Uma fake news (notícia falsa) circula nos principais veículos de comunicação do país dando conta de que o Papa Francisco havia enviado um Terço ao ex-presidente Lula,  que se encontra encarcerado na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

O site oficial do Vaticano para a língua portuguesa – Vatican.News – emitiu uma nota esclarecendo que o advogado argentino Juan Gabrois tentou fazer uma visita a Lula, mas a título “PESSOAL” e não como enviado pelo pontífice, como as reportagens dão a entender.

A nota ainda esclarece que a partir da entrevista concedida pelo advogado na frente do prédio  da PF, ele não “afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas ‘ABENÇOADO’ pelo Papa”.

Outro erro reproduzido pelos veículos de comunicação foi que Gabrois integra o Pontifício Conselho Justiça e Paz. Uma mentira, já que o organismo foi extinto. O advogado afirma que já foi membro, mas apenas na esfera da consultoria.

Em tempos de combate às Fake News, os veículos de comunicação cometeram um erro crasso. Por sua vez, as agências de checagem de notícias falsas mantiveram silêncio sobre o boato disseminado como vetdadeiro  em praticamente todos os portais de notícias  considerados tradicionais.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento

 

Nota de esclarecimento:

Em mérito às notícias circuladas sobre o suposto envio de um Terço pelo Papa Francisco ao ex-presidente Lula, esclarecemos que o advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, tentou fazer uma visita – a título PESSOAL – ao ex-presidente, tendo após a tentativa infrutífera, concedido uma entrevista diante do prédio da Polícia Federal em Curitiba. Na entrevista – e nos ativemos a ela – EM NENHUM MOMENTO Grabois afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas “ABENÇOADO” pelo Papa.

Tagged in:

, ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles