O Blog Ancoradouro conversou com o idealizador da Escola Ratzinger, lançada este mês no Brasil, o professor Rudy Albino de Assunção, doutor especialista na Teologia no Magistério de Bento XVI, Papa emérito.  “A Escola Ratzinger é uma iniciativa estritamente pessoal. Ela é resultado de anos de trabalho dedicados ao pensamento do teólogo J. Ratzinger e, depois, do Papa Bento XVI. Há sete anos – pelo menos – estou publicando artigos e livros sobre ele. Em comunhão com a minha esposa cheguei a conclusão que era hora de reunir num só lugar o registro de todos os trabalhos que realizei, também na esperança que o site Escola Ratzinger se torne uma fonte de conhecimento sistemático sobre o nosso amado Papa Emérito”, disse o professor.

Professor Rudy Albino  de Assunção é o criador da Escola Ratzinger.

A preparação para por o site no ar começou há alguns meses. “Amadurecemos o nome da Escola, o logotipo, as partes do site. Preocupava-nos que fosse didático, objetivo, esteticamente interessante. As três últimas semanas foram de intenso trabalho e nelas o site começou a tomar forma e a ganhar vida”, conta. Rudy afirma que os visitantes e os assinantes  da Escola Ratzinger, em breve, terão acesso de aprofundamento  na trajetória intelectual do teólogo alemão, artigos dele sobre Ratzinger, acadêmicos, sobretudo, mas também textos mais curtos, uma pequena biblioteca virtual com textos sobre Ratzinger em diversos idiomas e uma seleção de vídeos especiais sobre o  autor de fontes diversas.

Professor Rudy Assunção com a família em visita ao Papa Emérito Bento XVI.

O professor, que já teve encontros pessoais com Ratzinger, explica:  inicialmente, a Escola Ratzinger é um site com a finalidade de ‘ensinar’ a teologia e o magistério de Bento XVI por meio de vídeos gratuitos e cursos virtuais exclusivos. Este é o nível virtual do meu trabalho. Mas a Escola Ratzinger pretende ser uma iniciativa itinerante, que leve cursos presenciais para instituições e grupos diversos interessados no escopo da Escola.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles