Um incêndio atingiu uma das torres da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Maceió, Alagoas. As causas ainda não foram identificadas mas se cogita que tenha sido um curto-circuito.

maceio7

O Corpo de Bombeiros pediu que a imprensa e curiosos evacuassem o local. O coronel Paulo Marques informou à equipe do Programa “Fique Alerta”  que pelo menos três bombeiros estão feridos e que parte do telhado da torre veio ao chão.

O incêndio começou por volta do meio dia quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. Houve queda da estrutura de madeira e os profissionais já trabalham com o rescaldo, fase final do combate ao fogo.

Dom Antonio Muniz, arcebispo de Maceió, atendeu a imprensa e informou que há pouco tempo a torre passou por reforma. A Igreja continuará funcionando normalmente, salve orientação do Corpo de Bombeiros.

 

Confira algumas imagens:

maceio maceio2 maceio3 maceio4 maceio5

Mais sobre a Catedral de Maceió

O lançamento da primeira pedra processou-se na tarde do dia 22 de julho de 1840.

Em 20 de dezembro de 1859, o Visitador Diocesano Côn. Afonso de Albuquerque procede à bênção do majestoso templo.

No dia 31, após Missa solene, o Visitador Diocesano benze a nova imagem da Padroeira, imponente escultura, ofertada pelo Barão de Atalaia. À tarde, sua majestade D. Pedro II transpõe os umbrais do templo. Com notas vibrantes é entoado o hino de ação de graças.

O Pároco de Maceió, quando da inauguração da nova Matriz, era o Côn. João Barbosa Cordeiro, cujo nome está ligado à principal obra de assistência hospitalar de nossa capital, o Hospital de Caridade, depois Santa Casa de Misericórdia, que ele idealizou e fundou em 1851.

O Decreto de 02/07/1900, do Papa Leão XIII, criava a Diocese de Alagoas e, conjuntamente, elevava à dignidade de igreja episcopal e Catedral, a Matriz de Maceió, nela instituindo a sede episcopal para aquele que deveria ser chamado bispo de Alagoas“.

 

Imagens: reprodução do programa Fique Alerta.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles