Entra em vigor a partir deste Pentecostes os estatutos do  CHARIS , organismo criado pelo Papa Francisco. “Este  novo serviço  inaugura uma nova etapa para a Renovação Carismática Católica Internacional”, afirmou Pe. Alexandre Awi Mello, Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ao portal Vatican.news. “Acredito que depois de Pentecostes essa novidade se manifestará cada vez mais claramente. Deve-se destacar também que CHARIS não é um organismo de governo, mas um Serviço de Comunhão, de acordo com a vontade explícita do Santo Padre”, esclareceu.

Imagem do retiro de carnava Renascer durante momento de louvor.

Jean-Luc Moens, primeiro moderador do organismo destaca o tripé enfatizado pelo CHARIS:  a difusão do Batismo no Espírito Santo, a unidade dos cristãos, o serviço aos pobres. “Estas dimensões estão a serviço da evangelização, à qual a Renovação está chamada pelo Santo Padre e com a qual está comprometida”, enfatizou.

Jean-luc Moens, primeiro moderador do CHARIS.

“A difusão do Batismo no Espírito pode não parecer algo novo. Isso é o que a Renovação Carismática tem feito desde o seu nascimento. Mas, o que há de novo, realmente novo? Que hoje o próprio Papa pede que se conheça o Batismo no Espírito Santo em toda a Igreja. Ele pediu isso em várias ocasiões de uma maneira muito clara. Este é um novo passo para a Renovação Carismática, um desafio que se deve realizar a serviço da Igreja universal”, explicou Moens.

Gabriella Dias, membro do CHARIS, representando os carismáticos de língua portuguesa.

O CHARIS é composto por um moderador e 18 conselheiros das mais diversas nacionalidades. Representando os carismáticos da língua portuguesa foi escolhida Gabriella Dias, consagrada da Comunidade Católica Shalom, atualmente residente em Aquiraz, no Governo Geral da instituição. “Nós cremos que essa iniciativa do Santo Padre gerará um novo impulso na missão comum que todas essas expressões eclesiais carismáticas abraçam. Aquela de compartilhar com todos na Igreja o batismo no Espírito Santo”, disse Gabriella Dias ao portal Comshalom.

As primeiras atividades do novo organismo acontecem no Vaticano. Nos dias 6 e 7 de junho é realizada uma conferência mundial de líderes servidores da Renovação Carismática na Sala Paulo VI. Estima-se a presença de .  500 líderes de todo o mundo. No sábado 8 de junho, também na Sala Paulo VI, se terá  a presença do Papa Francisco. “Vamos escutá-lo e orar com ele por um novo Pentecostes”, disse Moens. Os novos membros ainda participarão da Vigília de Pentecostes preparada pela diocese de Roma na Praça de São Pedro.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles