O Vice- premier da Polônia, o país mais católico da Europa, exigiu ao CEO da Netflix a retirada de um filme blasfemo de seu catálogo. Jaroslaw Gowin se refere à produção brasileira A Primeira Tentação de Cristo, do grupo humorístico Porta dos Fundos e escolhido pelo streaming como especial de Natal, em 2019.

O recado endereçado a Reed Hastings foi publicado no Twitter, acompanhado de uma petição eletrônica com adesão de quase de 2 milhões de assinantes. “Exigimos que a Netflix remova o vídeo blasfema de sua plataforma!”, diz o texto.

No Brasil, o desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, determinou na tarde desta quarta-feira, dia 8, a retirada do filme em questão, a  pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. Cabe recurso.

magistrado escreveu em seu voto: “Por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo liminar na forma requerida”.

O filme recebeu crítica de grupos católicos , evangélicos, espíritas e até de pessoas que não são religiosas , mas favoráveis à tolerância religiosa. O Grupo Porta dos Fundos apresentou Jesus homossexual e Maria como maconheira e traidora de José .

Entre as críticas ao filme, escolhido como  especial de Natal da Netflix, o artista cartonista André Guedes fez uma sátira que ganhou milhares de visualizações.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles