Tudo pronto para a realização de um dos maiores espetáculos ao ar livre do Ceará, a Paixão de Cristo de Eusébio 2022, que este ano chega a 1.000 participantes, sendo 703 atores na Arena Eusebelém.

Paixão de Cristo no Eusébio .

Neste ano, o tema será “Os olhos que viram o amor” que traz a história de Jesus sob a ótica de Maria Santíssima, a Virgem Imaculada, que acompanhou todos os passos do seu divino filho e continuou sua missão após a Ressurreição do Salvador.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio e diretor do espetáculo, Tarcísio da Cultura, a peça teatral remete a um novo amanhecer, a um recomeço. “Somos movidos pela esperança e por todas as lindas memórias que vivenciamos nessa longa jornada, cada sorriso, cada lágrima, cada emoção, tudo se torna força, e vamos continuar transformando vidas e apaixonando pessoas”, afirmou.

Este ano, duas bandas estarão participando do espetáculo, a Comunidade Totus Tuus Mariae, na quinta-feira (15/04) e a Banda Lisieux, na sexta-feira (16/04), recepcionando o público. A Banda Sinfônica de Eusébio participará de todo espetáculo, dando ritmo e emoção às cenas. Também participarão os bailarinos da Escola de Dança da Secult. Tarcísio pontua que após um longo período de pandemia, a ideia é levar ainda mais emoção ao público presente.

“Após dois anos sem o espetáculo, este ano vamos voltar com todo o gás e mais ainda com a liberação da presença de público em espaços abertos, queremos colocar 15 mil pessoas na Arena Eusebelém, Caramachão e Polo de Lazer, com telões e sistema de som. Além disso, teremos a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e da Secult,” afirmou.

Tarcísio destaca que a Paixão de Cristo mobiliza toda a cidade, com participação de moradores dos 24 bairros, além de pessoas de Fortaleza e de Aquiraz. “Neste ano, teremos seis atores de TV e Cinema de Fortaleza que se voluntariaram para participar como figurantes do espetáculo. Além disso, teremos também a participação de pessoas com deficiência do NAMME e idosos da Casa do Idoso do Município. Temos a participação de atores de seis meses a 76 anos participando”, frisou.

Conheça o elenco principal da Paixão de Cristo 2022 de Eusébio

Os responsáveis para materializar a maior história de amor que já existiu, a Paixão de Cristo, em sua maioria é formada por moradores do próprio município de Eusébio, que angariaram experiência ao participar das edições anteriores. Mas, esse ano o espetáculo traz caras novas como o ator Jonethan Fontenele, que interpretará Jesus. Ele é fotógrafo e morador da Barra do Ceará, em Fortaleza. Jonethan afirma que participar do espetáculo tão grande como a Paixão de Cristo do Eusébio, tem sido um grande aprendizado. “Tenho recebido muitos ensinamentos ao representar Jesus e quero conseguir passar ao público toda a emoção que sinto em cena”, disse.

Maria será interpretada mais uma vez por Paulliany Cavalcante, 31 anos, moradora do bairro Encantada. Ela é formada em RH e Gestão de Pessoas e trabalha na Célula da Ouvidoria da Secult. “Participo desde 2007. Fiz por sete anos o personagem da endemoniada. Já fui dançarina de Herodes, fiz parte da Multidão, fui Maria Madalena, Dublê de Jesus e Maria mãe de Jesus por duas vezes em 2014 e 2016. Participar da Paixão de Cristo é um ato de entrega e amor, e poder vivenciar mesmo que de forma cênica a história de vida e morte do homem que veio ao mundo para dar-nos a vida é algo indescritível. Essa é sem dúvida a época do ano mais esperada por mim. Eu não me vejo não fazendo parte desse grande espetáculo”, frisou.
Judas será interpretado por Alan Santos, 29 anos, diagramador, morador do Novo Portugal. Ele já foi o Menino Jesus, João Evangelista, paralítico, filho Pródigo e Diabo. Kiévia Rianne Sousa de Oliveira, 35 anos, moradora do Urucunema, será Maria Madalena. Em 2016 ela interpretou Verônica e a mulher com hemorragia. Em 2017 não participou por estar grávida. Em 2018 e 2019 foi esposa do Centurião. “Quando cheguei no Eusébio com 18 anos me apaixonei pelo espetáculo ainda encenado na praça do Polo, com as falas ao vivo, então quando pude fazer parte, esse sonho se renova a cada edição”, disse.

SERVIÇO
Paixão de Cristo de Eusébio 2022
Tema: “Os olhos que viram o amor”
Datas: 14 e 15/04 (quinta e sexta-feira)
Horário: 19h (entrada liberada a partir de 18h)
Local: Arena Eusebelém (Av. Eusébio de Queiroz, 4600, bairro Parque Havaí – por trás da Secretaria de Cultura de Eusébio)

OBS: Uso obrigatório de máscara e apresentação do Passaporte da Vacina

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles