O Zoológico São Francisco, que integra o complexo turístico do Santuário de Canindé, recebe nesta quarta-feira, dia 23, um exemplar de fêmea  de onça-parda. “Este animal foi resgatado ainda filhotinho, pelo parque ecológico Klabin , no Paraná , em área de queimadas, juntamente com mais dois irmãos. Ela estava, inclusive, com alguns dos pelos táteis, que popularmente chamamos de bigode, queimados ”, explica Renata Câmara , bióloga do Zoológico de Canindé. 

Onça-parda escapou das queimadas no Paraná.

 A bióloga pontua que os zoológicos e criadores muitas vezes não dispõem de espaço suficiente para abrigar tantos animais , então são  realizadas  transferências para outros locais que estejam aptos a recebê-los. “Este procedimento para encontrar o lugar ideal para o animal é realizado via sistema  sisfauna , legalizado e com suporte do órgão ambiental. No momento,  estávamos com um animal solteiro, macho, e sempre trabalhamos para que os animais fiquem em pares”, esclarece a profissional. 

“Recebemos esta oncinha no período em que coincide a reabertura do Zoológico São Francisco ao público, depois de uma longa temporada  fechada por conta da pandemia que enfrentamos. Creio que começamos um novo tempo acolhendo esta onça que já sofreu muito pelas queimadas’, celebra a bióloga. 

Filhotão de onça-parda chega hoje no aeroporto de Fortaleza.

 A felina chega ao aeroporto de Fortaleza no período noturno, quando será trasladada imediatamente para Canindé. “O animal ao chegar ficará em quarentena , por medida de segurança do animal e do plantel ( nossos animais ), no nosso núcleo técnico para observação , adaptação e logo após ser transferido para o Zoológico São Francisco”, detalha Renata. 

O dia a dia da nova hóspede do Zoo será apresentado em publicações no Instagram (https://www.instagram.com/zoodecaninde/?utm_medium=copy_link ) da instituição,  que sempre mostra ao público a rotina do espaço. 

Zoológico São Francisco reabre para visitação 

Novo hóspede do Zoo de São Francisco ficará em quarentena antes de exposição ao público.

O Zoológico do Santuário de São Francisco de Canindé reabriu para a  visitação desde o último sábado, dia 19 de junho, tomando todas as precauções sanitárias exigidas por decreto municipal. O espaço ecológico  funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h30, e aos domingos, das 8h às 16h. O valor da entrada é R$ 3,00 (Três Reais). 

Frades Franciscanos criaram o Zoológico de Canindé 

“Nosso zoológico de  São Francisco iniciou seu funcionamento no pátio na entrada do Convento com macacos, cobras, coelhos e pássaros trazidos por romeiros. Estes foram acolhidos pelos frades franciscanos e foram colocados em pequenos recintos. Com o tempo o local tornou-se inadequado para a quantidade de animais recebidos. Visando bem estar animal foi construído por volta de 1974 um pequeno zoológico em frente ao museu. Dezessete anos depois demos mais um passo no cuidado com os nossos animais ao adquirir o novo zoológico de São Francisco, inaugurado em 1991”, explica Frei Gilmar Nascimento, Reitor do Santuário de Canindé, mantenedor do espaço. 

Atualmente, o Zoológico de São Francisco possui uma área territorial de 8.523,29 m² e mantém 389 animais, de 56 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos da manutenção de sua saúde e bem-estar.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles