“Uma criminosa falta de respeito!”. Foi assim que a Paróquia Menino Jesus, em Maracanaú, classificou a derrubada do muro da Capela de Nossa Senhora das Graças, na Ceasa, em sua página no Facebook. “A construtora das obras de alargamento do Anel Viário demoliu o muro inteiro de frente da capela sem o consentimento e autorização da Igreja. A paróquia não recebeu nenhum documento da parte do Governo que a capela seria indenizada”, publicou a instituição.
A construção do novo viaduto naquela região tem acarretado grandes mudanças no entorno do Anel Viário, em Maracanaú. Há pelo menos dois anos, com o projeto em andamento, uma das áreas mais afetadas tem sido onde está localizada a Capela de Nossa Senhora das Graças, conhecida popularmente como “Capela da Ceasa”, isto por estar localizada nas proximidades do centro de distribuição de frutas e verduras, uma das Igrejas mais antigas da região, com 70 anos de fundação.
Uma das alças do futuro viaduto será construída na lateral da Igreja, o que tornaria o acesso a ela extremamente perigoso, a ponto de ser inviável. O acordo feito com o administrador da Paróquia, à qual pertence a Capela, seria de construir uma réplica do prédio em outro lugar, escolhido posteriormente. Entretanto, na tarde desta quarta-feira, dia 28, foi constatado que a construtora, mesmo sem o consentimento e a entrega de documentação, realizou a derrubada do muro da Capela.
Palavra do Governo do Estado
A Superintendência de Obras Públicas (SOP) esclarece que, durante a movimentação de máquinas para instalação do viaduto da CE-060 no entroncamento com o Anel Viário, parte do muro da capela cedeu. Por motivos de segurança, para evitar que o restante da estrutura fosse comprometida com a vibração dos equipamentos e oferecesse riscos, foi feita a remoção dos destroços.
A Superintendência busca contato com responsáveis pelo local.
O Consórcio Souza Reis Jurema Geosistemas, construtor da obra, informou que a pessoa responsável não poderia atender no momento da ligação.
Notícia atualizada.
O muro nao cedeu coisa nenhuma,essa informacao está incorreta,todos os dias vou na igreja alimentar os gatos que sao muitos e ninguém falou aqui,não deixa de ser mais um problema para o governo resolver.Queremos um lugar pra onde levar os animais,um abrigo.O muro estava sem rachaduras todas as grades no seu lugar,tudo sem problema, quem passou essa informação está muito equivocado.