Foi divulgada nesta segunda-feira, dia 28, a mensagem do Papa Francisco para a XXX Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2016, na Cracóvia. O evento que reúne jovens de todo o mundo traz como tema “Bem aventurados os puros de coração porque verão a Deus”, numa sequência de meditação que Sua Santidade vem fazendo com os jovens nos últimos dois anos.
O Papa inicia escrevendo sobre a felicidade. “Deus colocou no coração de cada homem e de cada mulher um desejo irreprimível de felicidade, de plenitude”, explica. O pecado, continua Francisco, desorientou o homem nesta busca de saciar sua sede de infinito. “A ‘bússola’ interior, que os guiava na busca da felicidade, perde o seu ponto de referência e as seduções do poder e do ter e a ânsia do prazer a todo o custo precipitam-nos no abismo da tristeza e da angústia”.
No passo seguinte o pontífice conduz os jovens a entender que a felicidade verdadeira brota da pureza de coração. “Se é necessária uma atenção salutar para com a salvaguarda da criação, a pureza do ar, da água e dos alimentos, com maior razão ainda devemos salvaguardar a pureza daquilo que temos de mais precioso: os nossos corações e as nossas relações. Esta ‘ecologia humana’ ajudar-nos-á a respirar o ar puro que provém das coisas belas, do amor verdadeiro, da santidade“.
Francisco convida os jovens a descobrir a beleza da vocação humana para o amor e faz uma exortação: “a rebelar-vos contra a tendência generalizada de banalizar o amor, sobretudo quando se procura reduzi-lo apenas ao aspecto sexual, desvinculando-o assim das suas características essenciais de beleza, comunhão, fidelidade e responsabilidade”.
O santo padre finaliza a mensagem confiando a Jornada Mundial da Juventude a São João Paulo II e à Virgem Maria. “O Santo Pontífice, Padroeiro das JMJ, interceda pela nossa peregrinação rumo à sua Cracóvia. E o olhar materno da Bem-aventurada Virgem Maria, a cheia de graça, toda bela e toda pura, nos acompanhe neste caminho”.