Chegou nesta manhã de sexta-feira, dia 27, da Santa Sé, a nomeação de padre Rafhael Silva Maciel como Missionário da Misericórdia, um serviço instituído pelo Papa Francisco para o Ano da Misericórdia que terá início dia 8 de dezembro. O Pontifício Conselho para a Nova Evangelização é quem está cuidando deste serviço.

Padre Rafhael Maciel.

Padre Rafhael Maciel.

“Recebi a nomeação com imensa alegria e responsabilidade”, declarou padre Rafhael, que é sacerdote da Arquidiocese de Fortaleza. Dia 9 de fevereiro o padre participará de um encontro com os demais Missionários da Misericórdia com o Papa Francisco, em Roma. No dia seguinte, que será a Quarta-Feira de Cinzas, eles serão “enviados” em missão pelo Romano Pontífice.

Os Missionários da Misericórdia “Serão um sinal da solicitude materna da Igreja pelo povo de Deus, para que entre em profundidade na riqueza deste mistério tão fundamental para a fé”, descreve o Papa Francisco na Bula de Promulgação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus (Rosto da Misericórdia).

padre Rafhael 4

O santo padre esclarece que estes Missionários “serão sobretudo sinal vivo de como o Pai acolhe a todos aqueles que andam à procura do seu perdão”. A referida Bula ainda orienta que “Organizem-se, nas dioceses, ‘missões populares’, de modo que estes Missionários sejam anunciadores da alegria do perdão”.

Também foram nomeados Missionários da Misericórdia Monsenhor Acúrcio de Oliveira Barros, Diocese do Crato e os sacerdotes da Comunidade Shalom Padre Antonio Furtado, padre Almeida Neto, padre Denys Lima e padre Livandro Monteiro.

Notícia recebida em um dia especial

Padre Rafhael Maciel destacou a data em que recebeu a nomeação. “Hoje [27 de novembro] é dia de Nossa Senhora das Graças, data muito especial na minha vida. Nossa Senhora das Graças acompanha-me em toda a minha história a começar pelas minhas três tias-avós, Irª. Irene, Irª. Vivência e Irª. Clemência de Oliveira que foram freiras da Ordem das Filhas de Caridade, de São Vicente, propagadoras por excelência desta devoção; Meu estágio diaconal foi em uma paróquia dedicada à Nossa Senhora das Graças, em Pindoretama (CE) e duas Equipes de Nossa Senhora que acompanho, também estão bob o patrocínio desta titulação de Nossa Senhora”, comentou o padre na Missa presidida no Seminário Propedêutico onde é reitor.

Abertura da Porta Santa em Fortaleza

O Ano Santo tem início na Festa da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, e uma semana depois o Papa Francisco presidirá a abertura da Porta Santa. Por determinação do santo padre, todas as Dioceses deverão também celebrar a abertura da Porta Santa. Em Fortaleza, a celebração será dia 13 de dezembro, às 10h, na Catedral Metropolitana.

Mais sobre Padre Rafhael Maciel

Histórico Pastoral:

– 04/01/2006 a 10/01/2007 – Provisão Diaconal – Áreas Pastorais de Pindoretama e Tapera;

– 10/01/2007 – Provisão de Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres, em Caucaia-CE até 03/01/2008;

– 03/01/2008 Vice-Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider até 02/01/2010;

– 02/01/2010 – Provisão de Diretor Espiritual do Seminário Arquidiocesano São José de Teologia até 06/12/2010;

– 06/12/2010 – Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider da Arquidiocese de Fortaleza

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles