Foi criada durante a 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil a Sociedade Ratzinger do Brasil (SRB). Um dos fundadores é o cardeal arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer, que falou sobre a nova instituição à Rádio Vaticana.

Papa emérito Bento XVI.

“Esta sociedade foi criada à semelhança de iniciativas similares que existem em outros países. O objetivo é o estudo, tradução e divulgação das obras do Papa emérito Bento XVI, cardeal Ratzinger”, explica o cardeal da maior Arquidiocese do país.

Dom Odilo conta que a Sociedade pode se expandir à medida que houver a procura de novos membros e a principal finalidade é a tradução de “Joseph Ratzinger Opera Omnia”, ou seja, tradução inteira da obra do filósofo e teólogo Ratzinger. “Não queremos esperar cinquenta anos ou mais para traduzir estas obras, queremos já a partir de agora”.

Dom Odilo Scherer é um dos fundadores da Sociedade Ratzinger do Brasil.

Integra o conselho diretor da Sociedade: Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP); dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS); Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida (SP); Cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ); dom Murilo Sebastião Krieger, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador (BA) e dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP).

Fundação vaticana

No Vaticano, há uma instituição semelhante, a Fundação Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI. Presidida pelo Pe. Federico Lombardi, ex porta-voz do Papa Francisco, e tem como conselheiros o responsável pela Prefeitura Apostólica do Vaticano e secretário particular do Papa Emérito, o arcebispo Georg Gänswein; o padre salvatoriano Stephan Otto Horn, ex aluno e assistente universitário de Joseph Ratzinger na Alemanha e responsável pela sua obra; e o padre salesiano, diretor da Libreria Editrice Vaticana, Giuseppe Costa.

Com informações da Rádio Vaticana e portal da CNBB 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles