cansaco-1

Existe uma palavra simples e bem cotidiana que praticamente ninguém conhece o seu significado na raiz e hoje você está tendo a oportunidade de refletir sobre ela comigo. Vamos?

Trata-se da palavra DESCONFORTO. O que ela significa? Ela tem origem na palavra FORÇA, e o “des” significa “sem”, ou seja, desconforto = “sem força”.

Interessante não é? Agora vamos analisar mais profundamente! Quando é que nos sentimos desconfortáveis? Quando de alguma maneira sentimos que alguma coisa já é ou pode vir a se tornar prejudicial para nós!

Vejamos os dois casos. O primeiro é extremamente comum e quase todas as pessoas conhecem essa realidade. É quando elas estão infelizes em um ou em vários setores da vida e elas vão “empurrando com a barriga”, ou deixando em “banho Maria”, como se diz no dito popular.

Muita gente está infeliz no trabalho, se sente desconfortável nele, mas não sai, porque precisa da segurança que vem do salário no final do mês que mal dá para pagar as contas. A raiz é sempre o MEDO, percebe? A pessoa morre de medo de ficar desempregada e fica aguentando um trabalho que detesta, perde energia, perde força, perde o brilho nos olhos, e quando menos espera, acaba perdendo a própria vida e ficando doente!

Desculpe se estou sendo muito incisivo, mas estou escrevendo esse texto no intuito de fazer com que pelo menos alguns dos leitores “caiam na real” e mudem de vida!

Nos relacionamentos, muitas vezes a pessoa está infeliz, mas continua com a outra pessoa porque ainda não conseguiu autoestima suficiente para dar um basta a uma situação que suga suas energias. A pessoa cede, cede, e quando menos espera, já não sabe mais nem quem é em essência. O desconforto surge disso! Surge do processo de doação que não ocorre de maneira harmônica. Esse ponto é bem sutil e um pouco difícil de compreender, porque envolve as energias pessoais.

Esse desconforto muitas vezes vem das crenças que foram aprendidas desde a infância e carregadas até a vida adulta, então fica difícil ter a força necessária para dar um basta em situações que não são justas, honestas, éticas…

O lado bom de tudo isso é que estando desconfortável, é possível sair desse desconforto a qualquer momento, basta ter coragem e determinação suficiente para isso e também estar disposto a pagar o preço por tal decisão.

Vou citar exemplos meus. Me senti imensamente desconfortável perto de concluir o curso de Física, cheguei a ter uma depressão leve, então decidi sair de lá e viver novas experiências. Com tal decisão não só voltei a ter a força que tinha antes, mas ganhei mais força.

Da mesma forma quando estava trabalhando em um colégio do Estado, onde era desrespeitado pelos alunos, os professores eram reclamões, o salário era baixíssimo etc. perdi muita força interior por lá e decidi “chutar o pau da barraca”, como se diz! Uma escolha que mudou a minha vida para melhor.

Enfim! Se você está vivendo algo que lhe deixa desconfortável. Tenha coragem! Saia dessa situação se respeitando, enxergando o valor que você tem. Você pode muito mais, basta enxergar isso e tomar atitude…

Agora melhor ainda é o segundo caso que coloquei no início, quando algo pode vir a se tornar prejudicial. Nós conseguimos sentir isso através do nosso coração, que funciona de forma intuitiva.

Nossa intuição SEMPRE nos diz se estamos indo na direção certa ou não. Mas para ouvir essa voz do coração é preciso estar em paz, é preciso serenizar. É por isso que a maioria das pessoas sofre “o cão que o diabo amassou”, porque não souberam parar, refletir, ponderar as coisas com calma. A pressa gera desconforto, sabia?

Você já notou que quase tudo aquilo que a gente faz com pressa, querendo que seja resolvido “pra ontem”, acaba acontecendo alguma besteira? Pois é! Pense comigo! A pressa faz você ficar agitado, e a agitação lhe leva a perder energia, perder força, concentração, foco, então, resultado? Problemas, dificuldades, desrespeito! Pode levar essa reflexão para todos os campos da vida, OK? Vou deixar essa reflexão com você…

Que tal parar de fazer as coisas da forma mais difícil, hein? Vamos começar hoje? Tudo fica mais fácil quando estamos em paz, quando nosso coração está sereno e quando temos convicção de que estamos no caminho certo.

Como diria o grande Walter Franco: “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo…”.

Pode ter certeza que fazendo isso, o seu desconforto na vida será muito menor.

Esse texto, apesar de pequeno, tem muita informação para ser processada e vivenciada. Desejo de coração que ele faça bem a você, pois ele foi escrito a partir das minhas próprias experiências e aprendizados, portanto, carregado de verdade e sentimento.

Paz e luz…

 

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles