Ancoradouro

Shalom lança álbum litúrgico dos 40 anos

Nas capelas mais simples pelos rincões do Brasil às Catedrais mais monumentais, já se ouviu em seus átrios canções litúrgicas da Comunidade Shalom. São músicas compostas especialmente para as celebrações eucarísticas que ajudam a mergulhar no mistério  da Santa Missa. O mais novo CD, em comemoração aos 40 anos de fundação da instituição, comemorado a 9 de julho de 2022,  será lançado em abril, com a primeira música disponibilizada nos tocadores digitais dia 4 de março.

Lançamento da primeira música do álbum Banquete Eterno

 

A primeira música a ser lançada do álbum Banquete Eterno será Alma de Cristo. A letra da canção é baseada na oração que tem o mesmo nome. Geralmente, a oração Alma de Cristo é feita após receber o Corpo Santo de Cristo na Comunhão.

Essa música eleva o coração para Deus em ação de graças, fazendo crescer o desejo de Céu que há na alma. A previsão é que o público conheça a melodia criada pela Comunidade Shalom para essa linda oração já na primeira semana do mês de março. A música será divulgada nas plataformas digitais.

Como o álbum foi composto

As composições foram feitas no início de 2021 por ocasião do retiro de compositores do Shalom que reuniu 25 autores de forma presencial e virtual. “Toda as composições foram feitas de modo comunitário. Essa experiência de composição de forma coletiva faz parte da tradição da Comunidade e é um momento de grande graça, pois  podemos contemplar grandes manifestações do poder de Deus”, destaca Wilde Fábio, um dos diretores do projeto.

“O trabalho de escuta para o novo projeto começou através de uma pesquisa que foi enviada para os irmãos das missões da Comunidade Shalom em novembro  de 2020, sobre o CD Divino Coração, lançado nos 35 anos da Comunidade“, pontua Wilde Fábio, que junto a Gustavo Osterno e Nicodemos compartilha a direção artística do projeto.

A pesquisa avaliou o que funcionou, o que precisa ser melhorado e o que as pessoas esperam do novo trabalho. Wilde destaca que foi muito interessante ter esse material em mão, pois serviu para mapear as necessidades da comunidade e ao mesmo tempo o impacto do CD  nas missões.

Os álbuns litúrgicos na Vocação Shalom

Os álbuns litúrgicos já fazem parte da história da Comunidade. Ao longo do tempo, pelo menos, seis obras já foram produzidas. Inclusive, diversas canções desses álbuns são conhecidas e executadas em repertórios litúrgicos da Igreja Católica no Brasil e também em outros países.

Vale destacar que esses álbuns trazem marcas do Carisma Shalom e são, de modo particular, um dom ofertado à Igreja para melhor servi-la e amá-la em cada celebração eucarística. Com o Banquete Eterno, a proposta não é diferente. O intuito do projeto é também oferecer à Igreja canções que ajudem a assembleia a rezar.

“Esse álbum de uma forma profunda expressa ainda como nós colocamos a eucaristia no centro das nossas vidas. As canções vão falar do desejo de se ofertar inteiramente Àquele que tanto nos amou e expressar o desejo de amá-lo incondicionalmente com toda nossa imperfeição. Por isso, desejamos através desse álbum derramar sobre toda a humanidade o desejo de amar mais a Deus e de, por Ele, entregar nossas vidas”, partilha Gustavo Osterno, da direção do projeto.

Os fundadores da Comunidade também participaram do projeto. Emmir Nogueira ajudou nas correções das letras, orientando as composições para que em cada detalhe pudessem expressar o Carisma Shalom, assim como os outros álbuns. Já Moysés Azevedo acompanhou todo o processo, desde a aprovação das canções aos arranjos, demonstrando seu zelo profundo em servir melhor a Igreja e as Celebrações Eucarísticas.

FICHA TÉCNICA

Álbum Banquete eterno (13 faixas)

Edições Shalom

Direção Artística: Wilde Fábio, Gustavo Osterno e Nicodemos Costa.

Prod. Musical: Wilde Fábio, Gustavo Osterno e Eduardo Cardoso.

Arranjos: Pedro Veiga, Eduardo Cardoso, Guilherme Pontes e Evandro Jorge.

Programação: Derek e Rafael Pereira

Cordas: St Petersburg Studio Orchestra, Maestro Kleber Augusto

Composição: Gustavo Osterno, Nicodemos Costa, Susi Castro, Laura Salvador, Guilherme Pontes, Keciane Lima, Wilde Fábio, Mylene Otou, Eduardo Cardoso, Pedro Veiga, Fabio Lima, Leozany Oliveira, Leonardo Biondo, Evacy Assunção, Yuri Costa, Pe. Cristiano Pinheiro, Pe. Vicente Tomás, Justine Lafferrière, Amanda Pinheiro, Sibelle Veiga, Ana Gabriela, Davidson Silva, Rafael Morel e Augusto César.

Coro – Base Masculina: Gustavo Osterno, Guilherme Pontes, Pedro Veiga, Max Lucena, João Carlos e Maurício Jorge.

Coro – Base Feminina: Lindenês Marinho, Susi Castro, Bia Albano, Chris Sousa, Tatiane Rodrigues, Sibelle Veiga.

Backing Vocals e abertura: Augusto César, Guilherme Pontes, Rafael Morel, Thais Nara, Chris Souza, Maxsuel Lucena.

Guitarra e violões: Eduardo Cardoso. / Bateria: Renan Martins. / Baixo: Gustavo Essinger. / Teclados: Rafael Pereira.

CANTO DE ENTRADA – Festa do Cordeiro
KYRIE ELEISON – Renova o mundo
GLÓRIA – Rei dos Céus
ACLAMAÇÃO – Eterna vida
OFERTÓRIO – Corações abrasados
SANTO – Hosana nas alturas
ORAÇÃO EUCARÍSTICA – Oração eucarística I
ANTÍFONAS DE ADORAÇÃO
CORDEIRO DE DEUS – Dai-nos a paz
COMUNHÃO 01 – Banquete eterno
COMUNHÃO 02 – Alma de Cristo
AÇÃO DE GRAÇAS – Sopra em meu jardim
CANTO FINAL – Rainha dos Céus

Álbum Litúrgico Shalom 20 anos

Álbum Litúrgico Shalom 25 anos

Álbum Litúrgico Shalom 30 anos

Álbum Litúrgico Shalom 35 anos

Com informações do Portal Comshalom e da assessoria de imprensa. 

Recomendado para você