A evangelização e a alegria de proclamar o Evangelho serão os principais assuntos tratados durante o Fórum Shalom 2015. O evento terá entre os palestrantes Dom Murilo Krieger, eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Ele é arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil. 

Dom Murilo Krieger participa de evento em Fortaleza no início de Maio.

Dom Murilo Krieger participa de evento em Fortaleza no início de Maio.

O Fórum receberá ainda os arcebispos de Granada (Espanha), Dom Javier Martínez e de Fortaleza (Ceará), Dom José Antonio Tosi. O evento acontecerá de 1° a 3 de maio no Centro de Eventos do Ceará.

“Eu me interessei pelo tema: a alegria do Evangelho, que tem sido um tema central do Papa Francisco. Para todos nós será um momento de especial riqueza encontrar tantos jovens dispostos a descobrir o núcleo do Evangelho: a alegria. Jesus deixou claro que Ele nos dava a alegria, fruto de sua vitória sobre o pecado e sobre a morte“, destacou Dom Murilo Krieger.

O fundador e a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, trarão testemunhos de evangelização na prática de missionários. “O evento é para todos os que queiram entrar nesse movimento evangelizador, especialmente aqueles que querem exercer um protagonismo maior na evangelização, querem testemunhar com sua vida e seu engajamento na Igreja o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou Gabriella Dias, assistente apostólica da Comunidade e responsável pelas ações de evangelização da Comunidade.

 Evangelii Gaudium 

Durante as palestras magnas da manhã, será debatida a encíclica do papa Francisco “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”. Gabriella Dias explicou que o tema foi escolhido como uma resposta ao apelo do Papa Francisco de evangelizar com alegria. “O Papa escreveu a Evangelii Gaudium e pediu à Igreja e à Comunidade, em um encontro com o Moysés, que trouxesse no coração a alegria do Evangelho”.

Evento de formação acontecerá no Centro de Eventos.

Evento de formação acontecerá no Centro de Eventos.

O Fórum se inicia às 8h com o acolhimento, um momento de celebração e as palestras magnas proferidas pelos bispos. Dom José Antonio abrirá as palestras no dia 1° de maio; Dom Javier Martínez será o palestrante do dia 2 e Dom Murilo Krieger estará no dia 3. Além disso, contará com a participação de Moysés Azevedo e Emmir Nogueira.

De acordo com Gabriella Dias, o tema traz uma sabedoria de Deus para a Igreja. “A Evangelii Gaudium é a grande sabedoria de Deus para a Igreja e para os homens desse tempo. Um tema central é a misericórdia. São João Paulo II dizia que o homem de hoje será evangelizado pela misericórdia”, destacou. Também haverá sacerdotes disponíveis para o sacramento da reconciliação.

 Workshops

A programação da tarde é composta por nove workshops; serão três a cada tarde. Depois da explanação, haverá uma oficina prática sobre o tema. “É uma oportunidade de ouvir sobre o tema e aplicá-lo de forma prática”, explicou. Cada workshop terá um livro de apoio que o participante poderá adquirir para participar melhor e aprofundar o assunto depois. A programação se encerra com a Santa Missa celebrada pelo arcebispo pregador.

Gabriella Dias ministrará um dos Workshops

Gabriella Dias ministrará um dos Workshops

No dia primeiro de maio os temas serão “Combate Espiritual” com padre João Wilkes, “Oração e uso de carismas” com padre Antonio Furtado e “Vida de Oração” com Emmir Nogueira. O segundo dia da programação trará os workshops “Pescadores de Homens”, que tratará da evangelização pessoa a pessoa com Gabriella Dias. O padre Sílvio Scopel falará sobre “Acompanhamento Pessoal” e Wilde Fábio sobre “Evangelização através das artes”. 

No dia 3 de maio, padre João Wilkes tratará de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falarão sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” é o tema do workshop ministrado por João Bala.

 Serviço

Fórum Shalom

Onde: Centro de Eventos do Ceará

Quando: 1 a 3 de maio a partir das 8h

Inscrições: www.comshalom.org/forum

Informações: (85) 3295.4583

Com informações da Assessoria de Imprensa Shalom

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles