O escritor Flavio Quintela alertou em recente artigo o perigo da campanha em prol de instaurar um plebiscito para se fazer uma Nova Constituinte. ” Com uma roupagem patriótica, uma comunicação feita nas cores da bandeira brasileira e um apelo à juventude que foi às ruas em junho de 2013, esse movimento tenta viabilizar algo que há muito vem sendo considerado pelo atual governo e por todo o PT como uma peça-chave para a supressão do Estado Democrático de Direito: uma Constituinte para modificar o sistema político brasileiro”. A ideia  foi sugerida pela primeira vez pela própria presidente Dilma Rousseff em seu pronunciamento de 24 de junho de 2013, após as manifestações que ganharam as ruas.

Padre Paulo Ricardo à época lembrou que o mesmo expediente foi utilizado por países que aderiram ao modelo Bolivariano como Venezuela, Equador e Bolívia. O sacerdote explica que o objetivo é fazer o país caminhar para um socialismo similar ao vivido em Cuba.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=VKNG57oqJng[/youtube]

“A substituição da democracia representativa pela chamada “democracia direta” tem sido a forma mais eficiente de corroer o jogo democrático usando suas próprias regras”, exortou Quintela. O movimento é encabeçado  por organizações de esquerda e extrema-esquerda, entre as quais o PT, o PCdoB, a CUT e dezenas de sindicatos.

“A experiência nos diz que é sempre prudente desconfiar de quem quer mudar as regras do jogo. Depois de 12 anos, pela primeira vez a chance de o candidato petista perder é maior que a de ganhar. A população está deixando claro, diariamente, nas ruas, nas redes sociais, nas pesquisas, que não quer mais esse partido tomando conta do país. E é justamente diante dessa revolta, dessa insatisfação, que está sendo proposta uma solução de ruptura, algo projetado e planejado para ser a tábua de salvação de um grupo político que está afundando. Esse plebiscito tem cheiro de golpe. E de golpe estamos cheios”, finaliza.

Conheça alguns dos movimentos que apoiam o Plebicito

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles