Rede Mundial de Oração pelo Papa é um serviço ligado ao Apostolado da Oração, movimento da Igreja Católica que existe há 175 anos, cuja missão é basicamente rezar com/e pelo Romano Pontífice, através de intenções comuns. O Papa Francisco passou a gravar mensalmente um pequeno vídeo reforçando o foco de oração daquele período. O último, referido a julho, é uma exortação acompanhada de preces pela “integridade da justiça”.

Papa Francisco publica vídeo rapidamente sua mensagem é sequestrada por militantes.

A publicação do vídeo deste mês, destinado aos operadores da justiça,  foi o suficiente para espalharem pelo Brasil que o Papa Francisco estaria dando uma indireta a juízes ligados a Lava Jato.  Uma acinte já que o tema mensal é escolhido com, no mínimo,  um ano de antecedência, como se pode verificar no link https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2019/7 . O temário dos próximos meses já está disponibilizado no site do Apostolado. Em dezembro, por exemplo, o Santo Padre pedirá orações pelo “futuro dos mais jovens”.

No vídeo o Papa  pede para rezar pelos magistrados, juízes e advogados que administram a justiça em todo o mundo, a fim de que possam trabalhar com integridade e respeitar a dignidade humana, sem interesses pessoais egoístas ou agendas ocultas, num contexto de transparência e imparcialidade. “Dos juízes dependem decisões que influenciam os direitos e os bens das pessoas. Sua independência deve ajudá-los a serem isentos de favoritismos e de pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar”, pontua Francisco em dos trechos do vídeo.

O jornalista Glenn Greennwald, protagonista do vazamento de  supostas  conversas entre operadores da justiça ligados a maior operação de combate à corrupção do país, foi um dos primeiros a sequestrar o discurso do Papa Francisco. “Eu mal posso acreditar no que estou vendo. Muito bem falado e muito bem feito. Obrigado, @Pontifex_pt. Espero que os defensores do @SF_Moro que ainda restam ouçam e compreendam”, escreve o Glenn em seu Twitter. Não foram poucos os seguiram o caminho do jornalista militante, editor do site The Intercept.

A jornalista Mirticeli Dias, especialista em Vaticano, parece ir ao ponto no comentário bem humorado sobre a repercussão, no Brasil,  do vídeo do Romano Pontífice. “Gente, brasileiro oscila entre espírito de vira-lata e espírito de importância. A última é achar que Papa Francisco vive mandando indireta para o Brasil. Ele, o chefe da igreja UNIVERSAL, se preocupando 24 horas com nossos paranauês tupiniquins. Só na cabeça de gente sem noção mesmo”.

Além de líder de um rebanho numeroso, espalhado nos cinco continentes, Papa Francisco é Chefe de Estado, assessorado por diplomatas que sempre buscam o caminho do diálogo, mesmo em nações onde a Fé Católica é perseguida como na China e Cuba. O Papa não iria usar um espaço dedicado à oração para passar indireta.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles