Um desavisado poderia pensar, a partir do nome do evento, “Paixão no Aaracati”, se tratar da encenação da morte e Ressurreição de Cristo, ainda mais com o evento tendo início na Sexta-feira da Paixão, data de suma relevância no calendário cristão. Mas, não! É o carnaval que a Prefeitura de Aracati, localizada a 273 quilômetros de Fortaleza, decidiu realizar. A prefeitura escolheu como slogan da festa, ” a melhor semana santa do Estado”,  recebido pelo público como afronta à população cristã do Ceará.

Anúncio tem trazido indignação aos cristãos.

O chefe do executivo, o prefeito Bismark Maia, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), confirmou a festa durante o Tríduo Santo, nesta quinta-feira, dia 10. O carnaval contará com shows de Bell Marques, Léo Santana, Zé Vaqueiro, Matheus Fernandes e Diego Facó, e das bandas regionais, Aldynha Vox, La Máquina, Serfano Giló e Banda Louca Mania.

Bismark Maia disse, com exclusividade, ao Jornal O Povo que “vem muito mais por aí”. “Aqui no Aracati muitas pessoas vivem o ano inteiro com a renda do Carnaval. Então, a importância do Carnaval no Aracati é grande, mas não tivemos no ano passado e nem esse ano. Por isso, com a possibilidade de reabrir os eventos nesse novo decreto, nós vamos com o ‘Paixão Aracati’ reaquecer a economia e o turismo do município. Vem muito mais por aí”.

O Chefe da Casa Civil do município, Guilherme Bismark, filho do prefeito, usou sua conta no instagram para divulgar o evento frisando o termo paixão, escrito até em caixa em alta. “Todo mundo já se apaixonou no Aracati […] Na sede, uma paixão em cada esquina da nossa Rua Grande ou entre becos e igrejas por toda a cidade. Para muito de nós, uma PAIXÃO para a vida inteira”, escreveu.

Internautas criticaram o marketing utilizado pelo filho do prefeito ao divulgar a festa como “Paixão no Aracati”. “Que eu saiba PAIXÃO e semana santa representam o sofrimento de Cristo na Cruz. Que cartaz infeliz é esse?”, indagou uma seguidora. Outra se mostrou confusa: “Eu pensei que era sobre a Paixão de Cristo, mas parece que estão associando ao carnaval. Meu Deus, será?”. “E o respeito fica onde?”, perguntou outra seguidora. “Carnaval na Semana Santa? Aí é zombar de Deus”, censurou uma internauta.

São estes os artistas que vão se apresentar em festa durante a Semana Santa com o nome “Paixão”, uma alusão ao sofrimento de Cristo.

As Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, de Aracati, e de Santo Antônio (Majorlândia) reagiram e emitiram uma nota sobre o evento. No texto, os autores fazem importantes ponderações e foram incisivos na crítica  sobre a  associação do carnaval à Semana Santa, a data mais importante para os cristãos.

“O uso dos termos ‘Paixão no Aracati’ e a “melhor semana santa no Estado”, embora possam ser usados do ponto de vista legal, acabam por ferir a sensibilidade religiosa do povo cristão (católicos e evangélicos) não só de Aracati, mas de modo geral, já que a data e os termos simbolizam aos cristãos o centro celebrativo de sua fé, um tempo de forte teor religioso e reflexivo, além do que, até mesmo pessoas sem uma confissão de fé religiosa, também costuma fazer desse período momento propício para reflexão”, escreveram os padres Antonio Ronaldo, Djavan da Silva e Israel Alison.

Causa-nos indignação que uma festa desta magnitude aconteça em tempos de crise, fome, miséria para nossa população. Todos os dias somos procurados por inúmeras famílias em situação de miséria, contudo assitimosà inversão de prioridades: gasta-se muito com um evento secundário enquanto se evidencia  a precarização e até inexistência de políticas públicas que minimamente possam sanar tal situação de miséria”, denunciam os autores.

Os sacerdotes pedem ao chefe do executivo que mudem os termos nas propagandas e que “garanta, por escrito, o respeito e salvaguarda de dias, horários e locais para as celebrações religiosas”.

Última polêmica

Tem sido recorrente afronta ao povo cristão no período do carnaval, a última delas aconteceu em 2020, antes da pandemia, quando no desfile de uma escola de samba atores protagonizaram a cena chocante do Diabo arrastando Jesus pela Marquês de Sapucaí.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles