Foto de uma mulher sentada sobre o altar de uma Igreja católica no Ceará despertou a indignação de fiéis. O registro  foi feito na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, neste último final de semana, localizada em Icaraí de Amontada, na Diocese de Itapipoca. A mulher aparece na imagem com uma lata de cerveja na mão e uma carteira de cigarro na outra.

Igreja está localizada na Diocese de Itapipoca.

Um clérigo identificou a autora do ato que pode ser classificado como crime e entrou em contato com ela.  O Blog Ancoradouro obteve o conteúdo da mensagem. “Olá, dona T.A.C.C. Tudo bem com você? Pois bem, visitando seu Instagram, por conta de algumas pessoas terem me mandado o link, percebi sua falta de respeito com a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes. Não somente para com o templo físico, mas também para com os fiéis deste distrito e de toda a diocese de Itapipoca-CE. Você entrou sem permissão, fez fotos indevidas no altar, desrespeitou um lugar santo, e brincou com a fé das pessoas. Tudo isso é CRIME! Você está sendo convidada a se retratar imediatamente, pois caso contrário, você responderá criminalmente por este ato de vandalismo e de desrespeito aos lugares sagrados”, dizia o texto que ainda evocava o artigo 208 do código penal, que prevê detenção até de um ano para atos contra o sentimento religioso.

A mulher de 23 anos retirou imediatamente a foto do ar, e, dada a repercussão massivamente negativa, excluiu seu perfil da rede social. Ainda com informações apuradas pelo Blog, será feito um Boletim de Ocorrência sobre o caso por parte da Paróquia.

O altar é a parte mais sagrada de uma Igreja católica, é nele onde se realiza o sacrifício de cada Missa. Localizado no presbitério, poucas pessoas devem ter acesso ao espaço, reservado unicamente para o culto. “Uma tristeza essa foto, sinto pena dessa pessoa, por desrespeitar a fé de tantos. Na minha opinião deveria ser penalizada, me parece um ato de intolerância”, disse uma fiel que não quis se identificar, ao Blog.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles