Hoje é dia de são Francisco de Assis, santo que empreendeu uma verdadeira revolução na Igreja Católica. Em seu  tempo, a instituição se perdia pelo desejo de poder e vida desregrada de alguns membros.

Como bom filho da Igreja, Francisco não saltou fora da barca, ao contrário, seguiu o apelo divino e operou – sem o saber – uma grande transformação que ainda se faz sentir mais de 800 anos.

Foi Francisco que fez o primeiro presépio, foi o criador do primeiro ostensório (custódia) e da fraternidade que  mostrou à igreja e ao mundo um novo modo de viver pautado na pobreza e no amor fraterno.

Em tempos marcados pela teoria da prosperidade, o ensinamento de Francisco parece obsoleto. Perde quem não vive esta descoberta. Pobreza no sentido de abandono em Deus, à sua vontade e até mesmo do despojamento de bens  supérfluos.

O ensinamento de Francisco nos põe na contramão dos testemunhos que associam a felicidade com o acúmulo de bens. Ele sendo rico desfez-se de sua pompa para viver como pobre, entre os pobres. Deixou-nos um legado incalculável.

Em agosto de 2011 tive a oportunidade de conhecer a terra de Francisco, a pequena Assis que cravada entre os montes conserva os traços arquitetônicos dos tempos medievais no qual vivera este grande homem.

A Basílica, o túmulo de Francisco, as relíquias, tudo inspira oração, santidade, mudança de vida. Faz par com o pobrezinho de Assis Clara de Assis, santa e generosa no sim a Deus. Realmente, é uma experiência indescritível visitar estes lugares santos que nos renovam o ímpeto e desejo de Deus.

Planície de Assis

Portal de entrada de Assis

Altar dedicado à Virgem Maria na Basílica maior de Assis

 

 

 

 

Quarto onde faleceu viveu e faleceu santa Clara de Assis

Titular do blog e a o fundo a Basílica de santa Clara

Vista da Basílica Maior de longe

Vista de cima da Basílica de São Francisco                                                                   Texto escrito originalmente em 4 de outubro de 2011

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles