Renato Oliveira tem 21 anos, é autônomo, mora em Itapecerica da Serra e considera-se um cidadão comum, como o são milhares de brasileiros. Mas de uma hora para outra  o jovem tornou-se conhecido para uma multidão. Motivo: ao participar de um Programa do Jô (Rede Globo) cortou o silêncio da plateia com um sonoro “Viva Bolsonaro”.

renato

Neste dia, como de costume, Jô Soares discutia alguns temas com convidadas do Programa no quadro “Meninas do Jô” . A pauta da vez foi o  caso Bolsonaro, onde o parlamentar é acusado de incitar o crime de estupro. O apresentador mostrou-se surpreso com a intervenção do rapaz e logo quis desqualificá-lo. “Quem é que gritou esse absurdo”, perguntou o Gordo.

Um pouco acanhado, tímido, mas resoluto, Renato  ergueu a mão e assumiu,”eu”. E explicou: “Eu entendi o que ele  quis dizer. Eu acredito que o Bolsonaro, sendo autor de um Projeto de Lei para castração química de um estuprador e [favorável] em aumentar essa pena ele não quis fazer apologia ao estupro. Eu acredito que tenha um contexto a fala dele por isso a manifestação”.

As convidas do Jô balbuciam algumas coisas criticando a opinião do rapaz e o apresentador quis arrematar o episódio com uma crítica ferina a Renato. “Olha, eu já ouvi muita bobagem na minha vida, mas essa supera a do Bolsonaro”. As palavras são acompanhadas na edição por  um close de “nojo” por parte das jornalistas presentes.

Mas o episódio não se encerrou  com o programa, prosseguiu na  internet. O rapaz tornou-se a nova sensação entre os defensores da liberdade da expressão. O blog conversou com o  Renato por e-mail. Ele contou que  “não pôde argumentar da maneira que gostaria, mas valeu a interferência”.

Um dos quadros do Facebook Menino do Jô.

Um dos quadros do Facebook Menino do Jô.

Após a gravação, Renato  recebeu o apoio de outros jovens. “Acredito que o medo do todo podo poderoso Jô Soares  e da toda poderosa Rede Globo impediu muitos de falarem, mas sei que muitos ali concordaram comigo“, comentou.

Renato  criou a página “Menino do Jô”, que já obteve mais de 2 mil curtidas; também criou canal no Youtube com o mesmo nome e um outro perfil pessoal, pois o primeiro lotou se apoiadores. “Será mais uma ferramenta nessa luta, lá postarei ideias e manifestos”, descreve.

Um dia depois  do programa, o deputado Jair Bolsonaro gravou um vídeo agradecendo a Renato. “Você demonstrou caráter e personalidade”, elogiou  o parlamentar. “Fiquei feliz pelo vídeo do deputado, estou muito agradecido por saber que não estou sozinho”, disse o rapaz.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=poeLcK1K9Q4[/youtube]

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles