Na entrevista concedida no vôo de retorno à Roma de sua viagem apostólica para a  Bulgária e Macedônia do Norte, o Papa Francisco descartou a ordenação de diaconisas.

Papa Francisco.

Em 2016 foi criado um grupo de estudos para o tema. O Romano Pontífice disse aos jornalistas  que não se conseguiu comprovar a existência de ordenação de mulheres na Igreja Primitiva, logo, esta realidade não irá acontecer.

Confira a pergunta e a íntegra da resposta do santo padre.

Joshua McElwee, do National Catholic Reporter: na Bulgária o senhor visitou uma comunidade ortodoxa que cultivou uma tradição de ordenar mulheres diáconas para proclamar o Evangelho. Dentro de poucos dias, o senhor encontrará a União Internacional dos Superiores Gerais: o que o senhor aprendeu do relatório da Comissão sobre o ministério das mulheres nos primeiros anos da Igreja? O senhor tomou alguma decisão sobre o diaconato feminino?

Foi criada a Comissão, trabalhou por quase dois anos. Eram todos diferentes, todos pensavam diferente, mas trabalharam juntos e se colocaram de acordo até um certo ponto. Cada um deles, depois, tem a própria visão, que não concorda com a dos outros e ali pararam como Comissão. Sobre o diaconato feminino: há uma maneira de concebê-lo não com a mesma visão do diaconato masculino. Por exemplo, as fórmulas de ordenação diaconal encontradas até agora, não são as mesmas para a ordenação do diácono masculino, e se assemelham ao que seria hoje a bênção abacial de uma abadessa. Este é o resultado. Outros dizem que não, esta é uma fórmula diaconal … Havia diaconisas no começo. Mas a delas era uma ordenação sacramental ou não? Elas ajudavam. Por exemplo, na liturgia dos batismos, que eram por imersão, quando uma mulher era batizada, as diaconisas ajudavam … Mais tarde foi encontrado um documento onde se via que as diaconisas eram chamadas pelo bispo quando havia uma disputa matrimonial pela dissolução do matrimônio. As diaconisas eram enviadas para observar as contusões do corpo da mulher espancada pelo marido. Mas não há certeza de que a delas fosse uma ordenação com a mesma forma e com a mesma finalidade que a ordenação masculina. Alguns dizem: existe a dúvida. Vamos continuar estudando. Mas até este momento não vai [ndr – não se chegou a uma conclusão]. Depois é curioso que onde havia diaconisas era quase sempre uma área geográfica, especialmente a Síria … Todas essas coisas recebi da Comissão, foi feito um bom trabalho e isso pode servir  para ir em frente e dar uma resposta definitiva sobre “sim” ou sobre “não”. Agora ninguém diz isso, mas alguns teólogos, há 30 anos, diziam que não havia diaconisas porque as mulheres estavam em segundo plano na Igreja, e não somente na Igreja. Mas é curioso: naquela época havia tantas sacerdotisas pagãs, a sacerdócio feminino nos cultos pagãos estava na ordem do dia. Estamos neste ponto e cada um dos membros está estudando sua tese.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles