcendo tudo ,que vergonha hem ,se não entendeu oque houve naquele dia ,evite falar oque não sabe ,SR; colunista ..

  • Alexandre disse:

    OH! VANDERLÚCIO,

    ME ADMIRA VC, UM ESTUDANTE, COM UM COMENTÁRIO TÃO IMBECIL COMO ESTE.
    MAS SABE POR QUÊ? PORQUE NÃO LÊ A BÍBLIA, PREFERE ACREDITAR NA TRADIÇÃO CATÓLICA, MAS TUDO BEM, É UM PROBLEMA SEU, SE QUER VIVER NA IGNORÂNCIA COM RELAÇÃO A PALAVRA DE DEUS.

    AGORA, UMA COISA MUITO INTERESSANTE:

    COMEMORAR, FESTEJAR OU QUALQUER OUTRO EVENTO NA IGREJA, FAZ PARTE DA VIDA DO CRISTÃO, AGORA, USAR UMA FOTO PARA RELEMBRAR PESSOAS QUE INICIARAM UMA OBRA PARA DEUS, ESTÁ MUITO LONGE DO QUE OS CATÓLICOS FAZEM.

    AGORA, TENHO UMA PERGUNTA.

    NESTE EVENTO CITADO ACIMA, VOCÊ VIU, OU ALGUÉM VIU, OU ALGUÉM COMENTOU, OU ALGUÉM TEM UMA PROVA DE QUE AS PESSOAS ESTIVESSEM SE AJOELHANDO DIANTE DESTAS IMAGENS, ACENDERAM VELAS DIANTE DESTAS FOTOS, FIZERAM PEDIDOS PARA ESTAS FOTOS?

    NÃO! A, ENTÃO ESTÁ RESPONDIDA A SUA PERGUNTA, NÃO, OS EVANGÉLICOS NÃO ESTÃO ADERINDO A IDOLATRIA.

    QUEM FAZ ISSO, NÃO SÓ NO BRASIL, MAS NO MUNDO INTEIRO, É A IGREJA CATÓLICA, POR ISSO SIM, SÃO IDÓLATRAS.

    PERCEBEU A DIFERENÇA, HÁ UMA DISTÂNCIA FENOMENAL ENTRE RECONHECER UMA PESSOA PELO SEU TRABALHO PARA DEUS E UMA PESSOA QUE ACENDE VELAS PARA AQUELA IMAGEM, SE AJOELHA, FAZ PETIÇÕES, FAZ REZAS, ACHANDO QUE ESTAS IMAGENS PODEM FAZER ALGO POR ELAS.

    FICOU CLARO????

  • oliveira disse:

    PROVO COM FARTURA DE CITAÇÕES BÍBLICAS O USO DE IMAGENS NA IGREJA PERMITIDAS POR DEUS QUE ORDENOU FAZÊ-LAS E USÁ-LAS PARA UM BEM ES-
    PIRITUAL.
    DUVIDA??????????????????????? ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA ENSINAR-LHES.
    EMAIL – oliveirajustos@gmail.com

    AMOSTRA:
    Diferenças entre: Adorar, Idolatrar e Venerar: Adorar : É reconhecer e confessar que Deus é o criador de todas as coisas visíveis, invisíveis e salvador dos homens, por isso digno de extremo amor, adoração e culto.
    Idolatrar: é reconhecer e confessar que as coisas criadas: objeto, homem, animal, bens materiais, elementos da natureza, astros celestes….etc. são tidos como deuses e por muitos adorados como deuses. Exemplos: Os israelitas fizeram um bezerro de ouro e o aclamaram o deus de Israel. Leia Êxodo 32, 1-7 Atos 7,41-43 – 12, 21-23 Romanos 1, 20-25. Quantos hoje adoram o dinheiro, a luxúria, o sexo, os bens materiais, os comestíveis e até seus líderes….etc.

    Venerar: é o que os filhos fazem em relação aos seus pais biológicos,ou seja: os amam, estimam, enaltecem, Rogam-lhes algo…etc. Exemplo de veneração: Cantares 6,9-10 Atos 5, 34 – I Pedro 2,17 S. Lucas 1,48 I Coríntios 11, 1-2.

  • oliveira disse:

    CADÊ AO MENOS UM PARA QUE EU POSSA DAR AULA SOBRE USO DE IMAGENS
    NA BÍBLIA E NA IGREJA, PERMITIDO E ORDENADO POR DEUS !

  • Eduardo disse:

    Nossa, quantas formas de ataques nesses comentários… se vcs são tão merecedores do titulo de herdeiros de Deus e adoradores de Jesus, pq não fazer o que Ele nos ordenou: Amar o próximo como Ele nos ama. O Pai que nos criou, criou a todos nós para o amor.
    Se nós católicos somos o expurgo da sociedade, porque se preocupam tanto com o que fazemos. Se ex-catolicos aqui dizem que “adoravam” imagens, vcs nao eram catolicos de verdade, pois todo catolico sabe que aquela imagem de gesso, nao passa de uma imagem de gesso. Mas, nao adianta bater na mesma tecla… O próprio fundador da igreja protestante tem um dos textos mais belos sobre Nossa Senhora.
    Assim como foi usada fotos para que fosse recordada uma história, assim os verdadeiros católicos utilizam as imagens para recordarem de pessoas que viveram fazendo aquilo que Jesus deixou ordenado: que amássemos uns aos outros.

  • Junior Melo disse:

    Bom dia. CAro jornalista,houve um grande equivoco jornalistico aqui.O estimado cometeu inumeras inverdades. ORA, o que há de IDOLATRIA em imprimir imagens de precursores do passado e mostra -las ao publico presente no evento ? RApaz, é um cumulo do apelo a insanidade. O Que fizeram com as fotos dos irmaos?Simplesmente exibiram ao publico;Muito mas muito diferente das imagens tanto de escultura quanto a s impressas.As fotos receberam reverencia? ACenderam velas a elas e a elas prestaram culto? AS imagens foram objeto de peregrinação e procissão como fazem com milhares de imagens na Bahia, ou em Aparecida quando fieis se prostram e se acotovelam para pegar na “santa ‘rogar-lhes milagres? AMigo, voce ñão mecha num povo santo na sua maioria das Assembleias de Deus,È um povo que ora e consagra e Deus tem zelo e protoege do inimigo.Ore por sua salvação .A Biblia diz que triste é cair nas mãos de Deus;Não blasfeme com coisas santas.

  • Junior Melo disse:

    Aí está a grande diferença:Sim, são heróis da fé.MAs ao contra´rio do santos canonizados por Roma, a eles nao nos prostramos e a eles nao pedimos que interceda junto a Deus, por que sabemos do Deus zeloso chamado JEsus que está a destra do Pai, fazendo este papel que somente a ELe é atribuido.EStes santos irmaos, foram modelos mas nunca e jamais podem subistituir o papel de JESus NOSSO UNICO E SUFICIENTE MEDIADOR das nossas causas.LAmento pela postura do VAnderlucio que cometeu um equivoco em publicar esta desesperada materia. Amado, JEsus estará arrebatando uma igreja, que saõ pessoas que estão se santificando e buscando o verdadeiro evangelho da cru.z.OS cristãos que se dobram a imagens e a elas recorrem , nao sabem a dimensão do peso da mão do Senhor, pois ELe é zeloso e corrige com vigor a quem recorre a outras pessoas mortas senao a ELe;Cuidado com sua salvação irmao.

  • Elvis Costa disse:

    Eu pensei que eles ia mostra o que era culto a Deus, mais vem disse que nós estava idolatrando a imagem, mim perdoe mais você é um grande mentiroso.
    E a Bíblia diz quem mente é filho do diabo.

  • Maria irmã de Jesus disse:

    Gente, os católicos perderam de vez o bom senso, ao invés de se converterem de seus maus caminhos, ficam querendo achar nos evangélicos atitutes pecaminosas que não existem.
    São apenas fotos para lembrar da história da igreja. Eu não vi nenhuma estátua de madeira ou bronze sendo levantada lá com veste purpuras como condena Jeremias 10.

    Católicos vão se converter!

  • Alexandre disse:

    VAI UM ENSINAMENTO PARA O OLIVEIRA.
    INTRODUÇÃO PARA ENTENDERMOS MELHOR.

    A Igreja Católica Romana insiste em dizer que não comete o pecado de idolatria quando os católicos se prostram diante da imagem de um suposto santo.
    Ensina a Igreja Católica:

    Que é idolatria?

    Chama-se idolatria o prestar a alguma criatura, por exemplo, a uma estátua, a uma imagem, a um homem, o culto supremo de adoração, devido só a Deus (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., 1a edição, agosto de 1976, resposta à pergunta 358).

    Como está expressa na Sagrada Escritura esta proibição?

    Na Sagrada Escritura está expressa esta proibição com as palavras: Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima, no céu, e do que há embaixo, na terra. E não adorarás a tais coisas, nem lhes dará culto (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., 1a edição, agosto de 1976, resposta à pergunta 359, p. 74).
    Que diferença há entre o culto que prestamos a Deus, e o culto que prestamos aos santos?
    Entre o culto que prestamos a Deus e o culto que prestamos aos santos há esta diferença: que a Deus adoramo-Lo pela sua infinita excelência, ao passo que aos santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto dEle. O culto que prestamos a Deus chama-se latria, isto é, de adoração, e o culto que prestamos aos santos chama-se dulia, isto é, de veneração aos servos de Deus; enfim o culto especial que prestamos a Maria Santíssima chama-se hiperdulia, isto é, de especialíssima veneração, como Mãe de Deus (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., 1ª edição, agosto de 1976, resposta à pergunta 371, p. 76).

    ADORAÇÃO PIRAMIDAL
    ENTENDENDO A ESTRUTURA PIRAMIDAL DO
    CULTO DA IGREJA CATÓLICA ROMANA
    LATRIA – ADORAÇÃO A DEUS
    HIPERDULIA- DEVOÇÃO A MARIA
    DULIA- DEVOÇÃO AOS SANTOS E AOS ANJOS

    A Dificuldade do Catolicismo Romano em Justificar essa Teoria
    Se os católicos romanos se limitassem a exaltar os heróis da fé e a propô-los como modelo a ser seguido, não haveria nenhum problema. Assim agem também os cristãos genuínos. Infelizmente não é isso que acontece, por mais que os líderes católicos romanos se esforcem nas suas infindáveis apologias. Suas explicações não passam de tentativas vãs e superficiais. Exemplo dessa tentativa é a teoria de três tipos de devoção: a latria, hiperdulia a dulia. Perguntamos: qual a diferença que pode haver entre a dulia e a hiperdulia? Qual a diferença das duas com a latria? A realidade éque os três termos se confundem, os dois termos (dulia a hiperdulia) podem ser envolvidos com a latria a tudo se torna uma distinção que não distingue coisa alguma. Será que as pessoas que se prostram diante de uma imagem da Conceição Aparecida, ou de São João ou de São Sebastião ou de Jesus, sabem que estão cultuando em níveis diferentes? Ou para elas é tudo a mesma coisa?
    Imagine um católico romano bem instruído que vai para seu culto. Primeiramente ele pretende cultuar São João, então dobra seus joelhos diante da imagem de São João, e oferece a dulia. Depois ele irá prestar culto a Maria, então ele deixa de praticar a dulia e passa a praticar a hiperdulia e finalmente ele deseja cultuar a Deus, então ele começa a praticar a latria.
    Não acreditamos que o povo católico romano saiba diferenciar a dulia, a hiperdulia e latria, e mesmo que soubesse diferenciá-las, dificilmente conseguiria respeitar os limites de cada uma.
    Qual É a Diferença?
    Adoração e veneração. Há diferença entre adorar e prestar culto de veneração? Prostrar-se diante de uma imagem, dirigir a ela orações e ações de graça, fazer-lhe pedidos, cantar-lhe hinos de louvor se não for adoração, fica difícil saber o que o catolicismo romano entende por adoração. Chamar a isso de veneração é subestimar a inteligência humana.

    VAMOS AGORA A VERDADE QUE LIBERTA, A BÍBLIA SAGRADA.

    Definindo a palavra idolatria
    Essa palavra vem do grego eidolon, ídolo, e latreuein, adorar. Esse termo refere-se à adoração ou veneração a ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais lato, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição etc., que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos. Assim, idolatria consiste na adoração a algum falso deus, ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Esse deus falso pode ser representado por algum objeto ou imagem. A idolatria é má porque seus devotos, em vez de depositarem sua confiança em Deus, depositam-na em algum objeto, de onde não pode provir o bem desejado; e, em vez de se submeterem a Deus, em algum sentido submetem-se a valores representados por aquela imagem.
    Na idolatria, há certos elementos da criação que usurpam a posição que cabe somente a Deus. Podemos fazer da auto glorificação um ídolo, como também das honrarias, do dinheiro, das altas posições sociais (Cl 3.5). Praticamente, tudo quanto se torne excessivamente importante em nossa vida pode vir a ser um ídolo para nós. A idolatria não requer a existência de qualquer objeto físico. Se alguém adora a um deus falso, sem transformar esse deus em alguma imagem, ainda assim é culpado de idolatria, porquanto fez de um conceito uma falsa divindade. Nesse caso há diferença entre ídolo e imagem.
    Deus condenou os ídolos (Sl 115.4-8), e também condenou as imagens (Êx 20.1-6). Era expressamente proibido ao povo de Israel fabricar imagens esculpidas ou fundidas (Êx 20.4; Dt 5.8). Imagens ou representações de deuses imaginários eram feitas em materiais como pedra, madeira, pedras preciosas, argila, mármore etc. A lei mosaica proibia tal ação (Êx 34.17; Is 44.10-18; Lv 19.4). Os profetas condenaram a prática com qualquer forma de idolatria (Is 30.22; 42.17; 45.20; Os 13.2; Hb 2.18). Essa legislação, como é óbvio, impedia que Israel se tornasse uma nação que cultivasse as artes plásticas, embora, estritamente falando, estas não fossem proibidas por lei. Tais leis não se aplicam às artes enquanto os produtos dessa atividade não forem venerados ou adorados. Ainda sobre a imagem há de se entender que em Êx 25.18.22, Deus ordenou que fizesse como ornamento a representação algumas figuras, mas não para adoração ou culto, nem para olhar para elas e homenagear ou admirar seus feitos poderosos. Trata-se de figuras de ornamento, artístico e não objetos de culto ou adoração.

    SERPENTE DE BRONZE – Sobre a serpente de bronze, no hebraico, nachash nechosheth. A expressão é empregada exclusivamente em 2 Reis 18.4 para denotar a serpente feita de bronze, ou melhor, de cobre, por Moisés (Nm 21.4-9). Nossa versão portuguesa diz serpente de bronze. O motivo para a fabricação da serpente de bronze foi o incidente no qual os israelitas se queixaram diante de Moisés do tratamento imposto por Deus. O povo de Israel, evidentemente, sem se importar muito diante das suas anteriores tragédias, queixou-se de que estava recebendo uma alimentação inadequada. E Deus os castigou com as serpentes venenosas, que já haviam matado muitos israelitas.
    Quando o povo se arrependeu, Deus ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze, que muitos estudiosos preferem pensar que fosse de cobre. Aos israelitas foi prometido que todo aquele que tivesse sido picado por uma serpente e contemplasse a serpente de bronze, movido pela fé, seria curado da mordida da serpente a não morreria. Isso não é culto à serpente, nem veneração nem adoração, o que evidentemente Deus jamais admitiria. Prova disso foi que, posteriormente, indivíduos idólatras e supersticiosos entre os israelitas começaram a adorar a serpente de bronze, até que, nos dias do rei Josias, essa figura de bronze foi destruída (2 Rs 18.4), por haver-se tornado um objeto idólatra. Josias a chamou de Neustã (pedaço de cobre), dando a entender que a tal serpente era cobre e nada mais.

    O fato de o próprio Senhor Jesus comparar a sua morte na cruz ao levantamento da serpente de bronze no deserto, por Moisés, não significa idolatria ou justificativa para colocar objetos ou imagens para veneração ou adoração, já que o uso aqui é figurado. Assim como tantos foram curados de seu envenenamento físico, assim também, em Jesus Cristo, aqueles que olharem para ele, impelidos pela fé, são salvos das eternas conseqüências do pecado e da morte. Assim, em João 3.14, nas palavras de Jesus, a serpente de metal torna-se um símbolo de Cristo como nosso Remidor, portanto, ao ser levantado (o que sucedeu na cruz, no caso de Jesus), Ele atrairia todos os homens a si (Jo 12.32), e a redenção por Ele preparada provê cura para o pecado e para a morte espiritual produzida pelo pecado.
    Há também casos de ornamentação do templo de Deus ricamente construído por Salomão, como (1 Rs 6.23-30; 2 Cr 3.10-14) ou ainda a profecia da restauração do templo (Ez 41.17-20). Porém, todos esses objetos a imagens não eram para invocação, intercessão, culto ou adoração, mas apenas ornamento.
    Assim, um ídolo representa alguma divindade, ou então é aceito como se tivesse qualidades divinas por si mesmo. Em qualquer desses casos, aquele objeto recebe adoração. Contudo, é possível haver uma imagem, sem que essa seja adorada, como no caso dos querubins que havia no templo de Jerusalém. Sem dúvida, esses querubins não eram adorados, nem eram padroeiros dos hebreus, nem intercediam por eles, nem eram recordação de alguém que eles amavam, tornaram-se uma exceção acerca da proibição de imagens. Uma imagem também pode ser um amuleto que é concebido como dotado de alguma forma de poder de proteger, de ajudar ou de permitir alguma realização.
    E, naturalmente é possível a posse de uma imagem esculpida ou pintada, representando algum santo ou herói, religioso ou não, sem que a mesma seja adorada, por ser apenas um lembrete de que se deveria emular as qualidades morais e espirituais de tal pessoa. Por outro lado, quando tais imagens são veneradas então é provável que, na maioria dos casos, esteja sendo praticada a idolatria. As estátuas dos heróis no Brasil são comuns, mas nunca veneradas como deuses ou poderes divinos nem se fazem elaboradas cerimônias ou procissões com elas. Eles são relembrados como grandes mestres, cidadãos, líderes, e suas imagens são apenas memoriais desse fato.
    O problema do catolicismo romano é que o fiel crê na intercessão feita por aquele santo, representado na imagem, pensam que o espírito daquele santo pode ajudar, proteger, guardar etc., daí todo tipo de objeto e representação material daquele santo passa a ser venerado, cultuado, adorado, e isso é idolatria. Além disso, as imagens desses santos são veneradas ou adoradas mediante alguma forma de cerimônia que supostamente lhes transmitem a honra e reverência do povo. Ora, se a imagem é apenas recordações dos nossos irmãos de fé, então por que se presta consagração à imagem, se faz procissão, se oferece flores, se beija, curva-se diante dela? Por que se ora a ela, faz pedidos, faz-se poesias e cânticos a ela? Assim sendo, a declaração católica romana de que a honra devolvida nas santas imagens é uma veneração respeitosa, não uma adoração, parece mais com uma charada teológica ou talvez o desejo de errar (Gl 6.7).
    A Igreja Romana tem ensinado há séculos que os santos e Maria intercedem pelos fiéis. Ora, se eles estão mortos e seus espíritos são invocados, isso é invocação de pessoas que já morreram e isso é pecado (Is 8.19). Isso parece mais com espiritismo que com Cristianismo, além do mais, há um só mediador ou intercessor entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (1 Tm 2.5).
    Os católicos romanos insistem em dizer que não adoram nenhuma imagem, nenhum objeto e nenhuma pessoa humana, mas só a Deus, porém, na prática não é isso que se verifica. Os intelectuais romanistas, tal como seus colegas budistas, dizem que as imagens de escultura são apenas memórias de qualidades dignas de emulação, de santos ou heróis espirituais, o que, presumivelmente, ajudaria os religiosos sinceros a copiarem tais virtudes. Entretanto, o povo comum não é sofisticado o bastante para separar a imagem da adoração à autêntica distinção entre a adoração e veneração. O resultado disso é que a idolatria tornou-se muito comum na Igreja Católica, tanto no Oriente como no Ocidente.
    De acordo com uma teologia católica, a imagem seria apenas um memorial de alguma verdade ou pessoa espiritual; e a veneração assim prestada seria dirigida àquela verdade ou pessoa, e não à imagem propriamente dita. Entretanto, no nível popular, as pessoas realmente veneram as próprias imagens, e a cuidadosa distinção entre adoração e veneração é forçada ao máximo, para dizermos o mínimo. Na verdade, a veneração de imagens, nas igrejas ocidentais e orientais, que foi tão vigorosa e corretamente repelida pela Reforma Protestante, é precisamente aquilo que os judeus e os islamitas diziam – é idolatria. Esse é um dos maiores escândalos da cristandade. Teólogos católicos romanos têm chegado ao extremo de afirmar que os objetos materiais assemelham-se a entidades dotadas de espírito, capazes de atuar como pontes de ligação entre o que é material e o que é espiritual. Assim, não se trata apenas da imagem em si, mas o que está por detrás delas. Se os que morreram não podem interceder pelos que estão vivos, nem voltar para a terra (Lc 16.19-31; 1 Tm 2.5; Hb 9.27), como fica a situação dos romanistas que pedem ajuda e proteção, e mediação aos santos e Maria? Não estariam eles invocando espíritos? Se os mortos em Cristo estão com Cristo e os mortos no pecado estão no Hades, quem pode responder a essas invocações e orações? Não seriam os espíritos deste mundo, conforme nos escreve o apóstolo Paulo (1 Co 10.14-24 e 1 Co 8.4-6)?

    E inevitável que, à proporção que os homens crescem em sua espiritualidade (oração e estudo da Palavra de Deus), que sua abordagem à pessoa de Deus torne-se cada vez mais mística e cada vez menos materialista. Os ritos vão perdendo mais a mais a sua importância, e as imagens terminam por ser abertamente rejeitadas. E, quando se obtém o contato direto com o Espírito Santo de Deus, de tal modo que se estabelece uma comunhão viva entre o Espírito de Deus e o espírito humano, então os homens não mais sentem qualquer necessidade de agência intermediária. Que isso ainda não tenha acontecido, no caso dos católicos romanos e outros, após tantos séculos de existência da Igreja Romana, somente demonstra o fato de que os homens, a despeito de tantas vantagens, não têm progredido muito em sua espiritualidade.
    Assim, por trás do ensinamento romanista de que a honra devolvida nas santas imagens é uma veneração respeitosa, está a intenção de se ver protegido, guardado, ou que o santo representado na imagem venha a interceder pelo pedinte, e isso é pecado de idolatria, pois só há um mediador (1 Tm 2.5) e de feitiçaria, pois os espíritos dos mortos não podem ser invocados pelos vivos (Is 8.19).
    Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém (1 Jo 5.21).
    Portanto, a palavra idolatria é: Prestar culto divino a uma criatura ou prestado a um objeto fabricado, no qual se supõe qualquer coisa de Deus. Os católicos procuram minimizar o problema afirmando que não prestam adoração às imagens, mas apenas as veneram.

    Argumento católico:
    Defendem-se dizendo que Deus mandou fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da arca da aliança (Êx 25.18-20); que mandou fazer a serpente de bronze (Nm 21.8-9); e o templo de Salomão foi enfeitado com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (1 Rs 6.23-35; 7.29). Afirmam que Deus proíbe apenas fazer deuses falsos e adorá-los, mas Ele não proíbe outras imagens.
    Os querubins. A passagem bíblica dos querubins do propiciatório da arca da aliança (Êx 25.18-20), advogada pelos teólogos romanistas, não se reveste de sustentação alguma. Porque não existe na Bíblia uma passagem, sequer, de um judeu dirigir suas orações aos querubins, ou depositar sua fé neles, ou pagar-lhes promessas. Esse propiciatório era a figura da redenção em Cristo (Hb 9.5-9). A Bíblia condena terminantemente o use de imagem de escultura como meio de cultuar a Deus (Ex 20.4-5; Deuteronômio 5.8-9). O culto aos santos e a adoração a Maria, à luz da Bíblia, desclassificam o catolicismo romano como religião cristã. E idolatria (1 Jo 5.21). Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mt 4.10). Em Apocalipse de João lemos: E eu lancei-me a seus pés para o adorar mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia (Ap 19.10; 22.9). Pedro recusou ser adorado por Cornélio (At 10.25-26).

    ESPERO QUE O OLIVEIRA TENHA APRENDIDO COM ESTA AULA MARAVILHOSA.

  • Anderson disse:

    Eu também gostaria que provassem que como católico eu adoro imagens.

    Eu sei perfeitamente que a imagem não é DEUS.

    Só um idiota que acredita em fábula de pastor canastrão para concluir que os católicos acham que DEUS é uma imagem de gesso ou madeira.

    Pelo que sei, a fé que vai no coração de cada homem só pode ser conhecida pelo DEUS que sonda corações. O único que é oniciente, onipresente e onipotente.

    É o que ensina a Bíblia que muitos se gabam de conhecer.

    São Paulo nos adverte que julgamentos de homens costumam ser parciais.

    E o próprio DEUS constituiu apenas Jesus Cristo como juíz eterno.

    Não há outro juíz além de Jesus Cristo.

    De onde vem a autoridade dos evangélicos em condenar o uso de imagens católicas ?

    Com que direito nos apontam os dedos e nos chamam de idólatras, se nenhum deles reúne condições de julgar a fé que vai no coração de cada católico e se nenhum deles foi constituído juíz ?

    O mesmo DEUS que proíbiu imagens em determinada ocasião, também mandou cunha-las em tantas outras(vide os querubins).

    E como sabemos, DEUS não se contradiz e nem muda.

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    O texto não desejou condenar a justa festa dos assembleianos.

    O texto quis apenas demonstrar o que podemos concluir quando estamos sugestionados.

    A partir da premissa falsa de que imagens e ídolos são exatamente a mesma coisa, teoria exclusiva dos evangélicos, nós católicos também poderíamos concluir que o uso de fotografias significa idolatria.

    As imagens, bem como as pinturas e como as fotografias são apenas representações.

    Só que 2.000 anos atrás não havia fotografia e nem camêra digital.

    Mas um conselho eu dou.

    Quem está doente procura o médico.

    Quem tem problema com a justiça procura o advogado.

    E quem quiser saber de catolicismo deve procurar a Igreja e não o pastor protestante.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  • Anderson disse:

    ADULTERAÇÕES NAS BÍBLIAS PROTESTANTES

    “PROCISSÃO”
    OU “CARREGAM OS SEUS ÍDOLOS”

    PROCISSÃO no lugar de AQUELES QUE TRAZEM
    .
    Exemplos das falsificações protestantes estão em (Isaías 44,9-10,15,17). O falsário protestante, além de enfiar “imagem de escultura” onde consta ÍDOLO, ainda enfiou criminosamente a palavra “procissão” em (Is 45,20).
    .
    Isaías 45:20
    .
    BIBLIA CATÓLICA
    .
    45:20 Vinde, reuni-vos todos, aproximai-vos, vós que fostes salvos dentre as nações! Nada disso compreendem aqueles que trazem seu ídolo de madeira, aqueles que oram a um deus impotente para salvar.
    ==========================
    .
    BIBLIA PROTESTANTE ADULTERADA
    .
    45:20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
    ==========================

    ORIGINAL FRANÇES:
    .
    20. Assemblez-vous et venez, approchez ensemble, Réchappés des nations! Ils n`ont point d`intelligence, ceux qui portent leur idole de bois, Et qui invoquent un dieu incapable de sauver.
    ==========================
    .

    FINALIDADE DA ADULTERAÇÃO:
    ..
    Forçar a falsa idéia que a procissão católica não passa de uma forma de idolatria, ou melhor caluniar os católicos de IDÓLATRAS

  • oliveira disse:

    S. JOÃO 8,32 CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ

    A VERDADE QUE É JESUS ESTÁ EM S. MATEUS 18, 17 QUEM NÃO QUISER OUVIR, SEGUIR E OBEDECER A IGREJA NAS QUESTÕES BÍBLICAS E DECISÕES DOUTRINÁ
    RIAS, SEJA TIDO POR PAGÃO OU PUBLICANO!

    OLIVEIRA – oliveirajustos@gmail.com

  • oliveira disse:

    NA BÍBLIA TEMOS LEIS RELATIVAS E ABSOLUTAS
    SE O PRÓPRIO DEUS ORDENOU FAZER, TER E UTILIZAR-SE DE IMAGENS, É PORQUE
    A LEI SOBRE IMAGENS NÃO É ABSOLUTA E SIM RELATIVA. A IGREJA QUE É COLUNA
    E SUSTENTÁCULO DA VERDADE CONFORME I TIMÓTEO 3,15 ASSIM DEFINIU. PORTAN-
    TO QUEM SEGUE SÓ A BÍBLIA E NÃO A AUTORIDADE DA IGREJA, APENAS SEGUE O-
    BRA E INVENÇÃO HUMANA QUE SÓ PRODUZ: DIVISÃO, SUBDIVISÃO, DIVERGÊNCIAS, DE
    SUNIÃO…..DEUS NÃO HABITA EM BABEL DE CONFUSÃO E ANARQUIA.

  • oliveira disse:

    OLIVEIRA ( oliveirajustos@gmail.com )

    APRENDAM DE UMA VEZ POR TODAS PROTESTANTES: A BÍBLIA É FILHA DA IGREJA, E SENDO ASSIM, A IGREJA TEM AUTORIDADE SOBRE A BÍBLIA NAS QUESTÕES DE: FÉ E
    DECISÕES DOUTRINÁRIAS.
    SE A IGREJA DEFINIU SOBRE: IMAGENS, CELIBATO, PURGATÓRIO, INTERCESSÃO DOS
    SANTOS….ETC. OS CRISTÃOS DEVEM: OUVIR E OBEDECER ÀS IGREJA; CASO CONTRÁ-
    RIO DE ACORDO COM S. MAT. 18,17 A PESSOA INCORRE EM SER TIPO POR PAGÃO E
    PUBLICANO, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA BABEL DE CRENÇAS HUMA
    NAS.

  • Mário disse:

    Protestantes só fazem o que está na bíblia?

    Então me respondam: QUAL O CAPÍTULO E VERSÍCULO QUE JESUS AUTORIZA O HOMEM A FUNDAR IGREJA?

    Reflitam: PARA FUNDAR IGREJA TEM QUE MORRER NA CRUZ E RESSUSCITAR NO TERCEIRO DIA.

    Só Jesus fundou igreja, e sobre Pedro: “Tu és pedra, e sobre esta pedra edificarei a MINHA igreja”.

    Protestantes não sabem nada da igreja de Jesus, a começar por Maria e querem ser a quarta pessoa da santíssima trindade.

    Só esqueceram de avisar a Deus.

    PROTESTANTISMO: CEGOS GUIANDO CEGOS!

    Fiquem em paz!

  • Marcos disse:

    Evangélicos idólatras!!!

  • Ops…vamos começar pelos começos querido colunista isto é se assim podemos le chamar os seus relatos estão bastante equivocados mas isto concerteza é erro de amador porque o senhor nem la estava e querendo um pouco de atenção acabou interpretando tudo errado e por consequenncia mentindo passando uma visão erronea do que aconteceu na arena primeiro eram fotos não imagens como as catolicas de barro ou gesso e em nenhum momento foi adoradas ao contrario das imagens catolicas e outra coisa não condenamos ninguem mas a biblia condena a idolatria que é prestada na igreja catolica que por sinal não é nossa irmã mais velha e lhe digo mais como um meio de comunicação como este tem alguem que se diz profissional e consegui distorcer fatos por acaso nunca ouvistes falar de etica pois meu querido o senhor esta precisando fazer um curso de reciclagem porque esta sua materia não mereci o minimo de credito é ofensiva e desqualificada de um teor nocivo e de baixo nivel
    parabens por esta materia guarde ela no lixxo pois não a lugar melhor

  • Bel e Anderson disse:

    Idolatria pura do homem para o homem. Vergonha !!!

  • Anderson disse:

    Idólatras hipócritas que fazem diferente do que pregam !!!

  • S Nascimento disse:

    Olha tive crise de risos ao ver o comentário, sobre a Bíblia ser filha da Igreja. Outra foi este artigo, não faço parte da AD, porém o colunista precisa voltar aos bancos da escola e rever seu jornalismo chulo e inverídico. Agora queria convidar os que fizeram tamanha declaração sobre imagens estudar os texto em um bom dicionário de grego, mas vamos citar o texto do decálogo como estar na bíblia católica:
    ” Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma daquilo que existe no alto, no céu, ou aqui embaixo, na terra, ou nas águas debaixo da terra. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS, NEM AS SERVIRÁS….” (Bíblia Sagrada de Aparecida, Êxodo 20.4,5 – Editora Santuário Aparecida São Paulo, 2014).

    O vocábulo hebraico traduzido para “imagem esculpida” é pés.sel. A Septuaginta, uma tradução grega antiga, verteu pés.sel pela palavra ei.do.lon, ídolo, a mesma usada no Novo Testamento – 1 Coríntios 10.14; 1 João 5.21.

    A palavra hebraica para figura é te.mu.nah, “aparência, representação, manifestação, semelhança”. Sua ideia básica é de aparência externa, ou seja, uma imagem vista numa visão (Números 12.8; Deuteronômio 4.12,16-18; Jó 4.16; Salmo 17.15). Essa proibição inclui a representação de coisas materiais como homens e mulheres, pássaro, animais terrestres, peixes e corpos celestes – Deuteronômio 4.16 -19.

    Hoje se fala que as pessoas dedicadas a um “santo” é um devoto, e lhe presta devoção. Vamos entender o que é devoção e ser devoto. De acordo com o dicionario da lingua portuguesa devoto é que apresenta excesso de dedicação. Que possui ou demonstra devoção: fiel de voto. Que se refere à devoção ou a esta pertence. Devoção piedade ou sentimento religioso; expressão de adoração a Deus e aos santos através de práticas religiosas. Afeição; dedicação, amor ou afeto demonstrado em relação a: O que se adora ou venera.

    É melhor ser um católico sincero do que ficar escrevendo asneira e denegrindo a imagem dos verdadeiros católicos.

    Por favor publique, já que o senhor se considera um colunista imparcial!

  • Lilian disse:

    A IDOLATRIA EVANGÉLICA ME DÁ NOJO. IDOLATRIA AOS HOMENS.

  • Anderson disse:

    Resposta ao Sr. S Nascimento que disse: “…estudar os texto em um bom dicionário de grego, mas vamos citar o texto do decálogo…”

    Mas não é o evangélico que diz: “Só a Bíblia” ?

    Por esta crença errada, eles recusam as bulas papais, o catecismo da Igreja, as encíclicas e até os concílios da Igreja Primitiva.

    Mas quando interessa, lá vem um crentão com o livro e dvd do pastor e aqui no caso, o sujeito lançou mão até do dicionário feito por homens.

    Vale sempre o que cada crente quiser como sendo verdade.

    Por isto mesmo Lutero disse: “Meu DEUS o que eu fiz ? Um dia serão tantas seitas que nem poderemos contar. Cada cabeça será uma Igreja.”

  • Anderson disse:

    Resposta ao S.Nascimento

    Ele disse: “Olha tive crise de risos ao ver o comentário, sobre a Bíblia ser filha da Igreja.”

    Ora, se S Nascimento teve crise de risos com este comentário, por certo teremos crise de choro ao saber que ele pensa exatamente o contrário de nós, ou seja, para ele a Igreja é filha da Bíblia que surgiu no mundo 350 anos depois que Jesus Cristo fundou sua Igreja na terra.

    Isto sim é uma tragédia.

  • Anderson disse:

    Respondendo ainda ao Sr.Nascimento:

    Ele afirma: “…o colunista precisa voltar aos bancos da escola e rever seu jornalismo chulo e inverídico. Agora queria convidar os que fizeram tamanha declaração sobre imagens estudar os texto em um bom dicionário de grego, mas vamos citar o texto do decálogo como estar na bíblia católica:”

    Nós afirmamos: Ouça a igreja. Quem segue a Bíblia ouve a Igreja. Quem seguem os homens ouve, por exemplo, o pastor ou o Sr.Nascimento.

    E agora sr.colunista ?

    Seguirás S Nascimento ou a Bíblia ?

    O que diz a Palavra de DEUS que o Sr.Nascimento teima em ignorar ?

    “Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.” 1 Timóteo 3,15

    Mas atenção Sr.Colunista: O texto bíblico fala em IGREJA NO SINGULAR. Apenas 01 igreja e certamente esta igreja não é protestante.

    Para quem gosta de dicionários, sem dúvida que irá concordar que SINGULAR SIGNIFICA APENAS UMA.

  • Anderson disse:

    Para que o Sr. S Nascimento tenha a oportunidade de conhecer a verdade, algo que não pode ser encontrado com facilidade no protestantismo, sugerimos que ele verifique o contexto da Igreja Primitiva em relação às imagens que ele condena.

    O artigo sugerido é: https://afeexplicada.wordpress.com/2016/07/12/a-igreja-primitiva-x-protestantismo-imagens/

  • Priscila disse:

    Cristão Protestantes Adorando os percursores da igreja assembleia de Deus?!!!
    Sabia q a mentira da religião errogélica deles, um dia viria a tona!!!!
    ERROGÉLICOS Babilônicos!!!!
    Kkkkk…

  • Mila disse:

    Irmãos em Cristo,
    Por amor a Deus, a si mesmos e ao próximo, parem de discutir religião. Que Deus tenha misericórdia de nós, que nos sentimos no direito de julgar o outro, pois só Deus é juiz, só Ele conhece todos os corações e não cabe a nós julgarmos a nós mesmos, nem aos outros.
    Que cada um guarde a sua fé e combata o bom combate, que não é contra o sangue e contra a carne, mas, contra as forças espirituais do mal. Discutir assim é deixar de dar testemunho de Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é o puro Amor. Que Deus, Nosso Pai, conceda-nos a Graça e a Sabedoria, pela luz de Seu Espírito Santo! Amém. Paz e bem!

  • Anderson disse:

    Se fossemos nós católicos estaríamos sendo acusados de tudo e ouvindo poucas e boas. Viriam aqueles “ungidos” de meia pataca com suas linguas venenosas com todo tipo de blasfêmia e mentiras contra a santíssima mãe de Jesus e contra a Igreja.

  • jordan disse:

    Irmã Mila na fé muito linda suas palavras. Sou católica nunca deixarei de ser nascir e ire morrer nela.Mas os evangélicos que me desculpe mas vcs gostam de pisar demais nas pessoas de outras religiões como nós por exemplo. Por q eles se acham salvo. e não é bem assim. Peçamos mais respeito. Quando colocou a Maria de Nazaré ja foi p zombar com a mãe de Jesus. .

  • José Cadete disse:

    Quem disse que a Assembléia de Deus aderiu o uso de imagens no aniversário centenário,está completamente equivocada.As imagens são de fotos reais dos pioneiros no começo do século 20.Essas imagens não tem nada a ver com as imagens ídolos da Igreja Católica.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *