Dos nove feriados nacionais  prolongados em 2020, 5 são de origem Católica. Paixão de Cristo (10/4), Corpus Christi (11/6), Nossa Senhora Aparecida (12/12), Dia de Finados (2/11) e Natal do Senhor (25/11) cairão em segundas, quintas e sextas-feiras. No Ceará ainda é feriado de origem religiosa o 19 de março, dia de São José, patrono do Estado e, em Fortaleza, dia 15 de agosto, data em honra à padroeira da capital, Nossa Senhora da Assunção.

Datas fazem referência aos mistérios da vida de Cristo e seus desdobramentos.

As datas fazem referência aos mistérios da vida de Cristo e seus desdobramentos. Na Paixão de Cristo se recorda a entrega do Salvador pela humanidade, recordando sua morte em uma sexta-feira. A Festa do Corpo de Cristo é sempre celebrada 60 dias após o Domingo de Páscoa e relembra para o fiel, a Instituição da Eucaristia pelo próprio Cristo.

O Dia de Finados encontra seu sentido na tradição cristã de se oferecer orações pelos mortos. No século XI, alguns papas como Silvestre II e João XVII orientaram aos católicos escolherem um dia no ano para oferecimento desta oração. Dois séculos depois, foi escolhido o 2 de novembro como esta data oportuna, porque dia 1º é o dia de todos os santos.

O feriado de São José, no Ceará, foi decretado em 2003 e a data remonta ao santo que foi padroeiro da primeira capital do Ceará, a cidade de Aquiraz. O dia dedicado à padroeira de Fortaleza foi estabelecido também em 2003 por lei sancionada pelo então prefeito Juraci Magalhães.

Brasil

– Carnaval: 24 de fevereiro, segunda-feira (ponto facultativo)

– Paixão de Cristo: 10 de abril, sexta-feira

– Tiradentes, 21 de abril, terça-feira

– Dia do Trabalho: 1º de maio, sexta-feira

– Corpus Christi: 11 de junho, quinta-feira

– Independência do Brasil: 07 de setembro, segunda-feira

– Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, segunda-feira

– Finados: 02 de novembro, segunda-feira,

– Natal, 25 de dezembro, sexta-feira

Ceará

– Dia de São José: 19 de março, quinta-feira

Fortaleza

– Dia de Nossa Senhora da Assunção: 15 de agosto, sábado

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles