O Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA) realiza dos dias 10 a 14 de setembro, a Semana de Prevenção do Suicídio em Fortaleza. No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de Setembro, convida a população de Fortaleza a vestir uma camisa amarela e colocar um balão amarelo em suas janelas, para mostrar seu apoio à prevenção do suicídio.

pravida

No dia 12 de Setembro, inaugura exposição realizada em parceria com o Museu de Arte da UFC (MAUC), que acontecerá dos dias 15 a 19 de setembro. A exposição terá como tema o suicídio e sua prevenção, contando com artes construídas por pacientes atendidos no Programa, materiais informativos, artísticos e mídias relacionados ao suicídio, além de uma perspectiva sobre a trajetória do Programa, que completa 10 anos em 2014.

No dia 14 de Setembro, realizará a 5° caminhada PRAVIDA, às 16 horas, com percurso saindo do Espigão da Praia de Iracema à Praça dos Estressados na Beira Mar, onde serão realizadas atividades de dança, relaxamento, verificação de pressão arterial e teste de glicemia, stands informativos e outros.

O suicídio, o qual pode ser prevenido, foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde como um problema de saúde pública, e é causa de 25 mortes por dia no Brasil. No Nordeste, as taxas de suicídio sofreram um aumento de 130% nos últimos dez anos, e Fortaleza lidera os números, sendo a capital nordestina com as maiores taxas de suicídio.

 Evento: Exposição “Um olhar para a vida” – suicídio e sua prevenção.

Data: 15 a 19 de setembro

Horário: 08-12hrs / 14-16hrs

Local: MAUC – Av. da Universidade, 2854

Evento: CAMINHADA PRAVIDA

Data: 14 de setembro

Horário: 16hrs

Local: Saída do Espigão da Praia de Iracema e Praça dos Estressados

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles