O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce renovou parceria com a Paróquia da Sagrada Família, em Ocara, para a coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Neste ano, o dia da coleta será 26 de abril, durante todo o dia no Centro de Pastoral da Paróquia.

Ocara receberá caravana do Hemoce dia 26 de abril.

A parceria acontece desde 2005 e já arrecadou neste período 1757 doações e 114 cadastro de doadores de medula óssea. Vale lembrar que cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. “Além das bolsas de sangue que coletamos esta ação nos deixa felizes por ser um trabalho de conscientização da população sobre a importância da doação de sangue”, destaca Nágela Lima, do Núcleo de Captação de Doadores do Hemoce.

A Paróquia da Sagrada Família, sob os cuidados do pároco padre Aurênio Azevedo Pereira,  com suas 41 comunidade já estão sendo mobilizadas para o grande dia de solidariedade. Convites nas missas e outras ações  motivam  a população em geral sobre a coleta de sangue no dia 26.

PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO: 

– Estar saudável
– Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Pesar acima de 50kg
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
– apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.

ATENÇÃO: Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar. O Hemoce disponibiliza em seu site o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS que deve ser apresentado para autorização da doação dos jovens nesta faixa etária.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles