A palavra do Reitor, de diretores e Missa votiva ao Espírito Santo presidida pelo Arcebispo de Fortaleza marcaram a abertura do ano letivo da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) nesta quarta-feira, dia 4.

3

Arcebispo de Fortaleza concelebra missa com padres formadores.

Padre Evaristo Marcos, Diretor Acadêmico da instituição apresentou os novos alunos. Do Curso de Propedêutico são 34, sendo 24 oriundos da Arquidiocese de Fortaleza. O sacerdote que também é doutor em Teologia informou que o Curso de Teologia da casa está com o currículo revisado. “A experiência já começa com os alunos do primeiro ano”, disse.  Outra novidade é a implantação de um serviço de atendimento aos alunos cuja responsável será a psicóloga e professora Lisieux Rocha.

As palavras de incentivo e desejo de um ano letivo de sucesso foram proferidas pelo Magnífico Reitor Antonio Almir Magalhães de Oliveira. “É uma alegria para nós fazer a retomada do papel desta casa com a presença de todos”, felicitou. De acordo com informações do Reitor a casa conta atualmente com 492 universitários matriculados. “É um número significativo diante dos cursos oferecidos e público alvo”, avaliou.

5

Instituição conta com mais de 400 alunos.

Ao portal da FCF Pe. Almir Magalhães falou sobre a importância da FCF como instituição que há 150 anos mantém a tradição de formar filósofos e teólogos. “Nosso grande serviço é poder oferecer à sociedade e aos agentes de pastoral através da filosofia e da teologia a possibilidade de dares as razões de sua fé como orientava São Pedro em sua carta”.

Missa com o Arcebispo

Dom José Antonio

Dom José Antonio

 Junto ao corpo docente e discente da Instituição o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, que é também o chanceler da FCF, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a Celebração Eucarística votiva ao Espírito Santo. “Em meio ao mundo acadêmico qual deveria ser a diferença  de uma Faculdade Católica? Seria de iluminar  pelo Espírito Santo para poder reconhecer a verdade que ele nos revela  e ela servir”, disse o Arcebispo em um trecho de sua homilia.

 Mais sobre a Faculdade Católica de Fortaleza

11

Professores e corpo administrativo da Instituição estiveram presentes na abertura do ano letivo.

A Faculdade Católica de Fortaleza, continuadora da missão do Seminário da Prainha que oferece Ensino Superior em Filosofia e Teologia desde 1864, é hoje uma Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e quer ser presença na vida Acadêmica na Igreja e na Sociedade. A FCF atualmente oferece dois cursos de graduação, Bacharelado, em Filosofia e Teologia, além de cursos de pós-graduação e extensão. 

 Propedêutico 

10

É na Faculdade Católica de Fortaleza que os 24 alunos do Seminário Propedêutico estudam. Trata-se de um curso preparatório para o vestibular dos cursos de Filosofia e Teologia. A turma está sob a responsabilidade do Reitor Rafhael Maciel e conta com a coordenação acadêmica da professora Raphaela Cândido.

Confira mais imagens:

1

Prof. Pe. Ms. Antonio Almir Magalhães de Oliveira, Reitor da FCF

4

Dom José Antonio e Padre Rafhael Maciel.

6

Prof. Dr. Pe. Francisco Evaristo Marcos, Diretor Acadêmico.

2

Dom José Antonio

9

Profa. Dra. Celeste Sousa, Coordenadora do Curso de Filosofia

 

Fotos: Antonio Marcos

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles