Estou escrevendo esse texto nos últimos dias de 2020, um ano extremamente desafiador para todos nós, devido à pandemia do coronavírus. Quero compartilhar nesse texto de fechamento do ano uma linda reflexão que li num livro chamado “O retorno à origem” de Lex Hixon, na qual ele compartilha as sabedorias das mais diversas culturas e religiões de forma simples e objetiva. Trata-se da sabedoria do taoísmo extraídas do livro “I Ching”. Confira!

“A saúde que retorna após uma doença, o entendimento que ressurge após uma discórdia, enfim, tudo o que está recomeçando deve ser tratado com suavidade e cuidado, para que o retorno leve ao florescimento.”

*********

Uma das coisas que já vinha trabalhando em mim e que consegui aprofundar em 2020 foi a paciência, o saber que todas as coisas levam um tempo para acontecerem, para maturarem. Nada surge simplesmente “do nada”, essa é uma verdadeira ilusão!

Acho maravilhosa a palavra florescimento, porque ela por si só já nos confirma isso. Só pode haver o florescimento de uma planta se for dada a ela o tempo e as condições necessárias para tal. Primeiro a semente deve cair em solo fértil, ser regada e a terra adubada. Depois que a semente desabrocha da terra ela precisa ser nutrida pela luz do sol, pela água e pelos nutrientes do solo. A planta vai crescendo, crescem os galhos e folhas, para só depois surgirem as flores com seus frutos…

Se impedirmos esse processo de acontecer, não há o florescimento! Assim somos nós também. Nosso florescimento se dá a partir das nossas experiências de vida, das nossas vitórias e derrotas, das quedas e reerguidas constantes.

Meu ano de 2020 foi repleto desses altos e baixos, mas com eles pude aprender muito e vários desses aprendizados foram compartilhados nos textos do blog, nos podcasts do Spotify e também nos vídeos que comecei a produzir pelo Youtube. E venho hoje lhe levar junto comigo a refletir sobre essa sabedoria incrível do taoísmo.

Quando você para, silencia, medita e analisa com calma cada uma das suas ações e tomadas de decisão, a intuição é fortalecida e fica um pouco mais fácil discernir qual o melhor caminho a seguir e que escolhas tomar. Se você adoeceu, pode fazer uma análise do que causou esse desequilíbrio no corpo físico e assim, mudar de postura para não mais adoecer, pelo menos não mais daquela mesma enfermidade.

Da mesma forma as discussões, quando você extrai delas todos os aprendizados para a sua evolução, você eleva um degrauzinho o seu patamar de consciência e dessa forma se torna um pouquinho melhor e maior do que era antes. Essa elevação da consciência já é o próprio florescimento entende?

2021 está chegando com novos desafios, com surpresas que lhe farão se sentir balançado em suas estruturas, porém, ao se conectar com a espiritualidade, com sua intuição e com a sua essência, você terá meios e ferramentas para superar tudo o que surgir como desafio. Quanto mais leve e suave estiver por dentro, mais rápido você conseguirá acessar dentro de si mesmo essa força e esse caminho para solucionar esses desafios que surgirem.

Portanto! Que você sempre tenha em mente que essa conexão interior, da qual também podemos chamar de autoconhecimento, é o caminho para nossa ascensão, nosso crescimento, nossa evolução, nosso florescimento e o cumprimento da nossa missão de vida.

Que 2021 seja um ano esplêndido e que possamos caminhar juntos, sempre evoluindo um passinho de cada vez, sem pressa e sem pausa, nessa jornada infinita chamada vida…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles